Em sua 20ª edição, o Fringe do Festival de Curitiba oferece 303 espetáculos. Do total, 66 atrações são grátis, 45 acontecem em espaços públicos – 12 praças, dois terminais de ônibus e três ruas da cidadania. Em 41, o público escolhe o quanto paga.
Serão 11 mostras especiais, uma delas internacional, com espetáculos de Portugal.
A estimativa é de que 1600 artistas estejam espalhados por Curitiba em 53 espaços diferentes, mantendo o conceito de descentralização do festival, espalhando a abrangência geográfica do evento, dando acesso à arte para todos.
Quando de sua 7ª edição, o Festival de Curitiba importou a ideia de Edimburgo, na Escócia, de ter um evento simultâneo à Mostra e criou o seu próprio Fringe: um espaço aberto, democrático e sem curadoria. Qualquer grupo com 80% dos integrantes com registro profissional ou declaração de matrícula em curso reconhecido pode participar.
Já é uma tradição no Fringe a organização de vários grupos em mostras específicas com curadorias independentes. Este ano serão 11 núcleos unindo forças para mostrar suas produções em um evento que desperta o interesse da mídia e do público, ampliando as chances para o reconhecimento do trabalho realizado.
A atração internacional é a Mostra Portuguesa Micro -Teatro, que traz ao público cinco espetáculos em Língua Portuguesa que apresentam a experiência do micro teatro, gênero pouco explorado que busca renovar o teatro português contemporâneo.
A 1ª Mostra Mundana, por sua vez, é um encontro de dramaturgia autoral com mais de 100 artistas e pesquisadores locais e de outros estados, oferecendo 25 atividades entre espetáculos infantis, adultos e de rua, mesas redondas, oficinas e leituras dramáticas. Destaca-se ainda, nessa mostra, o trabalho de mediação teatral, que proporcionará a inclusão de estudantes da rede pública.
Sucesso desde a 1ª edição, a Mostra Ave Lola integra o Festival de Curitiba pela quarta vez. Nesta oportunidade, a temática é O Teatro das Mulheres. Tendo como premissa que o teatro é um lugar genuíno do encontro e compartilhamento, a mostra terá – além das suas cinco obras teatrais – música e artes visuais. A programação conta com espetáculos produzidos no Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro, dois deles, estreias.
A mostra Ações LOVLOVLOV se baseia em cartas de amor de Carmen Miranda, para falar sobre amor e terror. A partir da criação surgem questões sobre o fazer teatral que, aqui, se configuram em ações formativas. O coletivo oferece, além de oito apresentações, quatro oficinas e uma conversa com os criadores.
A Cena Criança – Mostra SESI de Teatro Infantil, com curadoria de Michele Menezes e Maíra Lour, apresenta uma programação nacional para crianças: Contos do Mar, da Cia Quatro Manos (RJ), Cuscuz com maçã, da Cia Cuscuz (SP),O Caminho das Historias, da Tupi Pererê (Curitiba) e Jardim, da Tecer Teatro (Curitiba).
Os palhaços são a atração da Fantástica Mostra Musiclown. A Cia dos Palhaços foca sua pesquisa na arte do palhaço e é esta a proposta que será colocada em prática nesse segmento, um espaço dedicado à música, ao teatro e ao circo, unidos pela gastronomia do Bistrô dos Palhaços. Na programação, estão previstas apresentações de espetáculos, festas e jantares.
O Intercâmbio FITU-Fringe 2017 – Resistência Artística apresenta cenas curtas, performances e espetáculos produzidos por estudantes da Escola de Teatro da Unirio e é uma iniciativa da comissão de intercâmbio do Festival de Teatro Integrado da Unirio, o FITU. Em pauta, diferentes propostas concebidas sob o atual ambiente de cortes e sucateamento do ensino público.
Os 10 anos do grupo In-Cena de Teatro são comemorados com a mostra Minas São Várias, Mucuri em Cena. A ideia é circular e difundir o trabalho do Grupo In-cena de Teatro, primeira companhia profissional do Vale do Mucuri/MG. O grupo conquistou destaque ao longo de uma década como formador de jovens no universo artístico e realizador do FESTTO (Festival Internacional de Teatro de Teófilo Otoni/MG).
Miniespetáculos de formas animadas apresentados dentro de pequenas caixas são a atração da Mostra de Teatro Lambe-Lambe. São narrativas diversas com bonecos, objetos e sombras, de técnicas híbridas do Teatro de Bonecos. Apenas um espectador assiste cada apresentação. Nessa edição, trabalhos inéditos de artistas locais e uma atração internacional. As apresentações irão ocorrer na parte externa/saguão dos teatros.
Uma das mais tradicionais escolas de teatro de Curitiba chega, pela segunda vez, com a Mostra Pé No Palco – Teatro, Cena e Saber. Segundo os organizadores, a mostra é o momento de compartilhar e difundir experiências criativas do Espaço Cultural Pé no Palco envolvendo as encenações e os caminhos oferecidos na prática teatral. Agreste, o premiado texto de Newton Moreno, encabeça a programação que destaca distintos focos de pesquisa teatral.
A Mostra Teatro de Segunda, por fim, surge de um encontro semanal de pesquisa artística que, no Fringe, reunirá trabalhos de vários estados que partilham a visão de que a arte pode ser um encontro franco e sincero entre público e artista. Serão cinco eventos diários com teatro, música, debates e performances.
