Em sua 20ª edição, o Fringe do Festival de Curitiba oferece 303 espetáculos. Do total, 66 atrações são grátis, 45 acontecem em espaços públicos – 12 praças, dois terminais de ônibus e três ruas da cidadania. Em 41, o público escolhe o quanto paga.

Serão 11 mostras especiais, uma delas internacional, com espetáculos de Portugal.

A estimativa é de que 1600 artistas estejam espalhados por Curitiba em 53 espaços diferentes, mantendo o conceito de descentralização do festival, espalhando a abrangência geográfica do evento, dando acesso à arte para todos.

Quando de sua 7ª edição, o Festival de Curitiba importou a ideia de Edimburgo, na Escócia, de ter um evento simultâneo à Mostra e criou o seu próprio Fringe: um espaço aberto, democrático e sem curadoria. Qualquer grupo com 80% dos integrantes com registro profissional ou declaração de matrícula em curso reconhecido pode participar.

Mostras

Já é uma tradição no Fringe a organização de vários grupos em mostras específicas com curadorias independentes. Este ano serão 11 núcleos unindo forças para mostrar suas produções em um evento que desperta o interesse da mídia e do público, ampliando as chances para o reconhecimento do trabalho realizado.

A atração internacional é a Mostra Portuguesa Micro -Teatro, que traz ao público cinco espetáculos em Língua Portuguesa que apresentam a experiência do micro teatro, gênero pouco explorado que busca renovar o teatro português contemporâneo.

A 1ª Mostra Mundana, por sua vez, é um encontro de dramaturgia autoral com mais de 100 artistas e pesquisadores locais e de outros estados, oferecendo 25 atividades entre espetáculos infantis, adultos e de rua, mesas redondas, oficinas e leituras dramáticas. Destaca-se ainda, nessa mostra, o trabalho de mediação teatral, que proporcionará a inclusão de estudantes da rede pública.

Sucesso desde a 1ª edição, a Mostra Ave Lola integra o Festival de Curitiba pela quarta vez. Nesta oportunidade, a temática é O Teatro das Mulheres. Tendo como premissa que o teatro é um lugar genuíno do encontro e compartilhamento, a mostra terá – além das suas cinco obras teatrais – música e artes visuais. A programação conta com espetáculos produzidos no Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro, dois deles, estreias.

A mostra Ações LOVLOVLOV se baseia em cartas de amor de Carmen Miranda, para falar sobre amor e terror. A partir da criação surgem questões sobre o fazer teatral que, aqui, se configuram em ações formativas. O coletivo oferece, além de oito apresentações, quatro oficinas e uma conversa com os criadores.

A Cena Criança – Mostra SESI de Teatro Infantil, com curadoria de Michele Menezes e Maíra Lour, apresenta uma programação nacional para crianças: Contos do Mar, da Cia Quatro Manos (RJ), Cuscuz com maçã, da Cia Cuscuz (SP),O Caminho das Historias, da Tupi Pererê (Curitiba) e Jardim, da Tecer Teatro (Curitiba).

Os palhaços são a atração da Fantástica Mostra Musiclown. A Cia dos Palhaços foca sua pesquisa na arte do palhaço e é esta a proposta que será colocada em prática nesse segmento, um espaço dedicado à música, ao teatro e ao circo, unidos pela gastronomia do Bistrô dos Palhaços. Na programação, estão previstas apresentações de espetáculos, festas e jantares.

O Intercâmbio FITU-Fringe 2017 – Resistência Artística apresenta cenas curtas, performances e espetáculos produzidos por estudantes da Escola de Teatro da Unirio e é uma iniciativa da comissão de intercâmbio do Festival de Teatro Integrado da Unirio, o FITU. Em pauta, diferentes propostas concebidas sob o atual ambiente de cortes e sucateamento do ensino público.

Os 10 anos do grupo In-Cena de Teatro são comemorados com a mostra Minas São Várias, Mucuri em Cena. A ideia é circular e difundir o trabalho do Grupo In-cena de Teatro, primeira companhia profissional do Vale do Mucuri/MG. O grupo conquistou destaque ao longo de uma década como formador de jovens no universo artístico e realizador do FESTTO (Festival Internacional de Teatro de Teófilo Otoni/MG).

Miniespetáculos de formas animadas apresentados dentro de pequenas caixas são a atração da Mostra de Teatro Lambe-Lambe. São narrativas diversas com bonecos, objetos e sombras, de técnicas híbridas do Teatro de Bonecos. Apenas um espectador assiste cada apresentação. Nessa edição, trabalhos inéditos de artistas locais e uma atração internacional. As apresentações irão ocorrer na parte externa/saguão dos teatros.

Uma das mais tradicionais escolas de teatro de Curitiba chega, pela segunda vez, com a Mostra Pé No Palco – Teatro, Cena e Saber. Segundo os organizadores, a mostra é o momento de compartilhar e difundir experiências criativas do Espaço Cultural Pé no Palco envolvendo as encenações e os caminhos oferecidos na prática teatral. Agreste, o premiado texto de Newton Moreno, encabeça a programação que destaca distintos focos de pesquisa teatral.

A Mostra Teatro de Segunda, por fim, surge de um encontro semanal de pesquisa artística que, no Fringe, reunirá trabalhos de vários estados que partilham a visão de que a arte pode ser um encontro franco e sincero entre público e artista. Serão cinco eventos diários com teatro, música, debates e performances.

Fringe em números

Quantidade de atrações total: 303

Quantidade de espaços total: 53

Quantidades de espetáculos de rua: 45

Quantidade de espaços de rua: 12 praças, 2 terminais de ônibus, 3 ruas da cidadania, totalizando 17 espaços públicos

Quantidade de mostras especiais: 11 mostras (uma portuguesa, uma do Rio de Janeiro, uma de Minas Gerais, duas com companhias de várias cidades e seis mostras locais)

Estimativa de participantes: 1600

Atrações gratuitas: 66

Atrações “pague quanto vale”: 41

Internacionais: 2 espetáculos argentinos; 5 espetáculos portugueses na Mostra Portuguesa.

Espetáculos por Estado

Alagoas: 2

Amazonas: 1

Bahia: 2

DF: 3

Espírito Santo: 5

Minas Gerais: 16

Paraná: 180

Pernambuco: 2

Rio de Janeiro: 37

Rio Grande do Norte: 1

Rio Grande do Sul: 6

Santa Catarina: 7

São Paulo: 30

Sergipe: 1

Internacionais

Argentina 2

Portugal 5

Espetáculos por cidade paranaense

Araucária: 1

Campo Largo: 1

Cascavel: 1

Curitiba: 172

Paranaguá: 1

Pinhais: 2

Ponta Grossa: 1

Quatro Barras: 1

A programação completa do Festival de Curitiba e informações das vendas de ingressos você pode conferir aqui.

Foto: Natalie Lira