
A 26ª edição do Festival de Curitiba está chegando! Para você se preparar para o evento, que começa no dia 28 de março, o Curitiba Cult, junto com o Festival, vai trazer para você as notícias mais frescas. Vem com a gente porque faltam 05 dias!
Em interconexão com a proposta da curadoria do Festival de Curitiba, a cantora Mart’nália faz ecoar o atual reconhecimento da arte negra, levando para o palco a substância de diversas marcas sociais, como raça, classe, gênero e identidade. Em única apresentação no Festival de Curitiba, o show “+Misturado” acontece no dia 09 de abril, às 19h, no Teatro Guaíra.Vinda de um projeto no qual o samba reinava absoluto, Mart’nália retorna com um novo álbum, em mais uma parceria com a gravadora Biscoito Fino. Décimo primeiro de sua discografia, “+ Misturado” aposta na personalidade artística plural da cantora, com releituras de compositores fundamentais em sua formação.
A Curitiba Companhia de dança apresenta o espetáculo “Quando se Calam dos Anjos” no Festival de Curitiba 2017. Com coreografia de Airton Rodrigues, ex-bailarino e coreógrafo do Balé Teatro Guaíra, a montagem tem apresentações dias 8 e 9 no Teatro da Reitoria. A proposta é transportar para o palco questões cênicas e dramatúrgicas que realçam um universo pós-moderno virtual no qual vários encontros são marcados pelo descaso do outro ou até mesmo pela falência do ser humano. Com recursos de jogo de luzes para dar o clima da peça, a diretora artística Nicole Vanoni diz que “a obra partiu da indignação com a indiferença frente à violência impregnada na sociedade e o sentimento de impotência que nos tira a responsabilidade por este estado das coisas. A arte não pode observar esta questão e ficar calada”. A montagem é parte do MOVVA, mostra de dança que faz sua estreia no Festival de Curitiba em 2017, com patrocínio de O Boticário. Integram o MOVVA também, os espetáculos “Protocolo Elefante”, “Transobjeto”, “Para Que O Céu Não Caia”, Olympia e O Que Podemos Dizer do Pierre”.
“Farinha com Açúcar ou Sobre a Sustança de Meninos e Homens” é a materialidade cênica e poética que o dramaturgo, ator e diretor Jé Oliveira (Coletivo Negro) escolheu para formalizar sua investigação sobre a construção da masculinidade negra periférica. O espetáculo estreia em Curitiba nos dias 8 e 9 de abril, no Sesc da Esquina, no 26.º Festival de Curitiba. Jé Oliveira, que idealizou a peça, também atua, dirige e é acompanhado por cinco músicos que apoiam a narrativa baseada em entrevistas com 12 homens negros da periferia paulista durante um ano. “Esse espetáculo é uma intenção sobre a vida, é uma afirmação da existência mesmo sob os escombros. Os encontros que tive com cada entrevistado foram de vida que pulsa e espero ter traduzido um pouco disso na encenação e trajetória da obra”, explica Oliveira. Paisagens sonoras e imagéticas se materializam por meio do ato de contar, expor, refletir e dialetizar a experiência de ser negro na urbanidade.
Dentro da programação do Interlocuções o artista Wagner Schwartz dará uma oficina grátis no Sesc Paço da Liberdade, nos dias 7, 8 e 9 de abril, a partir do material do seu espetáculo “Transobjeto”, integrante da Mostra do Festival de Curitiba. As inscrições para as oficinas devem ser feitas pelo e-mail oficinas@festivaldecuritiba.com.br. Na “Transoficina: If you hold a stone” (trans, como em “trânsito”), cada movimento e cada gesto dos artistas que fizeram parte do imaginário de Transobjeto será discutido com amor e humor, tema que abre o Primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade. O “Interlocuções” é um recorte da Mostra do Festival de Curitiba com encontros, palestras, debates e oficinas gratuitas. A programação vai de 30 de março a 9 de abril.
