Festival de Teatro Infantil começa nesta terça (9) em Curitiba

Foto: Divulgação

Procurando uma forma de incentivar a cultura as crianças? A partir desta terça-feira (9), Curitiba será palco da 11º edição do Festival Pequeno Grande Encontro de Teatro para Crianças. A programação acontece até domingo (14) e os ingressos são gratuitos. Para adquirir, basta retirar na bilheteria do Teatro Zé Maria com 30 minutos de antecedência, sujeito à lotação da casa.

Ao todo, o festival conta com 11 apresentações gratuitas de seis espetáculos dirigidos por várias companhias, entre elas: Cia do Abração (Curitiba); Andrômeda Artes (Curitiba); Analua Produções (Curitiba); HG Produções (Curitiba); Karma Cia de Teatro (Itajaí/SC); Cia Julia Sigliano (Buenos Aires/Argentina); Cia Tupi Pererê (Curitiba); e EssaÉ Cia (Joinville/SC).

Além das apresentações teatrais, o público poderá visitar (somente às sextas, sábados e domingos) no hall do teatro, a exposição interativa “Teatro Feito à Mão”, criada pelo bonequeiro Sérgio Tastaldi e executada pela ESSAÉ Cia., que oferece ao público a oportunidade de manipular os bonecos e criar, a cada momento, um novo espetáculo.

Para completar a programação de atividades da temporada de 2022 terá também o lançamento do livro “O Baile do Palhaço e da Bailarina”, de Guga Cidral, no dia 14.08, após a última sessão. Como atividades formativas, serão realizadas ainda uma mesa redonda com os artistas participantes da mostra que terá mediação da pesquisadora Michele Rolim e também terá a palestra “História do Teatro para Crianças em Curitiba”, com Fátima Ortiz, na sede da Cia. do Abração.

CRONOGRAMA

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

A peça conta a história de Alice, uma menina inquieta, ávida por aventuras e novidades, cansada da forma como sempre são contadas as fábulas para crianças, dorme, no meio de uma enfastiante narrativa, contada por sua irmã. Em seu sono, começa a sonhar. Inicia-se uma aventura idílica e nesta, encontra com um coelho apressado, que carrega, como um tesouro, pensamentos novos, coloridos e lindos. Estes pensamentos são histórias que Alice nunca havia antes escutado ou lido. Alice, sonhando, encontrará estranhas, loucas e belas criaturas. Em meio à jornada psicodélica de Alice, ela é acordada por sua irmã. É tanta novidade, são tantas histórias novas… E aquele mundinho chato e conservador de Alice é inundado por uma incrível sensação de liberdade. A liberdade de quem sonha e consegue se expressar, mostrando ao mundo que sempre há novas possibilidades de imaginar e recontar as nossas próprias histórias. A liberdade é o nosso país. O nosso país das MARAVILHAS!!!

Quando: 9 de agosto de 2022 (terça-feira)

Horário: das 10h e 14h30

Duração: 50 min

Classificação: livre

 O MÁGICO DE OSS 

Na nossa história, a protagonista, Doroti, uma menina egoísta e dominadora, briga com seus amigos e se sente incompreendida por seus avós. Em um ataque de fúria, a menina egoísta que acredita que a vida que leva é sem graça e sem cores, se vê abduzida por um furacão que a transporta para um lugar mágico e colorido. Na jornada psicodélica de Doroti, ela encontra um espantalho sem cérebro, um homem de lata sem coração e um tigre covarde. Todos se unem para encontrar o único que poderá dar-lhes o que cada um necessita: o poderoso Mágico de OSS, o único capaz de dar um cérebro, um coração, coragem e o caminho de volta para casa. Porém, em nossa história, toda esta viagem, todos estes encontros, tudo foi apenas projeção do subconsciente de Doroti que, com a viagem, transcendeu suas fraquezas e conquistou virtudes.

