A 5ª edição do Olhar de Cinema – Festival de Cinema começa em poucos dias. Até lá, o Curitiba Cult acompanha a contagem regressiva divulgando para você as novidades dessa edição. Hoje trazemos informações sobre os Júris escolhidos para as mostras competitiva do evento (Troféu Olhar, Prêmio Novo Olhar).

JÚRI TROFÉU OLHAR (ENTREGUE A LONGAS E CURTAS BRASILEIROS)

Daniel Queiroz

Nascido em Belo Horizonte, foi programador do Cine Humberto Mauro, Diretor de Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e coordenador de programação do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. Desde 2012 é programador do Cine 104 e, desde 2013, curador do festival Semana dos Realizadores.

Andrea Stavenhagen

Após trabalhar na direção de curtas-metragens do IMCINE e ser vice diretora do Centro Capacitación Cinematográfica (México), dirigiu o Encontro Iberoamericano de Co produção e outras atividades de indústria do Festival de Guadalajara. Co dirigiu o Morelia Lab, iniciativa fundamental para a formação de produtores. Atualmente é delegada para a América Latina do Festival de San Sebastián e coordenadora das atividades profissionais do festival de Morelia e colaboradora do festival de Sarajevo.

John Campos Gómez

Como programador independente realiza mostras temáticas em centros culturais e universitários do Peru e em festivais internacionais como o BAFICI (Argentina), Radical (Bolívia), FICValdivia (Chile). Escreve sobre cinema no site argentino OtrosCines.com, no qual é editor do blog OtrosCines/Perú. É colunista da revista Cinéfilo (Córdoba, Argentina). É programador do FICValdivia (Chile) e diretor do TRANSCINEMA, Festival Internacional de Cine (Peru).

JÚRI PRÊMIO NOVO OLHAR (MELHOR FILME DA MOSTRA NOVOS OLHARES)

Dennis Lim

É diretor de programação do Film Society of Lincoln Center. Ele tem escrito para diversas publicações incluindo The New York Times, Artforum, Cinema Scope e The Village Voice. Ele é o autor da biografia de David Lynch: The Man From Another Place (2015). Ele lecionou em Harvard, New York University e na New School.

Eduardo Valente

Assessor internacional na ANCINE entre 2011 e 2016, é formado em cinema pela UFF, com mestrado na USP. Cineasta, crítico e curador de festivais de cinema. Dirigiu três curtas e um longa, todos exibidos em diferentes mostras do Festival de Cannes; foi editor das revistas virtuais Contracampo e Cinética; e fundador da Semana dos Realizadores.

Boris Nelepo

É crítico de cinema e programador de festivais. Ele pro He programou diversos festivais e retrospectivas de Želimir Žilnik, Peter von Bagh, Marlen Khutsiev, Bela Tarr, Pierre Léon, Philippe Garrel e Seijun Suzuki (Moscou). Boris tem escrito para várias publicações russas e internacionais como: Trafic (França), MUBI (EUA), Cinema Scope (Canadá), Libération (França), Lumière (Espanha), Moving Image Source (EUA). Ele é consultor para o festival de Locarno.

Imagem de "Zud", um filme alemão/polonês dirigido por Marta Minorowicz. O longa faz parte da Mostra Novos Olhares.

Imagem de “Zud”, um filme alemão/polonês dirigido por Marta Minorowicz. O longa faz parte da Mostra Novos Olhares.

JÚRI MOSTRA COMPETITIVA (3 PRÊMIOS PARA LONGA-METRAGENS E 1 PRÊMIO PARA CURTA-METRAGENS)

Cecilia Barrionuevo

Desde 2010 até o presente, ela tem atuado como programadora do Festival Internacional de Cinema Mar de Plata. Ela tem colaborado como programadora convidada para outros festivais de cinema e museus. Ela é co-editora da publicação Las Naves Cine. Ela tem colaborado como escritora em diversas publicações culturais, participou em discussões em mesas redondas e como jurista em festivais de cinema internacionais. Ela tem um mestrado em Direção Criativa de Documentário. Em 2013, ela foi bolsista na Flaherty Film Seminar NY.

Paul Dallas

Paul Dallas é escritor, produtor e jornalista. Seus escritos foram publicados no Artforum, BOMB, Cinema Scope, Extra Extra, Film Comment, Filmmaker Magazine, Indiewire e Interview Magazine. Ele foi curador de cinema para a Universidade de Columbia, Museu Guggenheim e Union Docs. Recentemente, ele trabalhou no novo drama de Michael Almereyda “Marjorie Prime”. Atualmente, ele está desenvolvendo vários projetos de longa­ metragem com o diretor Frédéric Tcheng. Paul é graduado pela Cooper Union em Nova York.

Anette Dujisin

Com uma trajetória em História Contemporânea, Anette começou a trabalhar como assistente de direção para o cineasta independente italiano Corso Salani, uma colaboração que durou quase 10 anos. Em seguida, ela atuou em festivais de cinema. Ela é programadora da Semana da Crítica de Veneza e coordenadora de eventos para o fórum de co­produção When East Meest West no Trieste Film Festival e programadora na Festa do Cinema Italiano em países Lusófonos.

"Pequenas Histórias Sobre O Mundo Antes de Dormir" é um curta da Bélgica dirigido por Maxime Coton. O filme concorre ao prêmio na Mostra Competitiva.

“Pequenas Histórias Sobre O Mundo Antes de Dormir” é um curta da Bélgica dirigido por Maxime Coton. O filme concorre ao prêmio na Mostra Competitiva.

Para conferir a programação completa do 5º Olhar de Cinema, clique aqui.

SERVIÇO – 5º OLHAR DE CINEMA – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA

Onde: Shopping Crystal (Espaço Itaú de Cinema) – Rua Comendador Araújo, 731 – Batel. E no Shopping Novo Batel – Alameda Dom Pedro II, 255 – Batel

Quando: de 8 a 16 de junho

Quanto: R$8,00 e R$4,00 (meia)