Festival celebra a inclusão com cultura, tecnologia e protagonismo PcD no Museu Oscar Niemeyer

Foto: Divulgação

Faltando duas semanas para a sua realização, o 4º Festival Inclusão em Cena já movimenta o ecossistema da inclusão em Curitiba e região. De 20 a 22 de agosto, o Museu Oscar Niemeyer (MON) será tomado por uma programação gratuita e vibrante dedicada à diversidade, acessibilidade e transformação social. Inédito no Sul do país, o Festival se consolida em 2025 como uma das mais completas plataformas de cultura, empregabilidade, tecnologia e diálogo para pessoas com deficiência e suas famílias.

O Festival reúne pessoas com e sem deficiência em um espaço plural onde a arte, o encontro e as iniciativas inclusivas ocupam o protagonismo. O encerramento no dia 22/08 será feito com o grupo Tesão Piá, do humorista Fagner Zadra, cadeirante, ativista e um dos embaixadores do Festival.

Este ano, o tema “Metamorfose” conduz as atividades do evento, que conta com atrações artísticas, painéis, oficinas, mutirão de empregabilidade, serviços públicos acessíveis e soluções tecnológicas que promovem qualidade de vida e oportunidades reais para a população com deficiência. “Mais do que um evento, o Festival é uma ação coletiva, feita com e para pessoas com deficiência. Ele reúne práticas inovadoras, dá visibilidade ao talento e propõe mudanças concretas na sociedade. É uma celebração, mas também um chamado à transformação”, destaca André Caminski, gestor do Coletivo Inclusão e um dos organizadores do evento.

SERVIÇO – FESTIVAL INCLUSÃO EM CENA 

Quando: 20 a 22 de agosto de 2025 (quarta-feira a sábado)

Onde: Museu Oscar Niemeyer | MON (R. Mal. Hermes, 999)

Programação: @coletivoinclusao

Por Sarah Zonta Tafner
07/08/2025 15h49

Artigos Relacionados

Peça com elenco de não atores faz temporada gratuita em Curitiba

Museu Oscar Niemeyer recebe grande festival de gastronomia em setembro