A 25ª edição do Festival de Curitiba está chegando! Para você se preparar para o evento, que começa no dia 23 de março, o Curitiba Cult, junto com o Festival, vai trazer para você as notícias mais frescas. Vem com a gente porque faltam apenas 04 dias!

Dalton Cabaré

Textos do curitibano Dalton Trevisan, um dos maiores contistas brasileiros, serão levados ao palco na Curitiba Mostra, evento que faz parte da Mostra 2016 do Festival de Curitiba. Com direção de Nena Inoue, o espetáculo “Dalton Cabaré” tem ambientação de cabaré/inferninho e traz os temas clássicos do vampiro: sexo, família, violência, a mesquinha sociedade curitibana, a crítica ácida e humorada a Curitiba e a autocrítica do próprio autor. A proposta da “Curitiba Mostra” é jogar luzes na produção teatral da cidade, por meio de textos de alguns de seus melhores autores. Com ela, o Espaço Cênico amplia seu projeto original, convidando a companhia brasileira de teatro, a Selvática Ações Artísticas e a Cia Senhas de Teatro, para também encenarem obras dos escritores Dalton Trevisan, Manoel Carlos Karam, Wilson Bueno e das autoras curitibanas Alice Ruiz, Luci Collin, Leonarda Glück e Priscila Merizzio. A curadoria da mostra, composta por dez dias de programação consecutiva, é de Nena Inoue e de Gabriel Machado e o patrocínio é do Banco do Brasil, via mecenato municipal.

Solar no Palco

Depois do sucesso no ano passado, o Festival de Curitiba repete a dose com o encontro Solar no Palco. Todos os dias de festival, imprensa, companhias de teatro – da Mostra, do Guritiba e do Fringe -, chefs do Gastronomix, artistas do MishMash e outras pessoas envolvidas com o evento se encontram às 10h no Café do Solar do Rosário para trocar ideias, dar entrevistas, fazer intercâmbio e se conhecerem. O Solar no Palco começa dia 22, excepcionalmente às 14h30. Nos demais dias, os encontros serão às 10h da manhã.

Paulo Betti na Mostra

Autobiografia Autorizada - Paulo Betti

Autobiografia Autorizada”, uma das atrações da Mostra 2016 do Festival de Curitiba, foi classificada como uma comédia dramática em “monóloco”, um trocadilho com a palavra monólogo. Com direção de Paulo Betti e de Rafael Ponzi, a montagem traz trechos da vida de Betti, que resolveu homenagear seus 40 anos de trabalho como ator, autor e diretor. No palco, ele representa, além de si mesmo, seu pai, sua mãe, sua avó e muitos outros personagens da própria vida. Segundo Betti, ao ler as anotações que fez no decorrer de quase uma vida inteira, chegou à conclusão que, o tempo todo, se preparou para revelar as extraordinárias condições que o levaram a sobreviver e a contar como isso aconteceu.

Trombone de Frutas é a salada sonora do MishMash

Uma banda multilinguagem e versátil faz a trilha do MishMash, a curitibana “Trombone de Frutas“, pelo segundo ano consecutivo. A banda faz a festa e anima ainda mais a constelação de atrações que incluem malabaristas, mágicos, palhaços, acrobatas e ventríloquos. O MishMash é a mostra de variedades do Festival de Curitiba para toda a família e todas as idades. A curadoria é de Rafael Barreiros também conhecido como o Palhaço Alípio. O evento acontece no ParkCultural, no último sábado e domingo do Festival de Curitiba, às 20h no dia 2 e às 18.

Eros Prado, do Pânico, no Risorama

O humorista Eros Prado, do Pânico, é atração do Risorama no dia 27 de março, domingo, às 19h30, no ParkCultural. Eros Prado é conhecido por seu personagem repórter inconveniente que, como o nome sugere, fazia perguntas inconvenientes, em momentos inconvenientes a personalidades.

Guri de Uruguaiana no Risorama

Guri de Uruguaiana

O humorista Guri de Uruguaiana é um sucesso da internet: seu canal do Youtube tem 20 milhões de views, sua fan page tem 1,6 milhão de likes, sua conta no Twitter tem quase 100 mil seguidores e seu blog tem 30 mil acessos mensais. Ele é uma das atrações do Risorama, a mostra de stand up comedy do Festival de Curitiba, que também traz o elenco completo do The Noite, de Danilo Gentili, o cantor e humorista cearense Falcão e outros profissionais do riso brasileiros revezando-se de 25 a 30 de março no palco do ParkCultural, sempre às 19h30. A curadoria do evento é do comediante Diogo Portugual que participa de quase todas as noites como atração. O mestre de cerimônias é, pelo terceiro ano seguido, o ator Márcio Ballas.

Denise Stoklos vai compartilhar material inédito

A artista Denise Stoklos vem sendo muito procurada para dar aulas e compartilhar sua experiência Para atender essa demanda ela está preparando um material inédito que estará, em breve, no seu site www.denisestoklos.com.br. Ela está presente na Mostra 2016 do Festival de Curitiba em” As Palavras Gestuais de Denise Stoklos”, em que lê seus principais textos, e “Vozes Dissonantes”, em que apresenta textos de artistas e intelectuais que, em algum momento, discordaram da ordem vigente.

A programação completa do Festival de Curitiba e informações das vendas de ingressos você pode conferir aqui.