
A 26ª edição do Festival de Curitiba já começou! Para você se preparar para o evento, o Curitiba Cult, junto com o Festival, vai trazer para você as notícias mais frescas!
O espetáculo Campeonato Interdrag de Gaymada acontece em espaços públicos. Hoje será no Passeio Público, às 16h. Como se trata de um campeonato de queimada ou, como chamamos aqui no Paraná, de caçador, é preciso que a parte do público interessada em jogar se inscreva. Por isso, é bom chegar uma hora antes, caso você queira ter chance de ganhar esse campeonato cênico.
Além dos espetáculos que entram hoje em cartaz na Mostra do Festival de Curitiba, dois outros entram em cartaz amanhã:
7 Conto – O espetáculo “7 Conto” traz o ator Luís Miranda ao Festival de Curitiba em 2017. As apresentações acontecem na quinta (30/03) e sexta-feira (31/03), no auditório Bento Munhoz da Rocha Netto, o Guairão, às 21h.A comédia, vista por mais de um milhão de espectadores, fala de questões sociais e políticas do país e, mesmo depois de mais de uma década nos palcos, continua atual. No espetáculo, Luís Miranda interpreta sete personagens, que interagem uns com os outros através do recurso de vídeo.Com uma boa dose de piadas, temas geralmente explorados de forma teórica e inacessível por sociólogos, ou carregados de moralismo nos discursos políticos, são tratados de forma bem-humorada pelos personagens.
Arqueólogos – Com direção de Rafael Gomes, a peça “Arqueólogos” é construída a partir da narração – no ritmo da locução esportiva – de cenas rotineiras da atualidade. A dupla que descreve as cenas está no futuro e analisa, de forma cômica, o estilo de vida do século XXI. Esses “arqueólogos do futuro” mostram como pequenos gestos e ações de pessoas que passam por uma praça qualquer constroem um capítulo da história da humanidade. A narrativa carregada de paixão – como acontece nos esportes – revela a beleza de um cotidiano em transformação, que, no futuro, vai deixar os vestígios da “estranha civilização do século 21”.Entre os episódios narrados em 60 minutos de espetáculo estão as cenas de um cachorro que aproveita a porta aberta para entrar em uma igreja, crianças que brincam de “caça ao tesouro”, um pai que ensina o filho a usar uma câmera analógica e duas pessoas que caminham na rua sem perceber a importância dos papéis rabiscados nos bolsos, que serão documentos históricos dentro de algumas centenas de anos.O elenco conta com a participação de Vinicius Calderoni e Guilherme Magon. As apresentações acontecem na quinta (30/3) e sexta-feira (31/3), no Sesc da Esquina.
O coreógrafo Alejandro Ahmed e a bailarina e assistente de criação do Grupo Cena 11, Mariana Romagnani – presentes na Mostra do Festival de Curitiba com Protocolo Elefante – ministram a oficina “Percepção Física e Composição Generativa”. A ideia da oficina é preparar o corpo para processar informações e torná-lo capaz de um exercício crítico constante do movimento, para um melhor controle das dramaturgias por ele mesmo propostas. A oficina é dividida em dois módulos. Na primeira parte, são explorados exercícios que propõem diferentes modos de lidar com o peso do próprio corpo, buscando a consciência de vetores gerados e percorridos durante cada ação. A segunda parte se utiliza dos mesmos parâmetros em ações coletivas, tomando como partida algumas cenas das últimas produções da Companhia. O “Interlocuções” é um recorte da Mostra do Festival de Curitiba com encontros, palestras, debates e oficinas gratuitas. A programação vai de 30 de março a 9 de abril. Casa Hoffmann. Dias: 30 e 31 de março, das 10h às 12h. Participantes: 20 pessoas. Público-alvo: Artistas, performers, bailarinos, atores. As inscrições para as oficinas devem ser feitas pelo e-mail oficinas@festivaldecuritiba.com.br
O Fringe, mostra sem curadoria do Festival de Curitiba e, portanto, com participação livre, tem este ano 11 mostras especiais, organizadas pelos próprios participantes. Hoje, começam as seguintes mostras: 1ª Mostra Mundana (com mais de 100 artistas), 4ª Mostra Ave Lola (um dos maiores sucessos do Festival de Curitiba e que vai inaugurar um novo teatro), as Ações LovLovLov (inspirada nas cartas de amor de Carmen Miranda), a Mostra de Teatro Lambe-Lambe (com apresentações em caixas para apenas uma pessoa de cada vez) e a Mostra Portuguesa de Micro-Teatro (a atração internacional do Fringe).
