A 25ª edição do Festival de Curitiba está chegando! Para você se preparar para o evento, que começa no dia 28 de março, o Curitiba Cult, junto com o Festival, vai trazer para você as notícias mais frescas. Vem com a gente porque faltam 06 dias!

Ceará, do Pânico, é mestre de cerimônia da primeira noite do Risorama

Nos 49 do segundo tempo, o humorista Ceará, ex-Pânico, foi definido como o mestre de cerimônia da primeira noite do Risorama, em 29 de março, às 20h. Na mesma noite estão escalados Diogo Portugal, Gustavo Mendes, Mhel Marrer, Rafael Portugal, Rodrigo Capella e Thiago Ventura.

Grandes grupos presentes na Mostra

Os curadores Marcio Abreu e Guilherme Weber escolheram cinco espetáculos que marcam a presença de importantes grupos brasileiros na Mostra do 26º Festival de Curitiba. Abaixo, com os respectivos links com releases e imagens.

Leite Derramado compreende o pensamento social brasileiro

Adaptado do livro homônimo de Chico Buarque, Leite Derramado é um drama que conta fragmentos da História do Brasil, por meio de um homem centenário, Eulálio D´Assumpção, abandonado na maca de um hospital público. Em cartaz no Festival de Curitiba 2017, o espetáculo fará duas apresentações no Guairinha dias 5 e 6. O personagem é herdeiro de uma tradicional família que chegou ao país com a corte portuguesa: antepassados aristocratas, avô latifundiário escravagista, pai senador corrupto, neto guerrilheiro e bisneto traficante. Delirando em seus últimos instantes de vida, o personagem se defronta com a precariedade trágica de um sistema construído por uma elite nacional da qual sua família faz parte.

Eu Sou mostra origens de Gaby Amarantos em show intimista

O espetáculo musical “Eu Sou”, de Gaby Amarantos, é uma das atrações da Mostra do 26º Festival de Curitiba, no Guairão, 06 de abril, às 21h. No show, a cantora se apresenta ao lado do violonista Danilo Goto e do percussionista Mario Negrão, sob direção de Gareth Jones. Em texto de apresentação da proposta, a cantora explica que “Eu Sou” é uma fórmula simples e energética de contar sua história com a música para o público. Gaby acrescenta que, além de cantar, quer fazer com que o maior número de pessoas se empodere e se emocione ao sentir o poder da música sobre cada um. Gaby Amarantos ficou conhecida pelo país com o tecnobrega, estilo musical nascido na periferia de Belém do Pará. Esse começo, diz a artista, foi apenas uma pontinha do iceberg. “Existe um universo em mim e me sinto pronto para dividi-lo com o mundo!”

INTERLOCUÇÕES: Zé Celso e Renato Borghi comemoram 80 anos com exibição de O Rei da Vela

Dois grandes nomes do teatro brasileiro vão comemorar 80 anos de vida na 26ª Edição do Festival de Curitiba. Os fundadores do Teatro Oficina, José Celso Martinez Corrêa e Renato Borghi, nasceram em 30 de março de 1937. E ambos participam de um evento especial para marcar da data dentro da programação do “Interlocuções”, evento simultâneo à Mostra 2017.A celebração acontece no dia 4 de abril, com a exibição do filme “O Rei da Vela”, no SESC Paço da Liberdade. Baseado na peça de Oswald de Andrade, o filme foi finalizado em 1982, quando Zé Celso voltou do exílio. O filme “O Rei da Vela” vai ser exibido em duas datas: 3 e 4 de abril, às 16h, no Paço da Liberdade. No dia 4, a exibição vai ter a presença de Zé Celso, Noilton Nunes, Renato Borghui, Amir Haddad e Elcio Correia.

Grupo Arca se origina nas dores da Armênia

O Grupo Arca inicia sua história através da Armênia: seu idealizador Arthur Haroyan trouxe na bagagem a aspiração de transformar as dores da história de seu país em arte. O primeiro espetáculo, “1915”, que tem como pano de fundo o Genocídio Armênio (considerado pelos historiadores o primeiro das civilizações), atrocidades e violências esquecidas na história mundial. Agora o Grupo verticaliza seu processo de pesquisa e cria o espetáculo “Fora Desse Mundo”, que estreia no Festival de Curitiba, no Fringe. Apresentações dias 7/04 (20h), 8/04 11h), 9/04 (17h). Teuni

Mostras especiais do Fringe: FITU

O Fringe, mostra sem curadoria do Festival de Curitiba e, portanto, com participação livre, tem este ano 11 mostras especiais, organizadas pelos próprios participantes. Uma delas é o Intercâmbio FITU-Fringe 2017 – Resistência Artística, que apresenta cenas curtas, performances e espetáculos produzidos por estudantes da Escola de Teatro da Unirio e é uma iniciativa da comissão de intercâmbio do Festival de Teatro Integrado da Unirio, o FITU. Em pauta, diferentes propostas concebidas sob o atual ambiente de cortes e sucateamento do ensino público.

