A 5ª edição do Olhar de Cinema – Festival de Cinema começa em poucos dias. Até lá, o Curitiba Cult acompanha a contagem regressiva divulgando para você as novidades dessa edição. Hoje trazemos informações sobre os Júris escolhidos para as mostras competitiva do evento (Troféu Olhar, Prêmio Novo Olhar).
Daniel Queiroz
Nascido em Belo Horizonte, foi programador do Cine Humberto Mauro, Diretor de Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e coordenador de programação do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. Desde 2012 é programador do Cine 104 e, desde 2013, curador do festival Semana dos Realizadores.
Andrea Stavenhagen
Após trabalhar na direção de curtas-metragens do IMCINE e ser vice diretora do Centro Capacitación Cinematográfica (México), dirigiu o Encontro Iberoamericano de Co produção e outras atividades de indústria do Festival de Guadalajara. Co dirigiu o Morelia Lab, iniciativa fundamental para a formação de produtores. Atualmente é delegada para a América Latina do Festival de San Sebastián e coordenadora das atividades profissionais do festival de Morelia e colaboradora do festival de Sarajevo.
John Campos Gómez
Como programador independente realiza mostras temáticas em centros culturais e universitários do Peru e em festivais internacionais como o BAFICI (Argentina), Radical (Bolívia), FICValdivia (Chile). Escreve sobre cinema no site argentino OtrosCines.com, no qual é editor do blog OtrosCines/Perú. É colunista da revista Cinéfilo (Córdoba, Argentina). É programador do FICValdivia (Chile) e diretor do TRANSCINEMA, Festival Internacional de Cine (Peru).
Dennis Lim
É diretor de programação do Film Society of Lincoln Center. Ele tem escrito para diversas publicações incluindo The New York Times, Artforum, Cinema Scope e The Village Voice. Ele é o autor da biografia de David Lynch: The Man From Another Place (2015). Ele lecionou em Harvard, New York University e na New School.
Eduardo Valente
Assessor internacional na ANCINE entre 2011 e 2016, é formado em cinema pela UFF, com mestrado na USP. Cineasta, crítico e curador de festivais de cinema. Dirigiu três curtas e um longa, todos exibidos em diferentes mostras do Festival de Cannes; foi editor das revistas virtuais Contracampo e Cinética; e fundador da Semana dos Realizadores.
Boris Nelepo
É crítico de cinema e programador de festivais. Ele pro He programou diversos festivais e retrospectivas de Želimir Žilnik, Peter von Bagh, Marlen Khutsiev, Bela Tarr, Pierre Léon, Philippe Garrel e Seijun Suzuki (Moscou). Boris tem escrito para várias publicações russas e internacionais como: Trafic (França), MUBI (EUA), Cinema Scope (Canadá), Libération (França), Lumière (Espanha), Moving Image Source (EUA). Ele é consultor para o festival de Locarno.
Cecilia Barrionuevo
Desde 2010 até o presente, ela tem atuado como programadora do Festival Internacional de Cinema Mar de Plata. Ela tem colaborado como programadora convidada para outros festivais de cinema e museus. Ela é co-editora da publicação Las Naves Cine. Ela tem colaborado como escritora em diversas publicações culturais, participou em discussões em mesas redondas e como jurista em festivais de cinema internacionais. Ela tem um mestrado em Direção Criativa de Documentário. Em 2013, ela foi bolsista na Flaherty Film Seminar NY.
Paul Dallas
Paul Dallas é escritor, produtor e jornalista. Seus escritos foram publicados no Artforum, BOMB, Cinema Scope, Extra Extra, Film Comment, Filmmaker Magazine, Indiewire e Interview Magazine. Ele foi curador de cinema para a Universidade de Columbia, Museu Guggenheim e Union Docs. Recentemente, ele trabalhou no novo drama de Michael Almereyda “Marjorie Prime”. Atualmente, ele está desenvolvendo vários projetos de longa metragem com o diretor Frédéric Tcheng. Paul é graduado pela Cooper Union em Nova York.
Anette Dujisin
Com uma trajetória em História Contemporânea, Anette começou a trabalhar como assistente de direção para o cineasta independente italiano Corso Salani, uma colaboração que durou quase 10 anos. Em seguida, ela atuou em festivais de cinema. Ela é programadora da Semana da Crítica de Veneza e coordenadora de eventos para o fórum de coprodução When East Meest West no Trieste Film Festival e programadora na Festa do Cinema Italiano em países Lusófonos.
Para conferir a programação completa do 5º Olhar de Cinema, clique aqui.
