
De 3 a 7 de setembro, a Cinemateca de Curitiba será palco da oitava edição do Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro, que reúne 42 filmes produzidos por estudantes de instituições de ensino superior de diferentes estados do país. Todas as sessões são gratuitas e contam com debates com o público após as exibições.
Participam desta edição produções vindas do Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Sergipe, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Ceará, Rio Grande do Sul e Paraíba.
Programação Metrô
As produções da nova edição do Metrô foram selecionadas por um grupo de profissionais do cinema, composto por Gabriel Borges, mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela Unespar, curador, montador e diretor de cinema; Iury Peres Malucelli, curador, cineclubista , pesquisador e mestre em Cinema e Artes do Vídeo na Unespar; e Vitória Liz estudante, pesquisadora de cinema e programadora da Semana do Audiovisual Negro de Pernambuco.
Os títulos são divididos em diferentes mostras – a Competitiva, cuja premiação é o troféu “Passagem”, que representa a resistência do cinema independente; e a Panorama, separada em Curtas e, pela primeira vez, Longas.
23 curtas fazem parte da Mostra Competitiva, sendo “1 de Abril, É Tudo Mentira” (Brisa Romero e Clara Lice / PR, Embap – Unespar/UEL); “A Tragédia do Lobo Guará” (Kimberly Palermo / RJ, UFF); “Adilson” (Eric Lamanna / PR / PUCPR); “Brasil: Entre Cores, Cantos e Desencantos. A Natureza de Rugendas e Villa-Lobos” (Shéron Morales e João Liberato / SE/ UFS); “Castelos de Areia” (Giuliana Zamprogno / ES-RJ / UFF); “Dobra” (Mariene Belarmino / PE / UFPE); “Feiura Comovente” (Ultra Martini / SP / AIC, SP); “Maral” (Julia K. Rojas / SC / UFSC); “Melancolya Canibal” (Henrique Barreto Domingues / PR / UNESPAR); “Memória Trêsporquatro” (Osani / RN / UFRN); “Monalisa” (Tainá Lima / MG / PUC – Minas); “Muito Permanece” (Jéssica Vassaitis / SP / AIC); “O Que As Águas Falam” (Yasmin Luz / SP / UNIP); “Pânico na Praia Vermelha” (Marcos Gabriel Faria / RJ / UFF); “Quadrados” (João Pedro Costa / PE / UFPE); “Quadros Remanescentes: Tony e a Paralisia do Futuro” (Daniel Rubinger Leite e Gustavo Ramos Ribeiro / SP / UFSCAR); “Quebramar” (Carol Honor e Lucas Ranyere / CE / UNIFOR); “Rosemary” (Luana Lopes / MG / PUC – Minas); “Seu Avô Também Fazia Sexo Gay” (Giordanno Bottezini / PR / UNESPAR); “Todo Mundo Odeia a Comunicação” (João Gabriel Nunes Cordeiro e Juliana Barbosa de Carvalho / PR / UFPR); “Trivakra” (Sofia Angst / RJ / UFF); “Variz” (Karuá Tapuia-Tarairiú / PB / UFPB); e “Viagem no Tempo” (Pedro Bournoukian / RS / UFPel).
Na Mostra Panorama de Curtas, estão “A Menina, O Vazio e o Monstro” (Lidia Gloria / PR / Unespar); “A Natureza Não Existe Para Salvar” (Anthony Tiko, Jacqueline Cohen e Luiz Eduardo Kogut / PR / Unespar); “Flor de Ouro” (Rodrigo Chotgues / RS / UNISINOS); “Janela” (Chico Guerra / CE / UFC); “Magritte” (Lucas Antônio Nogueira de Oliveira / PE/ UFPE); “Não Se Diz Assim” (Natália Mühlemberg / SC / UFSC); “O Baú” (Maya Boaretto / PR / IFPR); “O Breu” (Theo Gallo Dubini / SP / AIC); “O Carnaval É de Pelé” (Daniele Leite / PE / UFPE); “Ondas Temporais” (Carmim/ RN / UFRN); “Os Últimos Cedros” (Rafael Farhat / PR / Centro Europeu); “Pai de Aluguel” (Kauan Souza / PR / Unespar); “Paredes Vivas” (Elian Emanuel Coutinho Roehrs / PR / UNILA); “Recorrência Eterna” (Lucas Koury / PA / UFPA); “Rio Mãe” (Crisitina Neves Fernandes / SP / ECA – USP) e “Video Deus” (Febo Febe / DF / IESB).
Os longas-metragens são “A Rua do Abismo e o Cinema da Luz”, de Enzo Rodrigues, do Espírito Santo (UFES); “A Tragédia das Imagens”, de Kalel Pessôa, do Paraná (UFPA); e “Até Amanhã”, de Rodrigo Tomita, do Paraná (Unespar).
Filme de abertura
A sessão de abertura acontece no dia 3 de setembro, às 19h, com a exibição de “Amigos de Risco” (2007), longa pernambucano de Daniel Bandeira, exibido em versão restaurada. O diretor, conhecido por “Propriedade” (2022), participa de um bate-papo com o público após a sessão.
O filme acompanha Joca, que retorna à sua cidade natal após anos em fuga. Uma noitada com os amigos Nelsão e Benito parece a melhor forma de celebrar, mas a comemoração se transforma em pesadelo quando Joca passa mal e os amigos precisam atravessar uma cidade deserta para levá-lo ao hospital.
Metrô Lab
Além das exibições, o evento oferece o Metrô Lab, um laboratório de consultoria para projetos universitários selecionados. Entre os títulos estão “Bom Trabalho”, “Caroca”, “Conectados”, “Corpo e Coração”, “Dilúvia” e “Pisa”. As produções serão apresentadas ao público no Pitching Aberto, marcado para sábado, às 17h.
Quando: 03 a 07 de setembro de 2025 (quarta-feira a domingo)
Onde: Cinemateca de Curitiba (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174)
Quanto: evento gratuito

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.