
A ansiedade toma conta! Faltam 5 dias para a 30ª Edição Festival de Teatro e aqui no Curitiba Cult não estamos aguentando a emoção! Enquanto o grande dia não chega, que tal ficar por dentro de tudo?
O registro dos 30 anos de história do Festival de Curitiba pelo olhar da fotógrafa Lenise Pinheiro vai ocupar 15 pontos diferentes de Curitiba durante a exposição “Viva! 30 anos por Lenise Pinheiro”, um dos destaques da programação do evento em 2022. A mais importante fotógrafa de teatro do país, ela cobriu todas as edições Festival desde 1992. Sua exposição com mais de 150 imagens estará em cartaz em vários formatos e espaços culturais ligados ao festival, em 15 pontos diferentes de Curitiba, entre os dias 29 de março e 29 de abril.
Veja o mapa dos locais de exposição e saiba tudo sobre a exposição “Viva! 30 anos por Lenise Pinheiro”.
Filho do diplomata, Mateus Solano Schenker Carneiro da Cunha cresceu em Washington, nos Estados Unidos e em Lisboa, Portugal. Foi aluno do curso O Tablado, tradicional escola de teatro estreou como ator na peça A Aurora da Minha Vida, de Naum Alves de Souza em 1996. No ano seguinte, estagiou na França, no Théâtre du Soleil. De volta ao Brasil, participou de mais de 20 peças, com destaque para o Hamlet, em 2009, espetáculo dirigido por Aderbal Freire-Filho em que atuou ao lado de Wagner Moura. Após uma longa carreira de sucesso na TV e no Cinema, Solano chega ao 30.º Festival de Curitiba com um verdadeiro blockbuster do teatro nacional: O Mistério de Irma Vap.
Saiba tudo sobre a peça.
Nascido como Festival de Teatro de Curitiba, em 1992, o maior festival de artes cênicas da América latina começou acelerando. A primeira edição, além de provocar a construção da Ópera de Arame, trouxe uma seleção com os grupos e criadores mais importantes do teatro brasileiro naquele momento. Confira abaixo a lista das primeiras atrações do FTC 92:
1) Sonho de Um Noite de Verão, dir. Cacá Rosset, Grupo Ornitorrinco
2) Romeu e Julieta, dir. Moacyr Goés, Cia. De Encenação Teatral
3) ARN, Cia Intrépida Trupe
4) O Cobrador, dir. Beth Lopes, Cia de Teatro em Quadrinhos
5) A Comédia da Esposa Muda/Corra Enquanto é Tempo, Grupo Galpão
6) Brincante/ Figural, dir. Romero Andrade Lima, com Antônio Nobrega
7) Nova Velha História, dir. Antunes Filho, Grupo Macunaíma
8) A Vida É Sonho, dir. Gabriel Villela, com Regina Duarte
9) A Bao A Qu, dir. Enrique Diaz, com Bel Garcia e Alexandre Akerman
10) As Boas, dir José Celso Martinez Corrêa
11) Mega – Mix, dir Osvaldo Gabrieli, Grupo XTPO
12) Tango Varsoviano, dir. Alberto Felix, grupo Teatro Del Sur
13) The Flash And Crash Days, dir. Gerald Thomas, com Fernanda Torres e Fernanda Montenegro
14) Caim, dir. Édson Bueno, Grupo Papa Brazilis
Confira um arquivo com o histórico de 30 anos do Festival de Curitiba.
Com texto do dramaturgo Roberto Inocente (falecido em abril de 2021, vítima da Covid), composição e direção musical do maestro Alessandro Sangiorgi, e direção artística de Nena Inoue e Mauricio Vogue, o musical “Roberta, uma Ópera Rock” fará sua estreia nacional na programação do Festival na Rua. A trama é sobre um grupo de jovens em busca de respostas para seus dilemas. Uma tragédia contemporânea que fala de amor, drogas e juventude, ao misturar Ópera Clássica e Rock’n’Roll. Saiba mais sobre a peça aqui.
O Circuito Espaço Aberto divulga espetáculos com programação independente, promovidos e produzidos por companhias e espaços artísticos da Grande Curitiba que já elaboram arte durante o ano todo e que, durante o Festival de Curitiba, disponibilizam suas produções. A programação completa você confere aqui.
Preparamos uma playlist com as canções e temas que fazem parte das trilhas das peças Abjeto – Sujeito: A Hora da Estrela e Parlapatões Revistam Angeli. Tem Elis Regina, Chico César, Titãs e Jackson do Pandeiro.
Dá o play aí!
A coreógrafa Deborah Colker fala sobre o Festival de Curitiba.

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.