A 25ª edição do Festival de Curitiba está chegando! Para você se preparar para o evento, que começa no dia 23 de março, o Curitiba Cult, junto com o Festival, vai trazer para você as notícias mais frescas. Vem com a gente porque faltam apenas 13 dias!

Thiago Lacerda em encontro GRÁTIS sobre Shakespeare

thiago-lacerda-curitiba

O Ave Lola Espaço de Criação, dentro da programação da Mostra 2016, recebe o Encontro Shakespeare, evento gratuito com Thiago Lacerda e o professor doutor Stephan Baumgartel, no dia 27 de março, às 15h30, no Ave Lola. O ator está em duas montagens da Mostra 2016, que fazem parte do Repertório Shakespeare: Macbeth e Medida por Medida. Giulia Gam também está no elenco dos dois espetáculos.

Crítica ao vivo

Um dos eventos mais curiosos da Mostra 2016 será o Crítica Performática. Durante oito horas sem parar, críticos teatrais escreverão um texto sobre um único espetáculo apresentado no Festival. A ação, que ocorrerá duas vezes sobre espetáculos diferentes – La Bête e Caranguejo Overdrive -, é realizada publicamente com a projeção das telas dos computadores em televisores para que o espectador possa acompanhar a produção da crítica em tempo real e intervir sugerindo ampliações, desvios e discordâncias. A ação prevê, ainda, a participação de convidados para diálogos pontuais que interesse verticalizar durante a pesquisa, seja presencial ou virtualmente.

Todos podem criticar

A IV Crítica Performativa (La Bête, dia 28/03, das 11h às 19h) será escrita por Ruy Filho e Ana Carolina Marinho, com interferências gráficas de Patrícia Cividandes, aberta à interferência do público. A V Crítica Performativa (Caranguejo Overdrive, dia 31/03, das 11h às 19h ) será ampliada. Interessados poderão participar diretamente da construção da crítica através de uma seleção entre inscritos. As inscrições acontecerão pelo email [email protected], entre os dias 16/03 e 29/03. O regulamento será divulgado na página da revista .

Risorama

Diogo-Portugal-Risorama

O Risorama chega à sua 13ª edição unindo talentos do humor nacional com pratas da casa. De 25 a 30 de março o Park Cultural (ParkShoppingBarigui) será palco de muito stand up comedy e esquetes humorísticos durante o 25.º Festival de Curitiba. O mestre de cerimônias do evento será o humorista Márcio Ballas. Serão seis humoristas por dia, escolhidos pelo curador Diogo Portugal.

Entre os comediantes que desembarcam em Curitiba está o elenco completo do programa “The Noite”: Danilo Gentili, Léo Lins, Murilo Couto, Juliana Oliveira e Diguinho Coruja se apresentam na segunda-feira, 28. Marco Luque, Paulinho Serra, Eros Prado, do programa “Pânico”, Ben Ludmer, Patrick Maia, Rafael Cortez, Rodrigo Capella, Rogério Morgado, Nando Viana, Jonathan Nemer, Victor Camejo, Criss Paiva, Thiago Ventura, Renato Piaba, Mauricio Meirelles, Guri de Uruguaiana, Zé Neves, Tirullipa e Marcelo Marrom completam o time nacional. Entre os curitibanos que se apresentam nesta edição estão Fagner Zadra e Cadu Shaffer, do grupo humorístico Tesão Piá e o próprio curador do Risorama, Diogo Portugal.

A programação completa do Festival de Curitiba e informações das vendas de ingressos você pode conferir aqui.