A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, no dia 30 de junho (terça-feira), o lançamento do documentário Espírito de contradição, um longa-metragem do diretor Fernando Severo sobre o matemático e filósofo curitibano Newton da Costa. Serão duas sessões gratuitas, às 19h e às 20h30.

Quase desconhecido no Brasil, Newton da Costa ganhou fama mundial no meio acadêmico ao propor um novo ramo na lógica contemporânea que admite contradições, batizado de lógica paraconsistente. Suas teorias se tornaram referência em universidades do mundo inteiro e são objeto de estudos acadêmicos e seminários em diversos países. Seus escritos são tema de discussões e congressos internacionais e as aplicações se estendem à ciência da computação, inteligência artificial, robótica, psicanálise e ao direito.

As filmagens foram feitas durante cinco dias, em 2014, quando Newton da Costa concedeu longas entrevistas ao cineasta Fernando Severo. A produção percorre diversos pontos da capital paranaense, cidade onde o filósofo nasceu e realizou sua formação acadêmica. Seus depoimentos abrangem tanto dados biográficos quanto suas principais formulações científicas. Antes de realizar o documentário, Severo já havia produzido, em 2006, um curta-metragem sobre o professor.

Serviço – Filme sobre Newton da Costa

Data: 30 de junho (terça-feira)

Onde: CAIXA Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro

Horário: 19h e 20h30

Quanto: entrada franca. Retirada dos ingressos uma hora antes de cada sessão