Na manhã desta sexta-feira (25), mais uma vez estivemos presentes no encontro entre artistas do Festival e a imprensa, que acontece diariamente no Solar do Rosário.
Conversamos desta vez com o carioca André Masseno, coreográfo e performer que, há quase três anos, viaja pelo Brasil com o solo “Confete da Índia”, um espetáculo de dança premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte como o Melhor Projeto Artístico em Dança de 2013.
Com referências que circulam entre obras como a “Antropologia de Face Gloriosa”, de Arthur Omar, a performance “Índia” de Gal Costa e outras conceitudas produções que, em comum, trazem consigo o que pode-se entender como o desbunde do corpo.
Qual é a percepção que você tem de trazer à programação do Festival uma perfomance que tem como foco as reflexões a respeito do corpo, principalmente em tempos onde esta temática está tão latente no briefing da sociedade se analisarmos as discussões feministas, por exemplo?
É um desafio importante, porque o espetáculo propõe realmente a reflexão sobre as diferentes possibilidades éticas e estéticas do corpo, sobre as infinitas maneiras de se estar no mundo, sobre a questão política do corpo e sobre como o corpo se posiciona politicamente diante de momentos de crise que, entre outras coisas, trazem à tona discussões sobre o que é certo e o que é errado a partir de polarizações, por exemplo. O Confete, com certeza traz este lugar de questionamento, e tudo de uma forma muito física e sensorial, que são características próprias desta linguagem que é a performance.
E um espetáculo que já foi premiado consegue tranquilizar você na hora de subir ao palco, ou para o artista nem isso consegue superar a ansiedade de se apresentar para um público novo?
Eu considero a premiação mais como um reconhecimento do projeto. Na verdade, o prêmio é pela proposta estética do trabalho, tendo em vista que ele foi considerado o Melhor Projeto Artístico de Dança, então para o artista, apesar disso, a emoção é sempre grande. Claro que o prêmio confere uma determinada segurança, mas uma performance é sempre única, é sempre um desafio.
O que o formato linguagem traz para o Festival? Ou melhor, o que ele pode proporcionar para um evento que ainda possui uma vertente muito forte dos outros formatos “canônicos” existentes no teatro?
O formato performance em si revisita estas linguagens canônicas do teatro, mas garantindo ao público inúmeras interpretações. Existe pessoas que leem a performance como um espetáculo teatral, outros como um espetáculo teatral. Então, de qualquer maneira, esta linguagem específica permite até mesmo que o expectador questione a própria catalogação que ele faz sobre o que é o que, sobre o que é teatro, o que é arte.
O papo com o querido André Masseno foi incrível e estamos realmente encantados. O repórter que vos fala gostaria de agradecer a disponibilidade deste carioca talentoso, e já indica que temos muito mais detalhes exclusivos do Festival para vocês. Diariamente estamos atualizando a nossa cobertura para que você não perca nadinha. Fique atento!
A programação completa do Festival de Curitiba e informações das vendas de ingressos você pode conferir aqui.
Quando: 25 e 26 de marçode 2016
Onde: Casa Hoffmann
Horário: 21h
Quanto: R$ 70 (inteira) – R$ 35 (meia)
Classificação: 18 anos
Data de Lançamento: 19 de dezembro
As Crônicas de Uma Relação Passageira conta a história do romance entre Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vicenti Macaigne) que se conhecem em uma festa. Charlotte é uma mãe e solteira, já Simon é um homem casado e sua esposa está grávida. Eles se reencontram num bar e começam um relacionamento repleto de percalços. Ela é mais extrovertida, pouco preocupada com o que os outros pensam. Ele é mais tímido e retraído. A princípio, os opostos realmente se atraem e ambos concordaram em viver uma relação apenas de aventuras, mas tudo se complica quando os dois criam sentimentos um pelo outro e o que era para ser algo muito bom, acaba se tornando uma relação perturbadora.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Dirigido e roteirizado por Pat Boonnitipat, a trama dessa ficção emocionante, Como Ganhar Milhões Antes que a Vó Morra, acompanha a jornada do jovem When M (Putthipong Assaratanakul), que passa a cuidar de sua avó doente chamada Amah (Usha Seamkhum), instigado pela herança da idosa. O plano é conquistar a confiança de sua avó, assim será o dono de seus bens. Tendo interesse apenas no dinheiro que Amah tem guardado, When resolve largar o trabalho para ficar com a senhora. Movido, também, por sentimentos que ele não consegue processar, como a culpa, o arrependimento e a ambição por uma vida melhor, o jovem resolve planejar algo para conseguir o amor e a preferência da avó antes que a doença a leve de vez. Em meio à essa tentativa de encantar Amah, When descobre que o amor vem por vias inimagináveis.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Um aspirante a escritor utiliza um alter ego para desenvolver seu primeiro romance. Em Sebastian, Max é um jovem de 25 anos que vive como escritor freelancer em Londres trabalhando com artigos para uma revista. Ter um livro publicado fala alto na lista de desejos do rapaz e, então, ele encontra um tema para explorar: o trabalho sexual na internet. Se a vida é um veículo de inspiração para um artista, Max corre atrás das experiências necessárias para desenvolver a trama de seu livro. Com isso, durante a noite, Max vira Sebastian, um trabalhador sexual com um perfil em um site no qual se oferece pagamentos por uma noite de sexo. Com essa vida dupla, Max navega diferentes histórias, vulnerabilidades e os próprios dilemas. Será que esse pseudônimo é apenas um meio para um fim, ou há algo a mais?
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Uma comédia em que grandes segredos e humilhações se cruzam e vem à tona. Histórias Que é Melhor Não Contar apresenta situações com as quais nos identificamos e que preferimos não contar, ou melhor, que preferimos esquecer a todo custo. Encontros inesperados, momentos ridículos ou decisões sem sentido, o filme aborda cinco histórias com um olhar ácido e compassivo sobre a incapacidade de controlar nossas próprias emoções. Na primeira história, uma mulher casada se vê atraída por um rapaz que conheceu em um passeio com o cachorro. Em seguida, um homem desiludido com seu último relacionamento se vê numa situação desconfortável na festa de um amigo. Na terceira, um grupo de amigas atrizes escondem segredos uma da outra. Por último, um professor universitário toma uma decisão precipitada; e um homem casado acha que sua mulher descobriu um segredo seu do passado. Com uma estrutura episódica, as dinâmicas do amor, da amizade e de relacionamentos amorosos e profissionais estão no cerne desse novo filme de Cesc Gay.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Lee, dirigido pela premiada cineasta, Ellen Kuras, vai contar a história da correspondente de guerra da revista Vogue, durante a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth Lee Miller. O filme vai abordar uma década crucial na vida dessa fotógrafa norte-americana, mostrando com afinco o talento singular e a tenacidade dela, o que resultou em algumas das imagens de guerra mais emblemáticas do século XX. Isso inclui a foto icônica que Miller tirou dela mesma na banheira particular de Hitler. Miller tinha uma profunda compreensão e empatia pelas mulheres e pelas vítimas sem voz da guerra. Suas imagens exibem tanto a fragilidade quanto a ferocidade da experiência humana. Acima de tudo, o filme mostra como Miller viveu sua vida a todo vapor em busca da verdade, pela qual ela pagou um alto preço pessoal, forçando-a a confrontar um segredo traumático e profundamente enterrado de sua infância.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.