Quando: 10 de agosto de 2022 (terça-feira)

Horário: das 10h, 14h e 15h30

Duração: 50 min

Classificação: livre

ESTÓRIAS BRINCANTES DE MUITOS PAIZINHO

O foco temático apresentado na peça é a relação entre pais e filhos, ressaltando o respeito que devemos ter pelas diferenças individuais de cada ser humano, quer seja ele pai ou filho. Os “Tingas”, três simpáticos e oníricos personagens, buscam um Pai que oriente para a escolha de caminhos e “dê um jeito” no mundo, que todos temos o dever de cuidar. Nesta estória de afeto e respeito à diversidade de um mundo “bagunçado” apresentam-se às crianças várias figuras paternas desde o pai biológico ao adotivo, aquele que educa em casa e na escola, o pai escolhido por afinidade e até mesmo a própria “mãe-pai”, entre outras diversas formas de afeto paternalista.  De forma lúdica, se possibilita a compreensão de diferentes aspectos da relação pai e filho, de suas abstrações e metáforas. “Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos” é, também, a valorização da diversidade cultural de uma terra/nação, e de cada um de nós, em particular, como resultado do encontro entre o semeador e a terra, o pai e a mãe. Uma viagem lúdica ao interior de nossa terra e de nós mesmos, através de histórias de Pais e Países. Uma brincadeira de encontros e amores com nossa identidade. E, a certeza de que ser pai é antes de tudo uma celebração da vida, do amor e do sagrado.

Quando: 11 de agosto de 2022 (quinta-feira)

Horário: das 10h,  e às 14h30

Duração: 40 min

Classificação: livre

EL MONDO DE DONDO

O trabalho é um passeio profundo, sensível e honesto das perguntas que as crianças fizeram sobre o que significa nascer e crescer. Dondo é o protagonista, que se apresenta desde a gravidez e do nascimento até os primeiros anos de sua vida. Compartilhamos com ele os desafios de crescer e aprender. O cenário gira como um cubo mágico e se transforma em diferentes espaços: barriga da mãe, o quarto do bebê, sonhos. Através de vários recursos artísticos, o público será surpreendido por este espetáculo de títeres de mesa, de vara, teatro, máscara e desenhos ao vivo. Uma de suas principais características é a interação do personagem com o público. Crianças e adultos se divertem.

Quando: 11 de agosto de 2022 (sexta-feira)

Horário: às 10h e às 14h30

Duração: 60 min

Classificação: livre

CAÊ 

CaÊ segue a vida na velocidade de sua bicicleta. De lugar em lugar, de caminho em caminho, vai plantando e colhendo sonhos por onde passa. Mas, para quem está na estrada, cada encontro pode ser uma surpresa. Cada parada pode ser uma chance para encontrar algo novo. E cada noite é uma porta de entrada para outros mundos ainda mais surpreendentes.

Quando: 13 de agosto de 2022 (sábado)

Horário: às 16h

Duração: 45 min

Classificação: livre

ZUM ZUM ZUM

Zum Zum Zum” dos Pererês é um espetáculo que reúne a música e o teatro. Celebra o tempo, a magia das histórias, o encontro com a poesia, mistérios e enigmas que fazem a terra girar em suas estações. Os músicos e atores foram provocados cenicamente ao jogo, ao chão, brincando no lugar das infâncias. Lu Paes, diretora residente para a obra, e com grande experiência e pesquisa no método de Viola Spolin, trouxe ao grupo a ideia de viver o momento presente, o acontecimento do teatro como linguagem e brincadeira. Teatro que joga, brinca com o imaginário das Crianças. É uma mistura divertida, personagens e narrativas, música, imagem, tons oníricos. Zum Zum Zum é de brincar, inventar, continuar.

Quando: 14 de agosto de 2022 (domigo)

Horário: às 11h

Duração: 50 min

Classificação: livre

SERVIÇO: FESTIVAL DE TEATRO PARA CRIANÇAS PEQUENO GRANDE ENCONTRO – XI edição

Quando: de 09 a 14 de agosto de 2022

Onde: Teatro Zé Maria (R: Treze de maio, 655, São Francisco)

Horários: de terça a sexta, das 10h e às 14h30, sábado, às 16h, domingo, às 11h

Ingressos: gratuitos

Por Carol Maltaca
08/08/2022 14h30

Artigos Relacionados

Musical que mistura gastronomia e circo estreia no sábado (6)

Peça ‘O Soldado a Tigresa e uma outra História’ estreia na próxima sexta (13)