Quantidade de atrações total: 303
Quantidade de espaços total: 53
Quantidades de espetáculos de rua: 45
Quantidade de espaços de rua: 12 praças, 2 terminais de ônibus, 3 ruas da cidadania, totalizando 17 espaços públicos
Quantidade de mostras especiais: 11 mostras (uma portuguesa, uma do Rio de Janeiro, uma de Minas Gerais, duas com companhias de várias cidades e seis mostras locais)
Estimativa de participantes: 1600
Atrações gratuitas: 66
Atrações “pague quanto vale”: 41
Internacionais: 2 espetáculos argentinos; 5 espetáculos portugueses na Mostra Portuguesa.
Alagoas: 2
Amazonas: 1
Bahia: 2
DF: 3
Espírito Santo: 5
Minas Gerais: 16
Paraná: 180
Pernambuco: 2
Rio de Janeiro: 37
Rio Grande do Norte: 1
Rio Grande do Sul: 6
Santa Catarina: 7
São Paulo: 30
Sergipe: 1
Argentina 2
Portugal 5
Araucária: 1
Campo Largo: 1
Cascavel: 1
Curitiba: 172
Paranaguá: 1
Pinhais: 2
Ponta Grossa: 1
Quatro Barras: 1
A programação completa do Festival de Curitiba e informações das vendas de ingressos você pode conferir aqui.
Foto: Natalie Lira
Data de Lançamento: 21 de novembro
Retrato de um Certo Oriente, dirigido por Marcelo Gomes e inspirado no romance de Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti, explora a saga de imigrantes libaneses no Brasil e os desafios enfrentados na floresta amazônica. A história começa no Líbano de 1949, onde os irmãos católicos Emilie (Wafa’a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour) decidem deixar sua terra natal, ameaçada pela guerra, em busca de uma vida melhor. Durante a travessia, Emilie conhece e se apaixona por Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. Contudo, Emir, tomado por ciúmes e influenciado pelas diferenças religiosas, tenta separá-los, o que culmina em uma briga com Omar. Emir é gravemente ferido durante o conflito, e Emilie é forçada a interromper a jornada, buscando ajuda em uma aldeia indígena para salvar seu irmão. Após a recuperação de Emir, eles continuam rumo a Manaus, onde Emilie toma uma decisão que traz consequências trágicas e duradouras. O filme aborda temas como memória, paixão e preconceito, revelando as complexas relações familiares e culturais dos imigrantes libaneses em um Brasil desconhecido e repleto de desafios.
Data de Lançamento: 21 de novembro
A Favorita do Rei é um drama histórico inspirado na vida de Jeanne Bécu, filha ilegítima de uma costureira humilde, que alcança o auge da corte francesa como amante oficial do rei Luís XV. Jeanne Vaubernier (interpretada por Maïwenn) é uma jovem ambiciosa que, determinada a ascender socialmente, utiliza seu charme para escapar da pobreza. Seu amante, o conde Du Barry (Melvil Poupaud), enriquece ao lado dela e, ambicionando colocá-la em um lugar de destaque, decide apresentá-la ao rei. Com a ajuda do poderoso duque de Richelieu (Pierre Richard), o encontro é orquestrado, e uma conexão intensa surge entre Jeanne e Luís XV (Johnny Depp). Fascinado por sua presença, o rei redescobre o prazer da vida e não consegue mais se imaginar sem ela, promovendo-a a sua favorita oficial na corte de Versailles. No entanto, esse relacionamento escandaloso atrai a atenção e o desagrado dos nobres, provocando intrigas e desafios que Jeanne terá de enfrentar para manter sua posição privilegiada ao lado do monarca.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Em A Linha da Extinção, do diretor Jorge Nolfi, nas desoladas Montanhas Rochosas pós-apocalípticas, um pai solteiro e duas mulheres corajosas se veem forçados a deixar a segurança de seus lares. Unidos por um objetivo comum, eles embarcam em uma jornada repleta de perigos, enfrentando criaturas monstruosas que habitam esse novo mundo hostil. Com o destino de um menino em suas mãos, eles lutam não apenas pela sobrevivência, mas também por redenção, descobrindo a força da amizade e o poder da esperança em meio ao caos. Essa aventura épica revela o que significa ser família em tempos de desespero.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Baseado no musical homônimo da Broadway, Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, onde conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste. Na trama, Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder. Sua rotina é tranquila e pouco interessante, mas ao iniciar seus estudos na Universidade de Shiz, seu destino encontra Glinda (Ariana Grande), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.
Data de Lançamento: 20 de novembro
No suspense Herege, Paxton (Chloe East) e Barnes (Sophie Thatcher) são duas jovens missionárias que dedicam seus dias a tentar atrair novos fiéis. No entanto, a tarefa se mostra difícil, pois o desinteresse da comunidade é evidente. Em uma de suas visitas, elas encontram o Sr. Reed (Hugh Grant), um homem aparentemente receptivo e até mesmo inclinado a converter-se. Contudo, a acolhida amistosa logo se revela um engano, transformando a missão das jovens em uma perigosa armadilha. Presas em uma casa isolada, Paxton e Barnes veem-se forçadas a recorrer à fé e à coragem para escapar de um intenso jogo de gato e rato. Em meio a essa luta desesperada, percebem que sua missão vai muito além de recrutar novos seguidores; agora, trata-se de uma batalha pela própria sobrevivência, na qual cada escolha e cada ato de coragem serão cruciais para escapar do perigo que as cerca.