A 25ª edição do Festival de Curitiba já começou! Para você se preparar para o evento, o Curitiba Cult, junto com o Festival, vai trazer para você as notícias mais frescas!
Hoje é o último dia para ver Mamãe, espetáculo da Mostra 2016, do Festival de Curitiba, com o ator Álama Facó. Depois da arquiteta Marpe Facó receber um diagnóstico de um tumor cerebral, em 2010, Álamo Facó viveu 100 dias de uma jornada emocional. Sempre ao lado dela, o ator e dramaturgo acompanhou em detalhes o tratamento, a luta e o dia a dia de sua mãe. Após seu falecimento, mergulhou em um processo de criação que chamou de “A Síntese do Relevante”, de onde nasceu o monólogo “Mamãe”. Influenciado por artistas como Sophie Callle, Lygia Clark e Bruce Nauman, o trabalho não traz o drama exagerado das histórias com essa temática nem tampouco sua estética traz os tons pastéis de um hospital. Muito além disso, traz à cena os tabus que permeiam a morte, as variações do consciente e os limites do amor entre mãe e filho.
Prêmio Funarte de Autor Inédito em 1996, a peça “4 – Peça de Câmara para 1 Atriz e 4 Personagens” de Duaia Assumpção tem supervisão de feras do teatro e do cinema: Domingos Oliveira, Joaquim Assis, Jacyan Castilho e Ronald Teixeira. No texto, Velha, Mulher e Garota vivem juntas. A velha conta à neta que o filho quer matá-la. Sem saber disso, o homem volta ao lar que abandonou porque pressente que a mãe vai morrer, reencontrando a mulher e a garota, sua filha. Neste processo, as relações dos quatro se desenham, os fantasmas do passado e as emoções do presente começam a aflorar. TUC – Teatro Universitário de Curitiba. Horário: 5ª 31/3 às 15h, 6ª 1/4 às 18h, sáb. 2/4 às 21h e dom. 03/4 às 12h.
“Jean”, espetáculo sobre a vida do pintor negro Basquiat. Sozinho em cena, o ator Alex Mello, que assina texto e direção, mostra diversos momentos da vida do artista: a infância, o universo escolar, o racismo e a exclusão ao qual é submetido. A adolescência, a vida nas ruas, o contato com as drogas e a rebeldia traduzida através da música e do grafite e, já adulto, o reconhecimento como pintor, sua relação com a fama e a solidão. A montagem procura unir fatos marcantes da vida dos dois: Alex, um ator negro que vive em um país estrangeiro, e o pintor de origens porto-riquenha e haitiana que se tornou um dos maiores nomes da arte contemporânea. Local: Mini-Guaíra – Auditório Glauco Flores de Sá. Dias e horários: 29/3 (ter)21h. 30/3 (quar) 12h. Endereço: Rua Aminthas de Barros, s/nº, Centro.
A Cia Aqueles Dois de Teatro do Rio de Janeiro, estará presente no Festival de Curitiba com três espetáculos:
“Os Homeopáticos”: o roteiro foi idealizado pelos atores, a partir de uma pesquisa de 30 (trinta anos), pelo Dr. Mayer M. Filho, sobre os medicamentos homeopáticos. No Solar do Barão: 31/03 às 19h30, 01/04 às 10h e às 19h.
“O Paciente do Remédio Nº 3”: na espera por sua mãe, o personagem busca em diversos meios, a resposta, ou um motivo para estar vivo. No Solar do Barão: 31/03 às 14h30, 01/04 às 17h30.
“Procure uma saída”: a peça surgiu da necessidade de buscar em inúmeros lugares, um espetáculo com apenas dois personagens, foi então, que uma “identidade” da peça foi sendo construída. O que falar? Ser diferente? Fazer a diferença? Quem eles são? Uma rua sem saída, ou em uma avenida movimentada? Em cima ou em baixo de uma ponte? Apenas um buraco negro, uma espécie de bueiro, e dentro dele, um vapor d’água que não se dissipa facilmente para o ambiente. O magro jornalista que se acha gordo e o gordo que se acha gordo. É a busca constante pela resposta; a porta de entrada serve como saída? A espera da explosão das memórias daquele lugar, um milésimo de segundo e quinta se torna sexta feira e, talvez, o recomeço. No Solar do Barão, 02/04 às 20h30, 03/04 às 11h.
A programação completa do Festival de Curitiba e informações das vendas de ingressos você pode conferir aqui.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
O ano é 1978 e o Camboja, que foi renomeado como Kampuchea Democrático, está sob o domínio de Pol Pot e do seu Khmer Rouge há três anos. O país está economicamente devastado e quase 2 milhões de cambojanos morreram durante um genocídio ainda não declarado. Três franceses aceitaram o convite do regime na esperança de conseguir uma entrevista exclusiva com Pol Pot – um repórter que conhece o país, um fotojornalista e um intelectual que se sente próximo da ideologia revolucionária. Mas à medida que descobrem uma realidade diferente por trás da propaganda e recebem tratamento especial por parte do regime, todas as suas convicções são gradualmente viradas de cabeça para baixo.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
Uma nova adaptação do clássico do terror, Nosferatu é um conto gótico sobre a obsessão de um terrível vampiro por uma mulher assombrada. A história se passa nos anos de 1800 na Alemanha e acompanha o rico e misterioso Conde Orlok (Bill Skarsgård) na busca por um novo lar. O vendedor de imóveis Thomas Hutter (Nicholas Hoult) fica responsável por conduzir os negócios de Orlok e, então, viaja para as montanhas da Transilvânia para prosseguir com as burocracias da nova propriedade do nobre. O que Thomas não esperava era encontrar o mal encarnado. Todos ao seu redor lhe indicam abandonar suas viagens, enquanto, longe dali, Ellen (Lily-Rose Depp) é continuamente perturbada por sonhos assustadores que se conectam com o suposto homem que Thomas encontrará e que vive sozinho num castelo em ruínas nos Cárpatos. A estranha relação entre Ellen e a criatura a fará sucumbir a algo sombrio e tenebroso?