A 25ª edição do Festival de Curitiba está chegando! Para você se preparar para o evento, que começa no dia 23 de março, o Curitiba Cult, junto com o Festival, vai trazer para você as notícias mais frescas. Vem com a gente porque faltam apenas 07 dias!

Espetáculos da Mostra recebem Troféu APCA 

Dois espetáculos da Mostra 2016 do Festival de Curitiba recebem hoje (15/3) o troféu APCA (Associação Paulista da Críticos de Arte). “Urinal” foi vencedor na categoria direção, para Zé Henrique de Paula, e “Um Bonde Chamado Desejo” levou na categoria atriz, para Maria Luísa Mendonça. Os vencedores foram anunciados em dezembro de 2015 e a APCA celebra com a entrega dos troféus 60 anos da entidade. “Urinal” estará em cartaz na Ópera de Arame nos dias 26 e 27 de março, e “Um Bonde Chamado Desejo”, nos dias 29 e 30 de março, no Espaço Thá, já com ingressos esgotados.

Melhor Projeto Artístico de Dança na Mostra 2016

O Confete da Índia -André Masseno  [Foto Nilmar Lage] (4)

O carioca André Masseno é coreógrafo e performer que há quase três anos viaja pelo Brasil com o solo “O Confete da Índia”, um espetáculo de dança premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte como Melhor Projeto Artístico em Dança em 2013. Ele é uma das atrações da Mostra 2016 do Festival de Curitiba, nos dias 25 e 26 de março, na Casa Hoffmann.

Pague o que quiser no Fringe

A produtora carioca Quebra Perna Produções, formada através de uma iniciativa colaborativa, traz para Curitiba 36 trabalhos teatrais de diferentes companhias independentes do Rio de Janeiro. Além dos espetáculos, chegam com uma nova proposta para o Festival de Curitiba: quem decide o valor dos ingressos é o público. As peças são gratuitas e a colaboração do ingresso é feita através do recolhimento por chapéu no final de cada espetáculo. Os trabalhos ficarão em cartaz em diferentes pontos da cidade entre os dias 23 e 28 de março, abrindo com “Dois perdidos numa noite suja”, do grande autor brasileiro, Plínio Marcos, que completaria 81 anos em 2016. Para saber quais são as peças visite a página da produtora no facebook ou o site.

Lia Quinderé no Gastronomix

Lia Quinderé, uma das convidadas do Gastronomix, quermesse da alta gastronomia do Festival de Curitiba, é chef e proprietária da loja Sucré Patisserie, eleita a melhor doceria de Fortaleza. A paixão pelos doces fez com que ela trancasse a faculdade de Direito por um tempo para ir estudar fora do País. Lia é formada em pâtisserie pela escola Cordon Bleu, na França, e especializada em Cake Design pela Wilton, em Chicago.

Brincadeiras na rua

Com canções e interações com o público, “Brincadeiras” é um convite para refletirmos sobre amor, respeito, solidariedade, diversidade, conscientização ambiental e a convivência harmoniosa do homem com o seu próximo, a natureza e os animais. Será uma das apresentações gratuitas na rua do Fringe, durante o Festival de Curitiba, nos dias 2, às 18h, e 3, às 12h, na Praça Santos Andrade.

Mostra universitária 3 em 1

Este ano, o Festival de Curitiba recebe uma mostra que apresenta trabalhos desenvolvidos por grupos de instituições universitárias do Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. É subdividida em três mostras: Intercâmbio Fitu (Festival Integrado de Teatro da Unirio), Mostra Grutun (da Unibrasil, de Curitiba) e Mostra UFSM, da Universidade Federal de Santa Maria.

Esgotados e cancelado

nuon-festival-de-curitiba

Mais dois espetáculos do 25.º Festival de Curitiba tiveram sessões esgotadas. “Cabras – cabeças que voam, cabeças que rolam”, não tem mais ingressos disponíveis para a apresentação do dia 25 de março, no espaço Thá e “Nuon” está com teatro lotado para a sessão de 2 de abril. O espetáculo “Cidade Vodu”, do grupo paulista Teatro de Narradores, por sua vez, não será mais apresentado na Mostra 2016 do Festival de Curitiba. Quem comprou ingresso poderá escolher entre os outros 34 espetáculos que fazem parte da Mostra e fazer a troca do ticket nas bilheterias do Festival, localizadas nos Shopping Mueller, Palladium Shopping Center, ParkShoppingBarigui e Pátio Batel. Como cortesia ganhará também um par de vale ingresso, que poderá ser trocado pelo ticket para atrações do Fringe ou da Mostra, que oferecem, juntas, mais de 300 opções. Mais informações sobre a troca de ingressos podem
ser obtidas pelo telefone: (41) 3016-0110.

Morceguinha no MishMash

A Palhaça Sombrinha, da artista Milene Dias, que se define como um morcego em forma de palhaça, entra no MishMash, mostra de variedades para toda a família do Festival de Curitiba, com interações diretas com o público. Ela é conhecida por sua poesia e espontaneidade desconcertantes, capazes de despertar a doçura e uma visão peculiar em todos os tipos de público, segundo o curador da mostra, Rafael Barreiros, também mestre de cerimônia do evento, como o Palhaço Alípio. O MishMash acontece no último fim de semana do festival, dias 2 e 3 de abril, às 20h no sábado e 18h no domingo.

A programação completa do Festival de Curitiba e informações das vendas de ingressos você pode conferir aqui.

Foto destaque: João Caldas