Festival Tutano promete reunir grandes nomes da gastronomia nacional em Curitiba

Foto: Divulgação

Com o intuito de inspirar, movimentar e promover conexões que agitam o mercado gastronômico, a 4ª edição do Festival Tutano promete ser um evento ainda mais especial e imperdível. Idealizado pelo pelo chef e empresário Belo Madalosso, uma das grandes referências da gastronomia e do empreendedorismo paranaense, o evento será realizado nos dias 21 e 22 de outubro (sábado e domingo), no Museu Oscar Niemeyer (MON), um dos endereços mais famosos da capital paranaense.

Realizado pela primeira vez no ano de 2018, o evento já trouxe 135 participações relevantes para o setor, entre eles Alberto Landgraf, Rodrigo Bellora, Manu Buffara, Rodrigo Oliveira e Carolina Ôda, e contou com um público de mais de 2.500 profissionais e estudantes da área. Nesta edição, o Festival vai contar com 16 palestras e painéis de debates, com mais de 30 convidados.

Entre os destaques nacionais presentes estarão a chef baiana Ieda de Matos, que irá abordar a gastronomia afetiva, e a culinarista e apresentadora de televisão Bela Gil, que vai destacar a importância de uma alimentação saudável, sustentável e acessível para todos. “Nossa ideia é reunir, de maneira despretensiosa, os principais nomes da gastronomia para debater temas relevantes no mercado, discutindo soluções, inovações e tendências da área. Um evento dedicado não só para profissionais, mas também para amantes da gastronomia”, destaca Beto Madalosso.

Além das palestras e debates, o evento contará pela primeira vez com muita música ao vivo, com shows de jazz e folk; além de diversos expositores locais, com destaque para pequenos produtores que tornam a gastronomia paranaense ainda mais saborosa; aulas-show gratuitas; e claro, muita gastronomia, com opções para todos os gostos.

“É uma grande alegria para nós poder organizar um dos maiores eventos gastronômicos do país, reunindo grandes nomes e amantes da gastronomia em um grande Festival, que em 2023 vai surpreender ainda mais o público”, comenta Madalosso. Os participantes do Festival Tutano também terão a oportunidade de conhecer a cultura e culinária local, em uma imersão pelo grande centro gastronômico que é Curitiba. “Ficamos muito felizes em poder mostrar para o Brasil tudo o que a gastronomia paranaense tem a oferecer”, completa o chef e idealizador do evento.

Sábado – Dia 21 de Outubro

• 11h00 – Negócios Verdes – Moderador: Rogério Galindo (@rogeriowg) – Convidados: Vaneska Berçani (@mezmiz_br), Gus Guadagnini – Good Food Institute (@grguada) e Cesar Costa – Corrutela (@cesarcosta__).

• 14h00 – Para Além do Restaurante – Mediador: Felipe Petri (@felipe.petri) – Convidados: Thiago de Azevedo (@cogumelado), Virgínia Cândida (@viveg_queijaria) e José Rodolpho Bernardoni (@outcastcapital).

• 15h00 – Resultados da Pesquisa: Mercado Consumidor do Paraná [Sebrae + Tutano]: Sebrae e Tutano Gastronomia divulgam em primeira mão os resultados da pesquisa de mercado realizada com consumidores de bares e restaurantes do Paraná. Palestrante: Patrícia Albanez – Sebrae (@patriciaalbanez)

• 15h30 – Da Botica ao Boteco: Histórias e ingredientes brasileiros na coquetelaria brasileira. Palestrante: Néli Pereira (@neli_pereira).

• 16h00 – A Rua é Nossa! A ocupação do espaço urbano – Mediadora: Iara Maggionni (@iaramaggioni) – Convidados: Edu Aguiar (@ocentrodecuritiba), Fredy Ferreira (@acaicara e @curitibajazzfestival) e Jaqueline da Silva – IPPUC Curitiba.

• 17h00 – Caminhos Ancestrais: As Cozinhas Da Diáspora Africana – Palestrante: Aline Chermoula (@alinechermoula).

• 17h30 – Desenvolvimento de Cartas de Drinks e Coquetéis – Palestrante: Adriana Pino (@dripino).

• 18h00 – Histórias Inspiradoras na Cozinha, o afetivo e local em espaços globalizados: narrativas autênticas – Palestrante: Ieda de Matos (@iedacasadeieda).

Domingo – Dia 22 de outubro

• 11h00 – Comida é uma Viagem! O turismo gastronômico – Mediadora: Carolina Haro – Mapie, Phocuswright e Disque9 (@carolinasass) – Convidados: Thiago Paes (@paespelomundo), Maite Lang (@nugalichocolates) e Cristina Beltrão – Veja Rio e Instituto Bazzar.

• 14h00 – Fale Mal, mas Fale de Nós – um debate sobre a crítica gastronômica – Mediadora: Flávia Schiochet (@flavia.schiochet) – Convidados: Carlos Dória (@cadoria), Ian Oliver (@ocritico.antigourmet) e Yasmin Taketani (@pastabasta).

• 15h00 – Desigualdade e Inclusão no Mercado de Trabalho – Palestrante: Josiane Silva de Oliveira.

• 15h30 – História de Um Cozinheiro Empreendedor – Palestrante: Ravi Leite (@ravileite).

• 16h00 – Como Nasce um Restaurante – Mediadora: Bárbara Browne (@mesadividida) – Convidados: Beto Madalosso (@betomadalosso), Nando D’aquino (@nandodaquino) e Danni Camilo (@dannicamilo)

• 17h00 – Histórias de Cozinha: Entrevista com Chef Celso Freire – Entrevistador: Sérgio Medeiros (@curitibahonesta) – Convidado: Chef Celso Freire (@celsofreiref).

• 17h30 – Produtos locais – cultura ou marketing? Por que não os dois? – Palestrante: Rui Morschel (@ruimorschel).

• 18h00 – Reaproveitamento Integral de Alimentos e os Caminhos para Democratizar a Alimentação Saudável – Palestrante: Bela Gil (@belagil).

O Festival Tutano vai acontecer nos dias 21 e 22 de outubro, no Museu Oscar Niemeyer (MON), das 10h às 19h. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla. Para mais informações sobre o evento, acesse o perfil oficial do Tutano Gastronomia no Instagram: @tutanogastronomia.

Por Deyse Carvalho
10/10/2023 12h14