A Cinemateca de Curitiba exibe nos dias 4 a 12 de julho (com exceção de segunda-feira, dia 6) o Cine Tornado, com sessões às 14h, 17h e 20h. O Festival é uma continuação da 1º Mostra de Filmes Solidários. O ciclo reúne filmes de longa e curta duração, selecionados pela documentarista e antropóloga Eveline Stella de Araújo (USP/UFPR), com o objetivo de arrecadar alimentos, roupas e materiais de higiene para o Asilo do Tarumã. O ingresso pode ser adquirido com a doação de algum desses itens, que serão doados a instituição no dia 10 de julho (sábado), às 10h.

A programação atende aos seguintes eixos: exibição de filmes de acervos, estimulando a divulgação de filmes restaurados e digitalizados, contando assim um pouco da história do cinema; a difusão de produções cinematográficas decorrentes de pesquisas científicas; e a abertura de espaço às novas gerações de cineastas com o incentivo ao cine-escola, oficinas de cinema e jovens realizadores independentes.

A Mostra de Filmes Solidários surgiu com a intenção de associar ação cultural e ação social. A 1ª Edição foi realizada, em parceria com a Cinemateca de Curitiba e a Provopar, em julho de 2014, estimulando a doação de alimentos não perecível para o enfrentamento dos danos causados pelas enchentes no centro-sul do Estado do Paraná. A programação contou com a solidariedade dos diretores e realizadores de cinema, que autorizaram a exibição, tanto de ficção quanto de documentários nacionais e internacionais.