Festival de Pão com Bolinho entra para o calendário oficial de eventos de Curitiba

Festival de Pão com Bolinho. Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação

Com uma década de sucesso em Curitiba, o Festival de Pão com Bolinho entrou oficialmente para o calendário de eventos da cidade. Os vereadores e vereadoras da capital paranaense aprovaram projeto de lei sobre o festival nesta segunda-feira (07/10). O evento é promovido pelo Curitiba Honesta, para valorizar a gastronomia de boteco. A oficialização do festival deve acontecer em sua próxima edição, em março de 2025.

Projeto de lei

A relevância de ter o festival como evento oficial da cidade é facilitar o relacionamento dos organizadores com o poder público e a mobilização de apoios para a atividade. A proposta foi feita pelo vereador Márcio Barros (PSD) e recebeu 27 votos “sim”, com apenas duas abstenções. A matéria tramitava na Câmara desde setembro de 2022. “Curitiba é hoje um polo de excelente gastronomia, tanto a do dia a dia como a alta gastronomia, e também um polo cervejeiro, com mais de 60 cervejarias, muitas premiadas internacionalmente. A Curitiba Honesta computou dados, durante festivais de Pão com Bolinho (antes da pandemia), de um acréscimo nas vendas de produtos em até 42%, produtos que se consomem nos bares durante os festivais, tais como: cervejas, chopes, refrigerantes, água mineral, batatas fritas e molhos”, explicou Barros.

O Pão com bolinho é um marco da baixa gastronomia na cidade, movimentando cerca de R$ 1,5 milhão em produtos no ramo alimentício na capital e região metropolitana. Com a criação do festival, isso se amplifica. O Festival de Pão com Bolinho já vendeu mais de 80 mil unidades. Só em 2020, durante a pandemia, quando o evento foi realizado por delivery, foram mais de 18 mil unidades. Na edição desse ano, foram mais de 50 bares e restaurantes participantes.

O vereador Sidnei Toaldo (PRD) também elogiou os restaurantes participantes, durante a sessão, e reforçou o caráter do festival em valorizar o comércio da cidade.

Por Brunow Camman
08/10/2024 16h59

Artigos Relacionados

Primavera no Prato: flores comestíveis estrelam novidades em restaurante de Curitiba

Mercado Municipal abrirá para jantar em eventos especiais; confira primeira data