II Curitiba Mostra

Em 2017, a Curitiba Mostra chega a sua segunda edição no Festival de Curitiba e reúne trabalhos autorais de artistas da cidade através de criações compartilhadas em cinco espetáculos inéditos. Além dos espetáculos inéditos a mostra conta com o Curitiba Urge, Encontrosnecessários e, capitaneado pela atriz Patricia Cipriano, o bar oficial da Curitiba Mostra, que abre todos os dias às 17h, na área externa do teatro, promovendo encontros, apresentações, bate-papos e mostrando mais um pouco do que aqui se faz e resiste. Atenção, o local de realização da II Curitiba Mostra é o Teatro José Maria Santos, R. Treze de Maio, 655 – São Francisco.

Gastronomix em sua 9ª edição

A 9.ª edição do Gastronomix – que desde 2008 reúne no Festival de Curitiba profissionais da cozinha de distintas regiões do Brasil – vai ocorrer nos dias 08 e 09 de abril, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O Gastronomix tem a curadoria do chef Celso Freire.Trata-se do evento mais saboroso do Festival de Curitiba (26.ª edição), durante o qual nomes estrelados da gastronomia nacional – em paralelo aos palcos cênicos – comandam os serviços culinários, cada qual em sua respectiva barraca. Nesta edição, 25 versões distintas de quitutes serão ofertadas ao público presente – com delícias para todos os paladares e preços acessíveis ( todas as porções têm 150 gramas). Do total de tendas, cinco são de fora do Paraná, como o chef Flávio Trombini, de Belo Horizonte/MG (Restaurante Xapuri).

MishMash: Willian Kreff e MargreetNuijten

O MishMash, mostra do Festival de Curitiba apresentada nos dias 08 e 09 de abril no ParkCultural do ParkShoppingBarigüi, vai contar com o espetáculo de Willian Kreff acompanhado de MargreetNuijten. Kreff é acrobata formado na escola de circo em Santos e suas especialidades são acrobacia (solo, dupla e grupo), parada de mão e malabares em geral. Margreet é bailarina contemporânea graduada na Holanda. Ela também trabalha com circo, música e compõem usando teclado, acordeom e voz. Na mostra do festival os dois artistas vão apresentar um número de paradas de mãos acompanhado de acordeom e Margreet, sozinha, vai apresentar um número de tecido em que canta ao vivo.

3 espetáculos esgotados; 3 espetáculos esgotando

Os ingressos para Os Vilões de Shakespeare, com Marcelo Serrado, nos dias 1º e 2 de abril acabaram. As das primeiras sessões dos dias 31 de março e 1º de abril do Risorama também (já foram abertas sessões extras). Neste momento, 3outros espetáculos estão quase lotados: a noite de 29 de março do Risorama com Rafael Portugal, do Portas dos Fundos, a apresentação de Blank, com Du Moscovis, no dia 31 de março, as apresentações de Macumba: Uma Gira Sobre Poder (3, 4 e 5 de abril).

Espetáculos cancelados do Fringe

Espetáculos cancelados do Fringe: Amorexia, Ao Vento Ar Puro, As Aves, Dinner Show, Raiz do Sonho, Podre Poder, Simpósio sobre o interminável ciclo dos dias, Teatro de bonecas, Será que a gente influencia o Caetano.

Espetáculos com sessão extra no fringe

Fadinha, a magia está na varinha (SEEC – Auditório Brasílio Itiberê – 02/04- 10:30), Jonet (Teatro Cleon Jacques, 29/03 19:00 e 04/04 19:00), Penélope Pelo Avesso (Centro Cultural Boqueirão, 31/03 20:00), A princesa cansada e o animal bocejante (Centro Cultural Boqueirão, 31/03 – 14:00), O homem que queria ser Rita Cadillac (TEUNI, 09/04 – 20:00), Versão Proibida – Segundo experimento (TUC, 06/04 14:00)

A programação completa do Festival de Curitiba e informações das vendas de ingressos você pode conferir aqui.

Foto: Carlos Sales