Onde: Shopping Crystal (Espaço Itaú de Cinema) – Rua Comendador Araújo, 731 – Batel. E no Shopping Novo Batel – Alameda Dom Pedro II, 255 – Batel
Quando: de 8 a 16 de junho
Quanto: R$8,00 e R$4,00 (meia)
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Kasa Branza, dirigido e roteirizado por Luciano Vidigal, conta a história de Dé (Big Jaum), Adrianim (Diego Francisco) e Martins (Ramon Francisco), três adolescentes negros que vivem na periferia da Chatuba, em Mesquista, no Rio de Janeiro. O filme apresenta a relação de cuidado e amor entre Dé e sua avó Dona Almerinda. Sem nenhuma estrutura familiar, o rapaz é o único encarregado de cuidar da idosa, que vive com Alzheimer, e da subsistência dos dois. Vivendo sob o peso dos aluguéis atrasados e do preço dos medicamentos da avó, um dia, Dé recebe a triste notícia de que Dona Almerinda está em fase terminal da doença. O jovem, então, decide aproveitar os últimos dias da vida dela junto com os seus outros dois melhores amigos.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em Paddington – Uma Aventura na Floresta, o adorável urso Paddington retorna ao Peru para visitar sua querida Tia Lucy, acompanhado pela família Brown. A viagem, que promete ser uma reunião afetuosa, logo se transforma em uma jornada cheia de surpresas e mistérios a serem resolvidos. Enquanto explora a floresta amazônica, Paddington e seus amigos encontram uma variedade de desafios inesperados e se deparam com a deslumbrante biodiversidade do local. Além de garantir muita diversão para o público, o filme aborda temas de amizade e coragem, proporcionando uma experiência emocionante para toda a família. Bruno Gagliasso, mais uma vez, empresta sua voz ao personagem na versão brasileira, adicionando um toque especial ao carismático urso. Com estreia marcada para 16 de janeiro, o longa promete encantar as crianças nas férias e já conquistou o público com um trailer inédito que antecipa as aventuras que aguardam Paddington e a família Brown no coração da Amazônia.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Uma missão importante é comprometida por um passageiro indesejado num avião a mais de 3000 mil metros de altura. Em Ameaça no Ar, um piloto (Mark Wahlberg) é responsável por transportar uma profissional da Força Aérea que acompanha um depoente até seu julgamento. Ele é uma testemunha chave num caso contra uma família de mafiosos. À medida que atravessam o Alasca, a viagem se torna um pesadelo e a tensão aumenta quando nem todos a bordo são quem dizem ser. Com os planos comprometidos e as coisas fora do controle, o avião fica no ar sem coordenadas, testando os limites dos três passageiros. Será que eles conseguirão sair vivos dessa armadilha?
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em Anora, longa dirigido e escrito por Sean Baker, acompanhamos a jovem Anora (Mikey Madison), uma trabalhadora do sexo da região do Brooklyn, nos Estados Unidos. Em uma noite aparentemente normal de mais um dia de trabalho, a garota descobre que pode ter tirado a sorte grande, uma oportunidade de mudar seu destino: ela acredita ter encontrado o seu verdadeiro amor após se casar impulsivamente com o filho de um oligarca, o herdeiro russo Ivan (Mark Eidelshtein). Não demora muito para que a notícia se espalhe pela Rússia e logo o seu conto de fadas é ameaçado quando os pais de Ivan entram em cena, desaprovando totalmente o casamento. A história que ambos construíram é ameaçada e os dois decidem em comum acordo por findar o casamento. Mas será que para sempre?
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
O papa está morto e agora é preciso reunir o colégio de cardeais para decidir quem será o novo pontífice. Em Conclave, acompanhamos um dos eventos mais secretos do mundo: a escolha de um novo Papa. Lawrence (Ralph Fiennes), conhecido também como Cardeal Lomeli, é o encarregado de executar essa reunião confidencial após a morte inesperada do amado e atual pontífice. Sem entender o motivo, Lawrence foi escolhido a dedo para conduzir o conclave como última ordem do papa antes de morrer. Assim sendo, os líderes mais poderosos da Igreja Católica vindos do mundo todo se reúnem nos corredores do Vaticano para participar da seleção e deliberar suas opções, cada um com seus próprios interesses. Lawrence, então, acaba no centro de uma conspiração e descobre um segredo do falecido pontífice que pode abalar os próprios alicerces da Igreja. Em jogo, estão não só a fé, mas os próprios alicerces da instituição diante de uma série de reviravoltas que tomam conta dessa assembleia sigilosa.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em 12.12: O Dia, o assassinato da maior autoridade da Coreia do Sul causa um caos político sem precedentes. O ano é 1979 e, após a morte do presidente Park, a lei marcial é decretada, dando abertura para um golpe de estado liderado pelo Comandante de Segurança da Defesa, Chun Doo-gwang (Hwang Jung-min), e seus oficiais. Ao mesmo tempo, o Comandante da Defesa da Capital, Lee Tae-shin (Jung Woo-sung), acredita que os militares não devem tomar decisões políticas e, por isso, tenta impedir com os planos golpistas. Em um país em crise, diferentes forças com interesses diversos entram em conflito nesse filme baseado no evento real que acometeu a Coreia do Sul no final da década de 70.
Data de lançamento: 23 de janeiro