
A 25ª edição do Festival de Curitiba já começou! Para você se preparar para o evento, o Curitiba Cult, junto com o Festival, vai trazer para você as notícias mais frescas!
A companhia brasileira de teatro recebeu o prêmio de melhor espetáculo de 2015 pela Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro (APTR) com ‘’Krum’’, na noite desta terça-feira (22). A iluminadora Nádia Naira também recebeu o prêmio pelo trabalho realizado no espetáculo. A peça é resultado de uma parceria com a atriz Renata Sorrah e o diretor Marcio Abreu. A companhia brasileira de teatro está na Mostra 2016 do Festival de Curitiba, presente na Curitiba Mostra com o espetáculo “A Cidade Sem Mar”, baseada na obra do escritor curitibano Manoel Carlos Karam.
O espetáculo ‘’Caranguejo Overdrive’’ também foi consagrado com três prêmios da Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro (APTR), incluindo a de melhor direção para Marco André Nunes. O autor Pedro Kosovski e a atriz protagonista Carolina Virgüez também foram vencedores. “Caranguejo Overdrive” está com todas as sessões esgotadas no Festival de Curitiba.

© Joao Caldas Fº
O espetáculo Um Bonde Chamado Desejo, presente na Mostra do Festival de Curitiba, levou ontem 3 prêmios Shell: diretor, para Rafael Gomes, atriz para Maria Luisa Mendonça, e cenário, para André Cortez.

O humorista Rogério Morgado vai fazer todo o mundo rir na apresentação de domingo do Risorama. Ele é conhecido por seu canal no YouTube em que faz vídeos como o “Versão Brasileira” e “Rogerio Morgado Pergunta”. Com curadoria do comediante Diogo Portugal e apresentação do ator Marcio Ballas, pelo terceiro ano consecutivo, a mostra vai até o dia 30 de março, com até seis humoristas dividindo o palco por noite. A primeira noite do Risorama vai fazer o público se divertir com Nando Viana, Fagner Zadra, Rafael Cortez e Jonathan Nemer.
A sessão do dia 24 de batucada não tem mais ingressos. Mas a de hoje ainda tem. A sessão do dia 30 de Orgia também não tem mais ingressos, mas a do dia 29 ainda tem também. Ambos espetáculos fazem parte da Mostra 2016.
O Festival de Curitiba recebe nesta quinta, às 10h, no café do Solar do Rosário, a imprensa e diretores, atores e equipes de La Cena – incluindo a autora e diretora Cleide Piasecki -, de Cabras – Cabeças que voam, cabeças que rolam, de O Pequeno Príncipe, que integra o Guritiba. e também a equipe da Mostra Especial Cenas Autorais e Independentes.
O ator e diretor de teatro João Luiz Fiani, também secretário de estadual de Cultura, está no Festival de Curitiba com um número impressionante de espetáculos: doze como diretor e quatro deles também como ator. Mas não chega a ser um recorde. Um teatro particular com temporadas regulares e permanentes – o Lala Schneider -, a manutenção de um repertório de montagens sempre crescente e com grande apelo popular, os cursos de teatro que mantém nesse espaço e uma visão das artes cênicas com um negócio que pode dar certo garantem a Fiani a continuidade desse trabalho caudaloso. No entanto, nem só de comédias se faz a bilheteria de Fiani. Entre os espetáculos apresentados estão “Otelo em Dias de Rock”, inspirado na obra Shakespeariana, “O Beijo do Vampiro”, com excertos do escritor curitibano Dalton Trevisan, e “O Fantasma de Canterville”, de Oscar Wilde. Mesmo os riscos, desafios e dificuldades técnicas de uma comédia solo, “A Tarada do Boqueirão”, com Sonia Bacila, estão na manga do diretor.
Paulistano radicado em Curitiba, Marcelo Bittencourt é o artista plástico que fará uma pintura durante o MishMash retratando a mostra de variedades do Festival de Curitiba. No currículo tem participações em Doxology Big Band (Teatro Paiol), Show da banda Matizes (Café IPIC), Show da Lorena Chaves (Teatro Paiol); Gogó à Brasileira (Teatro Fernada Montenegro); Camerata Vocale de Blumenau e Gogó à Brasileira (Teatro Carlos Gomes/Blumenau), Show Carlinhos Veiga (Café + Cultura, Brasília). O MishMash é a mostra de variedades do Festival de Curitiba para toda a família e todas as idades. A curadoria é de Rafael Barreiros também conhecido como o Palhaço Alípio. O evento acontece no ParkCultural, no último sábado e domingo do Festival de Curitiba, às 20h no dia 2 e às 18h no dia 3.
Em sua sétima edição, o Guritiba integra a programação do Festival de Curitiba 2016 com quatro atrações, de 25 de março a 3 de abril, em três espaços da cidade: o Museu Oscar Niemeyer (MON), a Praça da Espanha e o Pátio Batel. O show “Beatles para Crianças”; uma exposição de brinquedos gigantes, jogos e séries dos anos 80, uma montagem multimídia do clássico da literatura infantil “O Pequeno Príncipe” e o espetáculo “Era uma Era” são perfeitos para aguçar a imaginação dos pequenos e, certamente, atrairão também os pais. “Pensamos em proporcionar diversão de qualidade para pais e filhos juntos e em espaços que proporcionam uma interação maior”, conta Leandro Knopfholz, diretor do Festival de Curitiba.
A exposição interativa “Brinquedoteka” reúne versões superdimensionadas de brinquedos que fizeram sucesso nos anos 80, como Genius, Aquaplay, Cai-não-Cai e Pula Pirata, além dos videogames Atari e Telejogo. As atrações estarão disponíveis por R$6 a entrada inteira e R$3 a meia entrada, no MON, por dez dias: de 25 de março a 3 de abril.
“Beatles para Crianças” é um show de rock interativo criado por Fabio Freire, educador, músico e diretor musical. Histórias de vida do grupo são mescladas com suas canções e convites para a participação da plateia. Há dois shows gratuitos agendados, um no dia 30 de março na Praça Espanha e outro no dia 31 no Shopping Pátio Batel. Atração imperdível para quem é fã dos meninos mais famosos de Liverpool.
O espetáculo “Era uma Era” apresenta o rei Barba Rala, do Grande Reino Ainda Sem Nome, que deseja entrar para a história e dar um nome ao seu reino. A única forma de torná-lo reconhecido é completando 100 páginas em um diário a ser preenchido com todas as ações deste reino. Mas, como um incêndio destrói o livro, é preciso começar tudo de novo e ele conta com a ajuda da tecnologia para isso. A montagem é indicada para a gurizada a partir dos seis anos de idade e tem duas apresentações, dias 2 e 3 de abril, no MON.
A Rosa, personagem da famosa história do “Pequeno Príncipe”, de Saint-Exupéry, é a estrela deste espetáculo infantil indicado para crianças a partir dos três anos. Ninguém nunca soube de fato o que aconteceu com ela, o que ela sentiu e viveu após o principezinho partir para conhecer outros mundos. Com o uso de diversas linguagens, como projeções e criações audiovisuais, o público é convidado a fazer uma viagem pelo olhar da Rosa. Serão duas apresentações, dias 26 e 27 de março, também no MON.
A programação completa do Festival de Curitiba e informações das vendas de ingressos você pode conferir aqui.
Foto destaque: Ismael Monticelli

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.