Festival Paulo Leminski 80 Anos tem atrações nacionais na programação

Zeca Baleiro. Foto: Necka Ayala.
Foto: Necka Ayala

Shows nacionais, oficinas e feira de arte fazem parte da programação do Festival Paulo Leminski 80 Anos. O evento celebra o legado de um dos maiores artistas curitibanos, quando completaria oito décadas de vida, no palco do espaço que leva seu nome. A Pedreira Paulo Leminski recebe nesse sábado (24/08) diversas atrações a partir das 15h. A programação completa foi divulgada pela organização, confirmando nomes como Blindagem e Arnaldo Antunes. Os ingressos já estão no quarto lote, a partir de R$ 80 (meia), no site Shotgun.

Programação

A agenda musical da celebração traz destaques locais e nacionais. A abertura traz A Banda Mais Bonita da Cidade, interpretando o novo disco, “O Futuro Já Está Acontecendo”, e sucessos anteriores como “Se Eu Corro” e “Oração”. Uma homenagem surpresa a Leminski está no roteiro. Depois, o músico, compositor e escritor Vitor Ramil homenageia um de seus ídolos, acompanhado da cantora Juliana Cortes. Ramil compôs a canção “Uma Carta uma Brasa Através”, do disco “Gris” de Juliana, inspirado num poema de Leminski.

A banda Blindagem faz parte da história da música paranaense – e as parcerias com Paulo Leminski são destaque dessa trajetória. O poeta escrevia muito com Ivo Rodrigues, outro grande artista homenageado nesse ano. A canção “Marinheiro” é uma dessas criações celebradas. A cantora Rogéria Holtz, que gravou composições do homenageado como “Hoje Tá Tão Bonito”, e o cantor Gabriel Teixeira, fazem participações especiais com Blindagem.

Leminskanções

O projeto Leminskanções também sobe ao palco da Pedreira. Compilação de obra musical de Leminski, é produzido pela filha do artista, Estrela Leminski. O disco completa dez anos de seu lançamento com participação de Zeca Baleiro, que participou da canção “Se Houver Céu”. Zeca Baleiro é um dos grandes compositores brasileiros, ganhador de nove Grammys Latinos e que sempre teve o curitibano como uma de suas inspirações.

Estrela Leminski Foto Daniela Carvalho

Estrela Leminski. Foto: Daniela Carvalho.

Outro confirmado é Paulinho Boca de Cantor, um dos fundadores do grupo Novos Baianos. Seu segundo álbum solo, “Valeu”, traz a música de mesmo nome, composição do poeta. O repertório traz outros destaques do músico. Encerrando a programação musical, Arnaldo Antunes sobe ao palco para celebrar Leminski. Antunes gravou a canção “Luzes”, do curitibano, e apresenta essa e outras canções que marcaram sua carreira de mais de 40 anos na MPB.

Nos intervalos dos shows, dois nomes da discotecagem Curitiba entretém o público: DJ Mitay e DJ Gil Preto, valorizando sons brasileiros.

Oficinas e feiras

Quatro lançamentos editoriais acontecem na tarde de sábado. A ilustradora Juliana Mota apresenta “Instantes”, com poemas infantis de Leminski, enquanto o ilustrador Marcio Levyman apresenta o livro infantil “A Lua no Cinema”. Uma nova edição de “Metamorfose – Uma viagem pelo Imaginário Grego”, de Leminski, também é lançada no dia, assim como uma edição especial da Revista Pernambuco dedicada ao poeta.

Juliana Mota também comanda oficinas infantis de poesia e colagem. Dois espaços oferecem programações complementares ao evento. O Espaço Sesc apresenta atividades artísticas, enquanto o Espaço Gastronômico tem várias opções para comer durante o festival.

O evento é uma realização do Instituto Paulo Leminski com a Whois Produções, e tem patrocínio da ITAIPU Binacional, do Banco do Brasil e do Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução, apoio cultural da Fecomércio PR, do Sesc Paraná, bem como apoio da Cerveja Amstel, da Universidade Positivo, da Unimed Curitiba, do A Caiçara e do Di Paolo Curitiba.

SERVIÇO – Festival Paulo Leminski 80 Anos

Quando: 24 de agosto de 2024

Horário: abertura dos portões às 15h

Onde: Pedreira Paulo Leminski (R. João Gava, 970)

Quanto: Ingressos a partir de R$ 80 (meia)

Ingressos: no site Shotgun

Por Brunow Camman
19/08/2024 15h44

Artigos Relacionados

Ná Ozzetti celebra décadas de música com shows em Curitiba

Orquestra Sinfônica de Curitiba toca clássicos dos games