Possivelmente – aliás, muito possivelmente -, você já conhece o Festival de Teatro de Curitiba, afinal, todos os anos a nossa cidade é invadida por artistas e companhias do Brasil e de fora do país, que encontram por aqui um ótimo palco para apresentarem seus espetáculos, performances, intervenções e vários outros tipos de iniciativas artísticas com foco principal no teatro.
Desde de 1992 o Festival toma as ruas, os teatros, os auditórios e os centros culturais da capital, reunindo milhares de espectadores que sempre marcam presença nos inúmeros eventos que fazem parte da programação. Quando eu comecei a realmente a imergir no Festival, ficava louco com a quantidade de peças existentes e que eu não tinha capacidade de acompanhar totalmente por falta de tempo e, às vezes, claro, dinheiro. Porque sabemos que não está fácil para ninguém, não é mesmo?
Então, para facilitar a minha vida e garantir que eu conseguisse assistir ao maior número de apresentações possíveis, sempre corria para pegar um guia impresso do Festival, a fim de organizar a minha própria listinha particular, escolhida a dedo de acordo com o meu jeitinho de levar a vida, e este ano não foi nada diferente, a não ser pelo fato de que eu resolvi compartilhá-la com você, caro amigo leitor, que queridamente gasta um cadim do seu tempo com os textos aqui do site.
> Confira a programação completa do Festival de Curitiba
A intenção é que ela sirva de norte para você decidir por onde começar a sua experiência com este acontecimento incrível que é o Festival de Teatro. Bora lá?
Duas criadas que servem e invejam sua madame estruturam a cena através de pesquisas que resultam em uma encenação dilatada e densa, na qual os corpos e sua organização no espaço são o principal instrumento que produz poética.
Onde? SEEC – Auditório Brasílio Itiberê
Quando? 27/03 às 17h | 28/03 às 20h | 29/03 às 11h | 30/03 às 14h
Duração: 60 minutos
Classificação: livre
Uma produção vinda de Vila Velha – ES
O clown Béron chega com a sua cômoda cheia de sonhos, de cordas poéticas e risos elásticos que vão se revelando delicadamente. Como que por magia, as gavetas se empilham e se animam, construindo cenários em que objetos se transformam em personagens insólitos e cativantes.
Onde? Ruínas São Francisco – 23/03 às 14h | Praça Generoso Marques – 24/03 às 17h | Largo da Ordem (Cavalo Babão) – 25/03 às 09h
Duração: 45 minutos
Classificação: livre
Uma produção vinda de Salinelles – França
Uma performance inspiradas nas simbologias do Centro Cívico. O espectador será convidado a fazer um percurso urbanista-autofágico-pós-colonial-neoliberal pela Avenida Cândido de Abreu. Os organizadores indicam que todos compareçam com sapatos confortáveis e, claro, guarda-chuva. Gente, é aqui na rua de casa. Vamos juntos?
Onde? Praça 19 de dezembro (Pça da Mulher e do Homem Nus)
Quando? 28/03 às 16h30 | 29/03 às 14h | 31/03 às 11h | 01/04 às 13h
Duração: 90 minutos
Classificação: 10 anos
Uma produção de Curitiba – PR
A personagem principal se autodenomina Dama da Noite, uma mulher que, como flor, apenas mostra o seu verdadeiro “perfume” à noite, e seu ouvinte é um sujeito que ela apenas chama de “boy”. A obra é inspirada no conto A Dama da Noite, de Caio Fernando Abreu.
Onde? Solar do Barão – Sala Scabi
Quando? 23/03 às 11h | 24/03 às 14h30 | 25/03 às 17h30 | 26/03 às 20h30
Quanto? R$ 30 inteira/ R$ 15 meia
Duração: 50 minutos
Classificação: 16 anos
Uma produção vinda de Garanhuns – PE
Duas histórias semelhantes, mas com desfechos diferentes diante das decisões dos personagens envolvidos. Mostra a importância do ser humano refletir sobre o seu comportamento diante de situações que lhe são impostas e suportar as consequências de suas próprias escolhas.
Onde? Correios – Auditório Carteiro Osvaldo Teixeira
Quando? 25/03 às 11h | 26/03 às 14h | 27/03 às 20h
Quanto? R$ 20 inteira/ R$ 10 meia
Duração: 30 minutos
Classificação: livre
Uma produção vinda de Rio Branco do Sul – PR
O século XXI, marcado pelo avanço tecnológico e pela readequação do capitalismo ao mundo globalizado, expõe contradições latentes no sistema e nas relações interpessoais. A lógica é instável e opressora: tudo é produto e moeda vale mais que vida. Uma sociedade desequilibrada, de indivíduos perdidos e caos sorridente.
Onde? Correios – Auditório Carteiro Osvaldo Teixeira
Quando? 31/03 às 20h | 01/04 às 14h | 02/04 às 14h
Quanto? R$ 12 inteira/ R$ 6 meia
Duração: 50 minutos
Classificação: 14 anos
Uma produção de Curitiba – PR
Espetáculo em formato longo com os atores Gregório Duvivier, João Vicente de Castro, Luis Lobianco e Gustavo Miranda. Cada apresentação parte de uma entrevista com a plateia que dá origem a uma peça improvisada.
