Férias em Curitiba: 07 trilhas na região para se aventurar

Trilha. Foto: Canva.
Foto: Canva

Férias e calor combinam com uma quebra na rotina, e uma boa pedida é conhecer as trilhas mais próximas. Curitiba tem um relevo ondulado propício para a prática, e os benefícios da atividade na saúde não são poucos. A ciência comprova que fazer trilhas combate a insônia, estimula a capacidade respiratória, e aumenta o fortalecimento muscular. Além disso, não há nada melhor do que superar as próprias barreiras enquanto se conecta com a natureza. Para quem está iniciando na atividade, a indicação é começar em trilhas mais tranquilas, com grau de dificuldade baixo.

Separamos 07 trilhas próximas a Curitiba para você se aventurar no verão. Confira!

Morro do Canal

Morro do Canal. Foto: Bruno Oliveira Prefeitura de Piraquara.

Morro do Canal. Foto: Bruno Oliveira Prefeitura de Piraquara.

O morro faz parte do Parque Estadual do Marumbi, e o grau de dificuldade varia entre médio a difícil, dependendo de qual caminho os visitantes optarem. Apesar da boa sinalização, ao longo do trajeto os desafios se encontram nos paredões com muitos grampos e correntes. A trilha fica em Piraquara, região metropolitana de Curitiba, e leva cerca de 2 horas para chegar ao pico. 

Pico Caratuva

Pico Caratuva. Foto: Arquivo AEN.

Pico Caratuva. Foto: Arquivo AEN.

Localizada em Campina Grande do Sul, o Pico Caratuva é a segunda maior montanha do Sul do Brasil, com 1.860 metros de altitude. A dificuldade da trilha é moderada, levando cerca de 4 horas para subir. Além disso, o caminho também dá acesso a dois outros morros emblemáticos da região: Morro do Getúlio e Pico Paraná. O local também dispõe de áreas para acampamento, sendo uma excelente opção para quem deseja contemplar o nascer do sol.

Caminho do Itupava

Caminho do Itupava. Foto: Arnaldo Alves/AEN.

Caminho do Itupava. Foto: Arnaldo Alves/AEN.

Viva uma viagem à história do Paraná através da trilha mais antiga do estado. O Caminho do Itupava foi primeiramente utilizado pelos povos originários da região, em seguida dos bandeirantes, e hoje, por aventureiros que gostam de explorar a serra do mar paranaense. O caminho, que se inicia em Quatro Barras, é repleto de cachoeiras e ruínas históricas, finalizando em Morretes. O grau de dificuldade é alto, principalmente por sua extensão, que leva cerca de 8 horas para a ida. 

Morro do Getúlio

Morro do Getúlio. Foto: Reprodução Site Aventura Curitiba.

Morro do Getúlio. Foto: Reprodução Site Aventura Curitiba.

Uma boa pedida para quem está começando, o Morro do Getúlio fica em Campina Grande do Sul e tem baixo nível de dificuldade. O local tem vista para o Rio Capivari e leva cerca de 3 horas para concluir o trajeto com 1.490 metros de altitude. 

Pico Paraná

Pico Paraná. Foto: Marina Rampim/IAT-PR.

Pico Paraná. Foto: Marina Rampim/IAT-PR.

A trilha de maior dificuldade, também é a mais majestosa da lista. O Pico Paraná se consagra como a mais alta montanha do Sul do Brasil, com 1.877 metros de altitude. O tempo de subida pode chegar em até 12 horas de caminhada, e  recomendação é para pessoas que já têm experiência prévia em trilhas, e com bom condicionamento físico. O ideal é dividir a experiência em dois dias, com a possibilidade de acampar em alguns pontos específicos do local.

Morro do Anhangava

Morro do Anhangava. Foto: José Fernando Ogura/AEN.

Morro do Anhangava. Foto: José Fernando Ogura/AEN.

Com dificuldade leve, o morro é um dos mais tranquilos pelos praticantes de trekking. A altitude do morro é de 1.420 metros, e o trajeto até o topo leva cerca de 2 horas. No local, é possível avistar belas paisagens como a Represa do Iraí com a cidade de Curitiba ao fundo.

Morro Capivari Mirim

Morro Capivari Mirim. Foto: Prefeitura de Campina Grande do Sul.

Morro Capivari Mirim. Foto: Prefeitura de Campina Grande do Sul.

Considerada uma das vistas mais bonitas, o Morro Capivari Mirim reúne paisagens como o Pico Paraná e Caratuva, ambas na Serra do Ibitiraquire. O grau de dificuldade do Capivari Mirim é moderado, com cerca de 3h30 para a chegada do pico mais alto, e fica localizado na cidade de Campina Grande do Sul.

Por Yasmin Luz
30/12/2024 09h48

Artigos Relacionados

Conheça 04 lugares para escalar indoor em Curitiba

Ano Novo em Curitiba: veja o que fazer na virada para 2025