
A 27ª edição do Festival de Curitiba está chegando! Para você se preparar para o evento, que começa no dia 27 de março, o Curitiba Cult, junto com o Festival, vai trazer para você as notícias mais frescas. Vem com a gente porque faltam 12 dias!
Três espetáculos da Mostra 2018 do 27º Festival de Curitiba levaram, juntos, seis Prêmios Shell 2018, um dos mais importantes do teatro nacional. “Suassuna- O auto do Reino do Sol” e “Tom na Fazenda” lideraram a premiação realizada na noite desta terça-feira (13), no Golden Room do Copacabana Palace. “Suassuna”, da Companhia Barca dos Corações Partidos, foi vencedor nas categorias autor (Braulio Tavares), figurino (Kika Lopes e Heloísa Stockler) e música (Chico César, Beto Lemos e Alfredo Del Penho). “Tom na Fazenda” levou dois prêmios: o de direção, que foi para Rodrigo Portella, e o de melhor ator, pelo trabalho de Gustavo Vaz. “O Jornal – The Rolling Stone” ganhou o prêmio de melhor iluminação pelo trabalho de Paulo Cesar Medeiros.
Você pode participar de um musical com uma forte pegada punk que tem rodado o mundo, colocando em debate questões importantes, como o fim do estado de bem-estar social e a sociedade participativa emergente. Desenvolvido pelo coletivo Wunderbaum, da Holanda, o espetáculo “Vamos fazer nós mesmos – Let’s do it ourselves” será apresentado no Festival de Curitiba e terá a participação de atores locais, escolhidos dentre pessoas que realizam trabalhos voluntários e ações sociais na cidade. O roadshow será no Teatro do Sesc da Esquina, no dia 02 de abril, às 21 horas, e 03 de abril, às 17h30 e às 21 horas.
Todos os anos, companhias chegam ao Festival de Curitiba comemorando datas históricas. Este ano, é a vez da Cia dos Atores que, com “Insetos”, atração da Mostra 2018, comemora 30 anos de atividades. O espetáculo traz à cena o universo humano atravessado por insetos. A atração aborda, assim, as relações políticas existentes entre seres vivos que lutam para sobreviver em uma sociedade devastada por poluição e doenças. 3 e 4 de abril, às 21h, no Teatro da Reitoria.
O ator Gilberto Gawronski, diretor e ator, ficou conhecido nos anos 1990 por seus trabalhos, em que, muitas vezes, aparece como intérprete e diretor, encenando as obras de Caio Fernando Abreu. Hoje sua obra extrapolou o autor gaúcho, passando por Arrabal e até mesmo interpretando Andy Warhol. O trabalho de Gawronski é estudado em diversas faculdades de artes do país. Agora é a vez de o Festival de Curitiba destacar mais uma vez o talento deste artista do Rio Grande do Sul, fazendo a coprodução de “A Ira de Narciso”. “A Ira de Narciso” tem estreia nacional durante o Festival de Curitiba, na Mostra 2018, nos dia 5 e 6 de abril, no Sesc da Esquina. O espetáculo traz um autor que se prepara para falar sobre o Mito de Narciso, que representa a vaidade de ser belo, porém arrogante e orgulhoso. 5 e 6 de abril, às 21h, no Sesc da Esquina.
Hugo Suarez vem com números de “Body Rhapsody”. É um desfile de personagens que, nos breves momentos de suas existências na cena, destacam os pequenos momentos poéticos que se encontram escondidos na vida diária. Estes personagens, com seus sonhos e frustrações, com seus êxitos e fracassos, nos narram o eterno drama da tragicomédia humana. O grupo de Hugo Suarez e Ines Pasic foi fundado em 1986. Desde 1989 eles estão interessados nas possibilidades expressivas de cada parte diferente do corpo: o pé, o joelho, o ventre, o rosto, o cotovelo e tudo o mais, construindo bonecos de carne e osso e dando vida a personagens surpreendentes. Em sua trajetória já apresentaram em várias dezenas de países ao redor do mundo. O MishMash é o evento simultâneo do Festival de Curitiba com variedades para toda a família e acontece nos dias 7 e 8 de abril no ParkCultural, às 20h.
Artistas do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Chile ocuparão ruas de Curitiba, com 25 espetáculos de formas animadas, com técnicas e estilos diferentes: dos contos de fadas à linguagem contemporânea, das tradicionais marionetes ao Teatro Lambe Lambe. Grandes e mínimos espetáculos para todos os públicos. A programação no saguão dos teatros antecederá as atrações da Mostra.