Segundo Zygmunt Bauman, “Vivemos tempos líquidos. Nada é para durar”. Com esse moto, o Grupo Tescom e a Cia Trilha de Teatro, da cidade de Santos/SP, apresentam dois espetáculos teatrais no Fringe.“Nó Na Garganta” propõe uma reflexão a respeito do uso da tecnologia. A peça questiona como que a eliminação de distâncias físicas reforça nossa sensação de solidão. Em “Meu Deus…”, continuação da pesquisa dos efeitos do progresso virtual, o grupo questiona a presença de um Deus em um mundo em que crueldades cometidas pela humanidade são instantaneamente publicadas, compartilhadas e esquecidas.
NÓ NA GARGANTA. TUC– Teatro Universitário de Curitiba. 29/03, 20h. 30/03, 17h. Compre seu ingresso.
MEU DEUS… TUC – Teatro Universitário de Curitiba. 31/03, 14h. 01/04, 17h. Compre seu ingresso.
Em 2017, a Curitiba Mostra chega a sua segunda edição no Festival de Curitiba e reúne trabalhos autorais através de criações compartilhadas em cinco espetáculos inéditos. Dentre esses, o premiado ator e diretor Rafael Camargo dá continuidade a sua pesquisa sobre imobilidade e fracasso no espetáculo “Eu se errei”, a partir da obra de Jamil Snege, importante escritor curitibano, falecido em 2003. Rafael responde pela dramaturgia, atuação e direção e conta com a colaboração do ator Luis Melo.
O MishMash do Festival de Curitiba, que vai acontecer nos dias 08 e 09 de abril no ParkCultural do ParkShoppingBarigüi, vai contar com dois números da Companhia Los Circo Los: Águas Dançantes (uma homenagem e paródia do tradicional númerocircense) e (in)constante, número de malabarismo no qual os artistas chegam a jogar oito claves. A Cia surgiu na cidade de Campinas, interior de São Paulo, a partir de um encontro entre Rodrigo Mallet e Vitor Poltronieri e hoje conta com a participação de artistas formados em diferentes áreas do conhecimento, o que enriquece a arte com inúmeras e inovadoras possibilidades
Os ingressos para Os Vilões de Shakespeare, com Marcelo Serrado, nos dias 1º e 2 de abril acabaram. A apresentação de 9 de abril de Blank, com Gregório Duvivier, também. As das primeiras sessões dos dias 31 de março e 1º de abril do Risorama também (já foram abertas sessões extras). Neste momento, 9 outros espetáculos estão quase lotados: a noite de 29 de março do Risorama com Rafael Portugal, do Portas dos Fundos, a apresentação de Blank, com Du Moscovis, Camila Pitanga e Deborah Bloch, as apresentações de Macumba: Uma Gira Sobre Poder (3, 4 e 5 de abril), as apresentações de O Pão e a Pedra, de A Casa dos Budas Ditosos, Para Que o Céu Não Caia e Se Elas Fossem Para Moscou.
Espetáculos cancelados do Fringe: Amorexia, Ao Vento Ar Puro, As Aves, Dinner Show, Raiz do Sonho, Podre Poder, Simpósio sobre o interminável ciclo dos dias, Teatro de bonecas, Será que a gente influencia o Caetano, Andarte Andarilho, Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Bom, Caos, Pedido de Casamento.
Fadinha, a magia está na varinha (SEEC – Auditório Brasílio Itiberê – 02/04- 10:30), Jonet (Teatro Cleon Jacques, 29/03 19:00 e 04/04 19:00), Penélope Pelo Avesso (Centro Cultural Boqueirão, 31/03 20:00), A princesa cansada e o animal bocejante (Centro Cultural Boqueirão, 31/03 – 14:00), O homem que queria ser Rita Cadillac (TEUNI, 09/04 – 20:00), Versão Proibida – Segundo experimento (TUC, 06/04 14:00), Fabiano Cambota em “Sobre meu pai e outras histórias…” (Bar Curitiba Comedy Club, 31/03 19:30)
A 26ª edição do Festival de Curitiba já começou! Para você se preparar para o evento, o Curitiba Cult, junto com o Festival, vai trazer para você as notícias mais frescas!

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.