Onde? Guairão
Quando? 30 e 31/03 às 21h
Quanto? R$ 70 inteira/ R$ 35 meia
Duração: 70 minutos
Classificação: 12 anos
Uma produção vinda do Rio de Janeiro – RJ
Um jovem se suicida por não suportar mais um mundo de preconceito e discriminação. Crianças que brincam sem medo do desejo. Uma mãe que perde o filho por causa de uma sociedade cruel. Seres da noite: vampiras, lobisomens, centauros urbanos, bichas, viados. A peça é um olhar artístico sobre o “universo trans”. Um olhar delicado e quase cru sobre o medo daquilo que não se conhece ou que se julga, mesmo sem conhecer. É um trabalho sobre verdade e necessidade de falar, de se ouvir. Melhor, de gritar!
Onde? Teatro Paiol
Quando? 02/04 às 21 | 03/04 às 19h
Quanto? R$ 70 inteira/ R$ 35 meia
Duração: 70 minutos
Classificação: 16 anos
Uma produção vinda de Fortaleza – CE
E aí, gostou de alguma? Você pode encontrar mais informações no site do Festival. Ah, e vale ressaltar que as apresentações selecionadas para este texto são decisões exclusivas do colunista que vos fala e não representam o gosto do site Curitiba Cult.
Com informações Guia Oficial do Festival de Curitiba 2016.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
As Crônicas de Uma Relação Passageira conta a história do romance entre Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vicenti Macaigne) que se conhecem em uma festa. Charlotte é uma mãe e solteira, já Simon é um homem casado e sua esposa está grávida. Eles se reencontram num bar e começam um relacionamento repleto de percalços. Ela é mais extrovertida, pouco preocupada com o que os outros pensam. Ele é mais tímido e retraído. A princípio, os opostos realmente se atraem e ambos concordaram em viver uma relação apenas de aventuras, mas tudo se complica quando os dois criam sentimentos um pelo outro e o que era para ser algo muito bom, acaba se tornando uma relação perturbadora.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Dirigido e roteirizado por Pat Boonnitipat, a trama dessa ficção emocionante, Como Ganhar Milhões Antes que a Vó Morra, acompanha a jornada do jovem When M (Putthipong Assaratanakul), que passa a cuidar de sua avó doente chamada Amah (Usha Seamkhum), instigado pela herança da idosa. O plano é conquistar a confiança de sua avó, assim será o dono de seus bens. Tendo interesse apenas no dinheiro que Amah tem guardado, When resolve largar o trabalho para ficar com a senhora. Movido, também, por sentimentos que ele não consegue processar, como a culpa, o arrependimento e a ambição por uma vida melhor, o jovem resolve planejar algo para conseguir o amor e a preferência da avó antes que a doença a leve de vez. Em meio à essa tentativa de encantar Amah, When descobre que o amor vem por vias inimagináveis.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Um aspirante a escritor utiliza um alter ego para desenvolver seu primeiro romance. Em Sebastian, Max é um jovem de 25 anos que vive como escritor freelancer em Londres trabalhando com artigos para uma revista. Ter um livro publicado fala alto na lista de desejos do rapaz e, então, ele encontra um tema para explorar: o trabalho sexual na internet. Se a vida é um veículo de inspiração para um artista, Max corre atrás das experiências necessárias para desenvolver a trama de seu livro. Com isso, durante a noite, Max vira Sebastian, um trabalhador sexual com um perfil em um site no qual se oferece pagamentos por uma noite de sexo. Com essa vida dupla, Max navega diferentes histórias, vulnerabilidades e os próprios dilemas. Será que esse pseudônimo é apenas um meio para um fim, ou há algo a mais?
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Uma comédia em que grandes segredos e humilhações se cruzam e vem à tona. Histórias Que é Melhor Não Contar apresenta situações com as quais nos identificamos e que preferimos não contar, ou melhor, que preferimos esquecer a todo custo. Encontros inesperados, momentos ridículos ou decisões sem sentido, o filme aborda cinco histórias com um olhar ácido e compassivo sobre a incapacidade de controlar nossas próprias emoções. Na primeira história, uma mulher casada se vê atraída por um rapaz que conheceu em um passeio com o cachorro. Em seguida, um homem desiludido com seu último relacionamento se vê numa situação desconfortável na festa de um amigo. Na terceira, um grupo de amigas atrizes escondem segredos uma da outra. Por último, um professor universitário toma uma decisão precipitada; e um homem casado acha que sua mulher descobriu um segredo seu do passado. Com uma estrutura episódica, as dinâmicas do amor, da amizade e de relacionamentos amorosos e profissionais estão no cerne desse novo filme de Cesc Gay.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Lee, dirigido pela premiada cineasta, Ellen Kuras, vai contar a história da correspondente de guerra da revista Vogue, durante a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth Lee Miller. O filme vai abordar uma década crucial na vida dessa fotógrafa norte-americana, mostrando com afinco o talento singular e a tenacidade dela, o que resultou em algumas das imagens de guerra mais emblemáticas do século XX. Isso inclui a foto icônica que Miller tirou dela mesma na banheira particular de Hitler. Miller tinha uma profunda compreensão e empatia pelas mulheres e pelas vítimas sem voz da guerra. Suas imagens exibem tanto a fragilidade quanto a ferocidade da experiência humana. Acima de tudo, o filme mostra como Miller viveu sua vida a todo vapor em busca da verdade, pela qual ela pagou um alto preço pessoal, forçando-a a confrontar um segredo traumático e profundamente enterrado de sua infância.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.