O grupo Arte da Comédia nasceu em 2006 e desde então pratica o Teatro na Rua em Curitiba. A Mostra Arte da Comédia vai reunir o repertório do grupo, em apresentações gratuitas de cinco dos espetáculos já produzidos ao longo de sua trajetória artística.
Esta edição do Risorama fica marcada pela participação dos fenômenos do humor na internet, que estão crescendo cada vez mais em seguidores. Entre alguns dos nomes, os humoristas Dihh Lopes, Márcio Donato, Thiago Ventura e Afonso Padilha, do canal no Youtube “4 Amigos”, que participarão do primeiro dia de apresentações, com performances individuais. Já Marco Castro, do canal “Castro Brothers”, que conta com mais de 2,5 milhões de seguidores, será o mestre de cerimônias do segundo dia de Risorama, ao lado de Ed Gama (que participa frequentemente do Parafernalha).
“Gastam-se bilhões de dólares em pesquisas dedicadas a reduzir o tempo de tomadas de decisões, a eliminar o tempo inútil de reflexão e contemplação. Essa é a forma do progresso contemporâneo – o encarceramento e o controle implicáveis do tempo e da experiência.” A frase de Jonathan Crary permeia o espetáculo Sleep Mode. Em uma narrativa fragmentada, mente e corpo não são desligados, no mesmo modo ‘sleep mode’ dos aparelhos eletrônicos, de contínuo estado de prontidão. A peça caminha entre o sono e a vigília e evidencia o conflito de um corpo inserido em uma sociedade de desempenho e produtividade. A realização é do Grupo TESCOM, de Santos/SP, através dos realizadores Dario Felix (direção) e Marcus Di Bello (atuação). Integrando a programação do Fringe, “Sleep Mode” se apresenta na Casa Hoffmann nos dias 31 de março, às 21h e 1º de abril, às 16h. A entrada é no sistema Pague Quanto Vale.
“Peter Pan” é o espetáculo que será apresentado pela Cia Poéticas da Cena Contemporânea, do Espírito Santo, no Teatro Universitário de Curitiba, as 15h do dia 31 de março em apresentação única. A Cia Poética da Cena Contemporânea, sediada na Universidade Vila Velha desde 2014 e dirigida pela atriz Rejane Arruda, investe na dinâmica da movimentação, na celebração, explosão de energia e composição de figuras inusitadas. “Peter Pan” traz a história de um menino que vive em pé de guerra com a gangue do Capitão Gancho. De vez em quando vai para a cidade ouvir histórias atrás das janelas. Em uma destas viagens, conhece Wendy e acaba levando ela e os irmãos para viverem com ele e os meninos perdidos na Terra do Nunca. Wendy será raptada pelos piratas e terá que enfrentá-los para voltar para a casa. Abrem-se questões como a maternidade, a relação com a família, com o futuro, com os sonhos. Isto tudo com uma linguagem divertida, recheada de canções da tradição popular e dos Beatles, cantadas pelos atores.
Cozinha sustentável, da maior categoria. Essa é a marca da dupla André Generoso e Vitor Generoso (pai e filho, respectivamente), de Maceió/AL do Divina Gula), presentes no Gastronomix do Festival de Curitiba. André, com 30 anos de experiência pilotando seus fogões, carrega suas raízes mineiras, mescladas às de Vitor, o filho, que enveredou para a mesma carreira e foi em busca de aperfeiçoamento. Com formação clássica (Institut Paul Bocuse/França, em Lion), ambos somam suas habilidades. O resultado é dar água na boca. O Gastronomix é a quermesse da alta gastronomia, que ocorre nos dias 07 e 08 de abril, em Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer (MON).
Neste momento, 3 espetáculos estão lotados em todas as suas apresentações: “Grande Sertão: Veredas”, “Preto” e “A Visita da Velha Senhora”.
A programação completa do Festival de Curitiba e informações das vendas de ingressos você pode conferir aqui.
Quando: 27 de março a 8 de abril de 2018
Onde: diversos locais
Quanto: de R$00 a R$70, de acordo com segmento
Vendas: Site, aplicativos e bilheterias oficiais nos Shopping Muller e ParkShoppingBarigui

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.