A 25ª edição do Festival de Curitiba está chegando! Para você se preparar para o evento, que começa no dia 23 de março, o Curitiba Cult, junto com o Festival, vai trazer para você as notícias mais frescas. Vem com a gente porque faltam apenas 02 dias!

Atriz tenta realizar sonho de morrer em cena

Morrer em cena. Esse foi um dos pontos de partida para o início do projeto idealizado pela atriz Maria Alice Vergueiro em “Why the horse?”, espetáculo da Mostra 2016 do Festival de Curitiba. Com 80 anos, mal de Parkinson e dificuldade de locomoção, Maria Alice Vergueiro continua se desafiando e busca o novo em sua carreira com essa montagem. Em formato de happening, a montagem tem muita da sua linguagem baseada no trabalho de Alejandro Jodorowsky, uns dos cineastas contemporâneos preferidos de Maria Alice, além de fazer referência a “Fim de Partida”, texto de Samuel Beckett, um dos autores mais presentes na trajetória da musa do teatro underground brasileiro, assim como Hilda Hilst, que também aparece em “Why the horse?”.

Marcelo Marrom no Risorama

marcelo-marrom

Uma das atrações deste ano do Risorama, Marcelo Marrom, comemora a segunda edição de seu livro “Marcelo Marrom fédemais – histórias de fé e humor”: “O meu livro não traz o lado religioso, mas sim o de fé e positividade que eu trago comigo e decidi dividir com as pessoas”, diz Marrom. No teatro apresenta por todo o Brasil seu show solo, “Preto Combina com Tudo”. A mostra de stand up comedy do Festival de Curitiba, que acontece de 25 a 30 de março no palco do ParkCultural, sempre às 19h30 tem curadoria do comediante Diogo Portugual e tem como mestre de cerimônias, pelo terceiro ano seguido, o ator Márcio Ballas.

Encontro Agora Crítica Teatral

O portal Agora Crítica Teatral convida para uma roda de conversa sobre as novas fronteiras da crítica publicada na internet e o diálogo entre crítico e artista na atualidade. O evento integra as atividades de reflexão e formação de plateia do Festival de Curitiba. Será no sábado, dia 2 de abril, das 15h às 17h, no auditório do Goethe Institut (R. Reinaldino S.de Quadros, 33, Alto da XV). Participam do bate-papo a diretora do Ave Lola Espaço de Criação, Ana Rosa Tezza; Ruy Filho (revista Antropositivo e Agora); Helena Carnieri (Agora e Gazeta do Povo) e Francisco Mallmann (portal A Escotilha).

Palhaço Confuso e Coletivo Inverso no MishMash

O Palhaço Confuso ou Mr. Lauro, uma das atrações da mostra de variedades para toda a família do Festival de Curitiba – o MishMash – é dotado de habilidades circenses diversas e seu forte é a comunicação quase que inocente transmitida pelo olhar ingênuo do palhaço. Não menos diverso é o Coletivo Inverso, outra dentre as muitas atrações do MishMash: um grupo independente, resultado da união de artistas circenses de várias partes do Brasil: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Bahia e também do Chile. Em seu repertório multinacional estão técnicas circenses, de dança e teatro para criação de performances impactantes e dinâmicas. O MishMash é a mostra de variedades do Festival de Curitiba para toda a família e todas as idades. A curadoria é de Rafael Barreiros também conhecido como o Palhaço Alípio. O evento acontece no ParkCultural, no último sábado e domingo do Festival de Curitiba, às 20h no dia 2 e às 18h no dia 3.

Manoel Carlos Karam é uma das atrações da Curitiba Mostra

“Há quem diga que para Curitiba ser perfeita só falta ter mar. Há quem diga que Curitiba é tão ruim que nem ao menos tem mar. É lenda? A lenda diz que Curitiba tem apenas duas estações. Se vivesse aqui, Vivaldi teria composto o inverno e a rodoferroviária. E talvez dedicasse algumas notas de violino ao verão, que neste ano caiu numa sexta-feira”. Esse é o tipo de humor que nos traz um dos grandes escritores curitibanos que estará representado na Curitiba Mostra. A programação “Curitiba Mostra” reúne importantes nomes da literatura e do teatro curitibano nesta edição do Festival de Curitiba. Mesclando escritores, diretores, atores e demais criadores, o Espaço Cênico amplia seu projeto original, convidando a Companhia Brasileira de Teatro, a Selvática Ações Artísticas e a CiaSenhas de Teatro, para, juntos, encenarem obras dos escritores Dalton Trevisan, Manoel Carlos Karam, Wilson Bueno e das autoras curitibanas Alice Ruiz, Luci Collin, Leonarda Glück e Priscila Merizzio.

Mulheres que correm com lobos

O espetáculo “Sobre Lendas e Mulheres”, inspirado nos contos do livro “Mulheres que correm com lobos” de Clarissa Pínkola Estés, estará no Fringe do Festival de Curitiba. Ele fala de maneira leve e singela, do que habita o coração de uma mulher. Na trilha sonora, canções de Mercedes Sosa e Tarancón.

A programação completa do Festival de Curitiba e informações das vendas de ingressos você pode conferir aqui.

Foto destaque: Vivian Maia

You have Successfully Subscribed!