Neste domingo, 07 de abril, mais uma edição do Festival de Curitiba chegou ao fim. No seu 32º ano, o maior evento de artes cênicas da América Latina reuniu mais de 200 mil pessoas em mostras, espetáculos, oficinas, masterclasses, lançamentos de livros e muito mais entre os dias 25 de março e 07 de abril.
Foram mais de 300 atrações espalhadas nos 50 espaços reservados para o evento e nas ruas e praças da capital paranaense. Entre as novidades presentes na programação estiveram a Mostra Surda de Teatro e a Temporada de Musicais, que além de levar de fato o festival para todos, trouxeram espetáculos inéditos para o sul do país.
Ainda neste ano, outro pilar do Festival, o Risorama completou 20 anos de história. com curadoria de Diogo Portugal, a mostra de comédia stand up lotou a casa em todos os oito dias de apresentação.
– Público de cerca de 200 mil pessoas;
– + de 300 atrações;
– + de 100 atrações gratuitas;
– + de 50 espaços/locais da cidade
– + de 55 atrações no sistema Pague Quanto Vale (Fringe);
– + de 20 toneladas de cenários e equipamentos de luz e som;
– + 2 mil empregos diretos;
– + de 1800 trabalhadores da cultura entre artistas, técnicos e produção;
– + de 20 musicais (05 na Mostra Lucia Camargo; 04 na Temporada de Musicais; 02 na Guritiba e 10 no Fringe);
– Participação de espetáculos vindos das cinco regiões do Brasil e de 12 estados (AL, DF, MT, PR, SP, MG, MA, RS, ES, SC, AC, RJ);
– Participação de companhias de quatro países: Argentina, Peru, Chile e Bolívia;
– Programação de espetáculos em cinco cidades metropolitanas: Araucária, Campo Largo, São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul e Pinhais.
– 22 espetáculos;
– 03 estreias nacionais;
– 48 sessões com ingressos esgotados;
– 05 sessões extras;
– 285 atrações;
– 39 espetáculos de rua;
– 32 espaços diversos no circuito independente – de grandes teatros a estúdios de companhias locais;
– 12 instituições sociais atendidas pelo Guritiba
– 3.500 mil espectadores no Guritiba
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.