A 5ª edição do Olhar de Cinema – Festival de Cinema começa em poucos dias. Até lá, o Curitiba Cult acompanha a contagem regressiva divulgando para você as novidades dessa edição. O Festival, além de receber filmes de diversas partes do mundo, apresenta também a produção cinematográfica local na Mirada Paranaense. Nessa edição, o Olhar de Cinema apresenta oito filmes dessa categoria (um longa e sete curtas). Confira:

 

A GRANDE NUVEM CINZA 

Em uma pequena cidade no sul do Brasil, Lidia passa seus dias vendo os outros trabalhando à sua volta e à noite sonha com tempos passados no cultivo do fumo, quando ainda conseguia andar. Junto com o resgate de sua história, conhecemos a vida de quatro outros plantadores de fumo. Guiados pela tradição, misticismo ou puro pragmatismo, eles vivem na linha tênue entre a luta e o amor à terra.

Direção: Marcelo Munhoz
Duração: 72 min

OS CURTAS

JOÃO & MARIA

Neste curta, o viúvo João declara sua solidão em um programa radiofônico e encontra Maria, mulher recém separada que anseia por uma nova vida a dois.

Direção: Eduardo Baggio
Duração: 20min

MMXII

Após um hiato de 12 anos a lendária Dorsal Atlântica volta com a sua formação clássica para gravar um álbum de músicas inéditas. O disco foi custeado pelos fãs através de uma campanha de financiamento coletivo. Nos últimos dias de ensaios iniciou-se a filmagem do documentário sobre a trajetória da banda. Conforme o trabalho se desenvolvia, as tensões do processo de gravação aumentavam e a presença da equipe tornava-se incômoda.

Direção: Alexander Aguiar, Frederico Neto
Duração: 18min

 

MUDEI SEU NOME E SEGUI FALANDO DELA SEM QUE VOCÊ SOUBESSE

 Camilo, como muitos imigrantes cubanos resolveu tocar sua vida longe da Ilha. Duas décadas depois de morar em Paris, Camilo decide voltar para a ilha ao contrário de muitos imigrantes, que nunca mais voltam. Pelas ruas de Havana, Camilo conta para Lázaro como estão as coisas por lá depois de todos esses anos fora.
Direção: João Solda
Duração: 17 min
Olhar de Cinema - MUDEI SEU NOME E SEGUI FALANDO DELA SEM QUE VOCE SOUBESSE

NADA MUDA ENTRE NÓS

Direção: Bruno Costa
Duração: 17min
nada muda entre nós

NOITE PÚRPURA

Enquanto uma festa de Carnaval acontece na sala, Lú entra no quarto da mãe procurando linha e agulha para costurar a alça da blusa de Tati.

Direção: Caroline Biagi
Duração: 18min
Olhar de Cinema - noite púrpura

O ÚLTIMO RETRATO

O curta “O último Retrato” (The Last Portrait), dirigido por Arthur Tuoto, narra um pouco da vida da personagem Amanda e como ela precisa lidar com a ausência de Pedro.

Direção: Arthur Tuoto
Duração: 15min
Olhar de Cinema - último retrato

PAIS AOS 15

Gerson, um adolescente de 15 anos, vive a responsabilidade de cuidar de seu irmão mais novo, Léo.

Direção: Danilo Custódio
Duração: 16min
Olhar de Cinema - pai aos 15

Para conferir a programação completa do 5º Olhar de Cinema, clique aqui.

SERVIÇO – 5º OLHAR DE CINEMA – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA

Onde: Shopping Crystal (Espaço Itaú de Cinema) – Rua Comendador Araújo, 731 – Batel. E no Shopping Novo Batel – Alameda Dom Pedro II, 255 – Batel

Quando: de 8 a 16 de junho

Quanto: R$8,00 e R$4,00 (meia)