A 25ª edição do Festival de Curitiba está chegando! Para você se preparar para o evento, que começa no dia 23 de março, o Curitiba Cult, junto com o Festival, vai trazer para você as notícias mais frescas. Vem com a gente porque faltam apenas 14 dias!

A força da mulher no Festival de Curitiba

Neste ano o Festival de Curitiba surpreende também pelo número e força de seu elenco feminino – aclamado por público e crítica – presente nos 13 dias de evento. Já na abertura, Maria Bethânia apresenta para convidados o recital “Bethânia e as Palavras”. Nos 35 espetáculos da Mostra, nomes como Denise Stoklos – sozinha em cena em duas performances distintas; Maria Luísa Mendonça, prestes a completar 30 anos de carreira, no clássico “Um Bonde Chamado Desejo” e Giulia Gam com Ana Kutner em dose dupla no Repertório Shakespeare. Maria Alice Vergueiro investiga a proximidade do fim da existência em “Why the Horse” e Laila Garin vive a dividida Selminha na adaptação musical de “O Beijo no Asfalto”. Completam o time de mulheres poderosas as paranaenses Nena Inoue, na “Curitiba Mostra”; Ana Rosa Tezza, que estreia “Nuon”, além de Claudete Pereira Jorge, Rosana Stavis, Guta Stresser, Maureen Miranda, Kátia Horn e Letícia Sabatella – todas no elenco da “Mostra Iliadahomero”, que apresenta os cantos do clássico Ilíada em monólogos.

Gustavo Mendes, a Dilma, no Risorama

gustavo-mendes-dilma

Nova atração confirmada no Risorama: Gustavo Mendes, conhecido por sua interpretação caricata da presidenta Dilma Rousseff, sua conterrânea. Esta é a 13ª edição do Risorama, evento simultâneo do Festival de Curitiba, com dezenas de apresentações de stand up comedy. Com curadoria de Diogo Portugal, as risadas vão de 25 a 30 de março no ParkCultural, ao lado do ParkShoppingBarigüi. A apresentação de Gustavo Mendes será no dia 29.

Gastronomix apresenta as primeiras atrações de sua oitava edição

Emmanuel Bassoleil, Ana Luíza Trajano e Lia Quinderé. Estes são os primeiros nomes confirmados do time de chefs estrelados e restaurantes de destaque da cena gastronômica brasileira que se reunirão nos dias 2 e 3 de abril, em Curitiba, para a oitava edição do Gastronomix, evento que faz parte da programação do 25.º Festival de Curitiba. O francês Emmanuel Bassoleil é chef executivo e responsável pela gastronomia do Hotel Unique e do Skye Restaurante e Bar, em São Paulo, tem 37 anos de experiência e vários prêmios por seu trabalho. Lia Quinderé é chef e proprietária da loja Sucré Patisserie, eleita a melhor doceria de Fortaleza. A chef Ana Luíza Trajano, do restaurante paulistano Brasil a Gosto, é uma incansável pesquisadora da gastronomia brasileira. A cada temporada, ela cria cardápios temáticos, que oferecem um mergulho na gastronomia do local homenageado.

Apenas um dia para ver

Alguns espetáculos da Mostra 2016 estarão em cartaz por apenas um dia: Autobiografia Autorizada (duas apresentações no dia 28), Why the Horse (duas apresentações no dia 28), As Palavras Gestuais de Denise Stoklos (evento único, no dia 29).

Batucada local

O espetáculo Batucada, da Mostra 2016, terá em seu elenco moradores de Curitiba. A seleção de participantes vai até o dia 14. Quem quiser fazer parte do espetáculo deve enviar um email para [email protected], informando nome completo, idade, telefones de contato, foto pessoal e uma declaração, dizendo por que deseja participar do projeto. Criado como um ritual que coloca cidadãos-artistas em cena batucando objetos do cotidiano, o espetáculo “Batucada” se propõe como um acontecimento que promete causar sensação no Festival de Curitiba deste ano. A montagem será apresentada nos dias 23 e 24 de março no Espaço Cult (Rua Doutor Claudino dos Santos, 72 – Largo da Ordem).

Repertório Shakespeare

repertório shakespeare

Repertório Shakespeare traz dois espetáculos do autor inglês com Thiago Lacerda e Giulia Gam no elenco: Macbeth (25 e 26 de março) e Medida por Media (26 e 27 de março). Os 400 anos do bardo também são homenageados em outro espetáculo da Mostra: Hamlet – Processo de Revelação (23 e 24 de março).

Minicurso grátis sobre Shakespeare

Um minicurso integrante da programação da Mostra aprofunda o público na obra do autor inglês: Shakespeare 400 anos, nos dias 22, 23 e 24 de março. Grátis.

A programação completa do Festival de Curitiba e informações das vendas de ingressos você pode conferir aqui.