Quatro espetáculos internacionais estão no 24.º Festival de Teatro de Curitiba. Dinamarca, Estados Unidos e Espanha terão participação na Mostra 2015, que será realizada de 24 de março a 5 de abril.

No espanhol “Numax”, o público desempenha um papel importante. O texto é baseado em filme sobre o colapso de uma tentativa de gerir a fábrica de eletrodomésticos Numax, na Espanha. Dirigidos por Roger Bernat, os atores em cena promovem um verdadeiro julgamento para decidir o futuro dos trabalhadores e pessoas da plateia serão convidadas a participar, característica presente nos trabalhos do diretor.

A House in Asia”, do grupo catalão Señor Serrano, constrói um retrato pop da década que seguiu os atentados de 11 de setembro, usando maquetes, videoprojeções, manipulação de vídeo em tempo real, videojogos, mundos virtuais e performance. O espetáculo parte do episódio da invasão à casa de Osama Bin Laden que resultou na morte do terrorista.

Na performance multimídia “Surfacing”, o ator, cantor e compositor americano Holcombe Waller combina música, dramaturgia, vídeo e dança a relatos fictícios. Walleré é conhecido por compor para concertos, cinema e dança, bem como para seus próprios projetos de performance interdisciplinares. Temas como nostalgia, intimidade e a busca de significado espiritual são recorrentes em suas criações.

O dinamarquês Double Rite, também mistura dança e teatro em duas performances inspiradas na obra A Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky. A perda da inocência é o assunto da companhia Granhøj Dans, que em seu trabalho celebra os ritos de passagens de meninos para homens e de garotas para mulheres. Em “Rite of Spring – extended”, sete personagens masculinos entram em cena. A versão feminina, “Rose: Rite of Spring – extended 2”, traz oito mulheres ao palco, inclusive uma pianista cujo instrumento se transforma em parte do espetáculo.

Serviço – Festival de Teatro – espetáculos internacionais 

A House in Asia = Dias 25 e 26/03, às 21h, no Sesc da Esquina;

Numax = Dias 2 e 3/04, às 21h, no Teatro Paiol;

Surfacing = Dias 31/03 e 01/04, às 21h, no Guairinha;

Double Rite = Dias 28, às 21h, e 29/03, às 19h, no Guairinha.