Fernanda Torres é indicada ao Oscar 2025 por “Ainda Estou Aqui”

Fernanda Torres. Foto: Shayan Asgharnia.
Foto: Shayan Asgharnia

A atriz Fernanda Torres foi indicada ao Oscar 2025 nesta quinta-feira (23/01). A academia norte-americana revelou a lista de filmes indicados e inclui a artista brasileira na categoria Melhor Atriz. Sua atuação por “Ainda Estou Aqui” já rendeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama no início de janeiro.

As outras atrizes indicadas foram Cynthia Erivo (“Wicked”), Demi Moore (“A Substância”), Karla Sofía Gascón (“Emilia Peréz”) e Mikey Madison (“Anora”). Fernanda Torres é a segunda atriz brasileira a ser indicada ao Oscar. A primeira foi sua mãe, Fernanda Montenegro, em 1999, pelo longa-metragem “Central do Brasil”, também dirigido por Walter Salles. Na época, o prêmio foi dado para Gwyneth Paltrow por seu papel em “Shakespeare Apaixonado”.

Conquistas

Ainda Estou Aqui” vem de uma série de conquistas. Além do Globo de Ouro em janeiro, já recebeu uma estatueta do Critics Choice Awards (EUA), e Fernanda Torres recebeu a Latino Celebration, destinado aos destaques latino-americanos da indústria. No Festival de Veneza (Itália), antes mesmo de chegar aos cinemas, foi exibido na premiação e recebeu o prêmio de Melhor Roteiro. Também recebeu o Prêmio do Público no Festival Internacional de Cinema de Vancouver (Canadá), com mais de 40 mil votos.

O filme passou mais de 10 semanas em cartaz no Brasil, assistido por mais de dois milhões de espectadores. Foi uma das maiores bilheterias no país em 2024. Fernanda Torres tem participado de uma série de programas de televisão estadunidenses promovendo o longa.

Narrativa

O longa de Walter Salles é baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, autobiografia sobre a época em que o pai, o ex-deputado Rubens Paiva, é levado por militares e desaparece. “Ainda Estou Aqui” acompanha, então, os dramas da mulher do político, Eunice Paiva, com os cinco filhos. Em meio à ditadura militar no início dos anos 1970, ela passa a buscar a verdade sobre o marido enquanto tenta esconder dos filhos todo o processo.

Por Brunow Camman
23/01/2025 10h49

Artigos Relacionados

Olhar de Cinema: Festival internacional abre inscrições para filmes

David Lynch, diretor de “Duna” e “Twin Peaks”, morre aos 78 anos