Na manhã desta sexta-feira (25), mais uma vez estivemos presentes no encontro entre artistas do Festival e a imprensa, que acontece diariamente no Solar do Rosário.
Conversamos desta vez com o carioca André Masseno, coreográfo e performer que, há quase três anos, viaja pelo Brasil com o solo “Confete da Índia”, um espetáculo de dança premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte como o Melhor Projeto Artístico em Dança de 2013.
Com referências que circulam entre obras como a “Antropologia de Face Gloriosa”, de Arthur Omar, a performance “Índia” de Gal Costa e outras conceitudas produções que, em comum, trazem consigo o que pode-se entender como o desbunde do corpo.
Qual é a percepção que você tem de trazer à programação do Festival uma perfomance que tem como foco as reflexões a respeito do corpo, principalmente em tempos onde esta temática está tão latente no briefing da sociedade se analisarmos as discussões feministas, por exemplo?
É um desafio importante, porque o espetáculo propõe realmente a reflexão sobre as diferentes possibilidades éticas e estéticas do corpo, sobre as infinitas maneiras de se estar no mundo, sobre a questão política do corpo e sobre como o corpo se posiciona politicamente diante de momentos de crise que, entre outras coisas, trazem à tona discussões sobre o que é certo e o que é errado a partir de polarizações, por exemplo. O Confete, com certeza traz este lugar de questionamento, e tudo de uma forma muito física e sensorial, que são características próprias desta linguagem que é a performance.
E um espetáculo que já foi premiado consegue tranquilizar você na hora de subir ao palco, ou para o artista nem isso consegue superar a ansiedade de se apresentar para um público novo?
Eu considero a premiação mais como um reconhecimento do projeto. Na verdade, o prêmio é pela proposta estética do trabalho, tendo em vista que ele foi considerado o Melhor Projeto Artístico de Dança, então para o artista, apesar disso, a emoção é sempre grande. Claro que o prêmio confere uma determinada segurança, mas uma performance é sempre única, é sempre um desafio.
O que o formato linguagem traz para o Festival? Ou melhor, o que ele pode proporcionar para um evento que ainda possui uma vertente muito forte dos outros formatos “canônicos” existentes no teatro?
O formato performance em si revisita estas linguagens canônicas do teatro, mas garantindo ao público inúmeras interpretações. Existe pessoas que leem a performance como um espetáculo teatral, outros como um espetáculo teatral. Então, de qualquer maneira, esta linguagem específica permite até mesmo que o expectador questione a própria catalogação que ele faz sobre o que é o que, sobre o que é teatro, o que é arte.
O papo com o querido André Masseno foi incrível e estamos realmente encantados. O repórter que vos fala gostaria de agradecer a disponibilidade deste carioca talentoso, e já indica que temos muito mais detalhes exclusivos do Festival para vocês. Diariamente estamos atualizando a nossa cobertura para que você não perca nadinha. Fique atento!
A programação completa do Festival de Curitiba e informações das vendas de ingressos você pode conferir aqui.
Quando: 25 e 26 de marçode 2016
Onde: Casa Hoffmann
Horário: 21h
Quanto: R$ 70 (inteira) – R$ 35 (meia)
Classificação: 18 anos
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
As Linhas da Mão é um longa documental sobre encontros imprevisíveis que fez Viviane de Cássia Ferreira, uma artista brasileira de cinquenta anos, falar sobre a sua experiência e vivência com a loucura. O longa reúne músicas, conversas e performances que, juntos, abrem uma discussão política da arte, assim como estereótipos do que é a loucura no mundo atual.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Lucía tem 6 anos e é uma menina transexual que seus colegas continuam chamando pelo antigo nome. Querendo fugir daquele ambiente, ela só quer a chegada do verão para deixar para trás o inferno que sofre na escola. Mas, sua mãe tentará esconder sua situação na cidade para se desconectar e poder ficar calma. Os desejos de ambas não demorarão a se complicar durante alguns meses que mudarão suas vidas.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta animação, Beckett (Mo Gilligan) é um gato mimado que não reconhece a sorte que ao ser resgatado e acolhido por Rose (Simone Ashley), uma estudante apaixonada e de bom coração. Mas sua rotina sofre mudanças quando ele perde sua nona vida e o destino entra em cena para colocá-lo em uma jornada transformadora.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
A relação entre Eugenie, uma conceituada cozinheira, e Dodin, para quem trabalha há 20 anos. Cada vez mais apaixonados um pelo outro, seu vínculo se transforma em um romance e dá origem a pratos deliciosos que impressionam até mesmo os chefs mais conceituados. Quando Dodin se depara com a relutância de Eugenie em se comprometer com ele, ele decide começar a cozinhar para ela.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Baseado em experiências reais de quase morte, o longa de Stephen Gray e Chris Radtke explora a vida após a morte com a orientação de best-sellers do New York Times, especialistas, médicos e sobreviventes que ajudam a lançar uma luz sobre o que nos espera.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta sequência da franquia Ghostbusters, a família Spengler retorna para onde tudo começou: a famosa estação de bombeiros em Nova York. Eles pretendem se unir com os caça-fantasmas originais que desenvolveram um laboratório ultra secreto de pesquisa para levar a caça aos fantasmas a outro nível, mas quando a descoberta de um artefato antigo libera uma grande força do mal, os Ghostbusters das duas gerações precisam juntar as forças para proteger suas casas e salvar o mundo de uma segunda Era do Gelo.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Evidências do Amor é um filme brasileiro de comédia romântica dirigido por Pedro Antônio Paes e inspirado na música Evidências, composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle e lançada pela dupla Chitãozinho & Xororó. A história acompanha um casal, Marco Antônio (Fábio Porchat) e Laura (Sandy) que se apaixonam após cantarem a música juntos em um karaokê. Em meio a muitos altos e baixos, o casal acaba terminando, mas todas as vezes em que escuta Evidências, Marco automaticamente se lembra de cada discussão que teve com a ex. Determinado a se livrar dessas lembranças indesejadas, ele inicia uma jornada para superar Laura e seguir em frente com sua vida.