Coelho Branco, Rainha de Copas, Chapeleiro Maluco, Lebre de Março são os personagens do famoso romance de Lewis Carrol “Alice no País das Maravilhas”, que chegam no Fringe do 26.º Festival de Curitiba. “Alice, Uma Quase Ópera Punk-Rock Contemporânea” é um espetáculo feito por jovens para jovens. São vinte e cinco atores da “Cia Poéticas da Cena Contemporânea” (ES), em uma linguagem ousada e híbrida, que lança mão de projeções, multiplicação de personagens e performatividade, além de uma trilha sonora marcante. São muitas as questões que “Alice” suscita na formação de um jovem. Entre elas, a perspectiva de encontrar um lugar em um mundo que, muitas vezes, nos parece inóspito. A protagonista é uma garota que enfrenta esta questão com coragem e determinação, não se acanhando frente à estranheza de seus personagens e gratuidade de certas relações sociais. 01/4 às 19h e 02/04 as 10h. Teatro Cleon Jacques.
O Fringe, mostra sem curadoria do Festival de Curitiba e, portanto, com participação livre, tem este ano 11 mostras especiais, organizadas pelos próprios participantes. Uma delas comemora os 10 anos do grupo In-Cena de Teatro. A mostra “Minas São Várias, Mucuri em Cena” traz o trabalho da primeira companhia profissional do Vale do Mucuri/MG. O grupo conquistou destaque ao longo de uma década como formador de jovens no universo artístico e realizador do FESTTO (Festival Internacional de Teatro de Teófilo Otoni/MG).
Em 2017, a Curitiba Mostra chega a sua segunda edição no Festival de Curitiba e reúne trabalhos autorais de artistas da cidade através de criações compartilhadas em cinco espetáculos inéditos.Na programação está o Curitiba Urge, que vai de 1 a 9 de abril, sempre às 19h. Afim de abrir mais espaço para que artistas da cidade possam mostrar seus trabalhos, foi criado o Curitiba Urge, buscando ampliar vozes e reflexões sobre o momento que vivemos. Aberto a manifestações heterogêneas de shows musicais, manifestos, performances, leituras, pequenas cenas e outras ações artísticas a serem apresentadas na área externa do Teatro José Maria Santos. A programação já conta com a exibição de “Pássaros Ruins”, vídeos de poetas de Curitiba. As inscrições das propostas estão livres aos interessados. Participe do Curitiba Urge. Inscreva seu trabalho pelo e-mail: espacocenicocuritiba@gmail.com. Atenção, o local de realização da II Curitiba Mostra é o Teatro José Maria Santos, R. Treze de Maio, 655 – São Francisco.
Interpretado pelo comediante argentino Victor Tomate Avalos, o Palhaço Tomate será uma das atrações do MishMash 2017, mostra do Festival de Curitiba que vai acontecer nos dias 08 e 09 de abril no ParkCultural do ParkShoppingBarigüi. Internacionalmente conhecido pela sua arte com balões, O Palhaço Tomate promete, por meio de linguagem simples e interação como público, construir um polvo gigante. O MishMash é a mostra de variedades do Festival de Curitiba, com atrações circenses, musicais, de teatro e muito mais, diversidade que a torna interessante para toda a família.
Os ingressos para Os Vilões de Shakespeare, com Marcelo Serrado, nos dias 1º e 2 de abril acabaram. As das primeiras sessões dos dias 31 de março e 1º de abril do Risorama também (já foram abertas sessões extras). Neste momento, outros espetáculos estão quase lotados: a noite de 29 de março do Risorama com Rafael Portugal, do Porta dos Fundos, a apresentação de Blank, com Du Moscovis, no dia 31 de março, as apresentações de Macumba: Uma Gira Sobre Poder (3, 4 e 5 de abril).
A programação completa do Festival de Curitiba e informações das vendas de ingressos você pode conferir aqui.
Foto: Marta Azevedo

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.