
Mal abriu e já esgotou! A sessão extra do espetáculo AmarElo de Emicida que teve as vendas abertas ontem já está esgotada. Mas continua aqui que o Festival de Curitiba está recheado de atrações!
Este é o nome da exposição inspirada livremente na obra dos artistas plásticos Tarsila do Amaral (1886-1973) e Di Cavalcanti (1897-1976) montada na comemoração dos 100 anos da Semana de Arte Moderna, em São Paulo. De 1.º a 7 de abril, os infláveis gigantes, recriando figuras importantes da obra dos modernistas, farão parte do Festival de Curitiba, instalados na praça Santos Andrade.
Acabaram em duas horas os ingressos para balcão e plateia da sessão extra do espetáculo AmarElo, de Emicida. A sessão extra acontece dia 07 de abril, às 17h no Teatro Guaira. Saiba mais sobre AmarElo e Emicida aqui.
O Interlocuções é um evento com curadoria de Giovana Soar e Celso Curi que acontece dentro do 30.º festival de Curitiba e promove debates, oficinas, encontros, lançamento de livros, exibição de filmes e outras vivências que visam ampliar a experiência e integração entre artistas, público e atrair estudantes e grupos estimulando o pensamento sobre as artes cênicas. Toda a programação pode ser acessada aqui.
Com 48 anos no teatro, televisão e cinema, Nicole Puzzi está de volta ao 30.º Festival de Curitiba. Paranaense de Floraí, Nicole foi enfermeira e modelo antes de começar na TV Tupi em 1974 com a novela “O Machão”. Entre as décadas de 1970 e 80, foi uma das estrelas do cinema brasileiro em uma de suas fases mais populares em filmes como Ariella (1980) e O Convite ao Prazer (1980). No teatro, Nicole já trabalhou em mais de 20 peças como atriz, autora e diretora. Em 2022, Nicole Puzzi está em cena na peça Aurora, da Cia de Teatro Os Satyros, com sessões no dia 7 e 8 de abril. Saiba tudo sobre a peça Aurora aqui.
O diretor, cenógrafo e figurinista mineiro Gabriel Villela é um dos mais premiados do teatro brasileiro e estará representado no 30.º Festival de Curitiba 2022 pelo espetáculo “Cordel do Amor sem Fim – ou A Flor do Chico”, que será encenado pelo grupo “Os Geraldos”. A peça conta a história de três irmãs que vivem às margens do Rio São Francisco e traz reflexões sobre espera, tempo e amor. Com músicas tocadas e cantadas ao vivo, a obra trará canções da Música Popular Brasileira. Saiba mais sobre este espetáculo musical aqui.
Durante a programação do Interlocuções 2022, cinco palestras com grupos e criadores importantes vão debater questões de suas pesquisas e da situação do teatro contemporâneo. Vão participar o diretor e autor Gerald Thomas e os grupos Parlapatões, Magiluth, Os Fodidos Privilegiados e a Cia. Brasileira de Teatro. As palestras são gratuitas, tem mediação dos críticos Ruy Filho e Luciana Romagnolli e acontecem nos dias 30 e 31 de março e 4 e 10 de abril, no Sesc Paço da Liberdade. Confira a programação completa aqui.
É o questionário do 30.º Festival de Curitiba com 4 perguntas para atores e criadores que estão na programação do festival. O primeiro entrevistado foi o ator Luís Melo.

Data de Lançamento: 29 outubro
Em Picuí, no sertão da Paraíba, um grupo de cientistas desenvolve um experimento ousado para tentar controlar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue. Para alcançar o objetivo, eles recorrem a uma tecnologia envolvendo urânio, mas o plano foge do controle e dá início a uma ameaça de grandes proporções. Diante do risco de uma catástrofe, um pesquisador brasileiro precisa encontrar uma maneira de conter as consequências do experimento antes que elas se espalhem. Enquanto enfrenta uma corrida contra o tempo, ele descobre que impedir o desastre pode exigir decisões difíceis e colocar sua própria vida em perigo.
Quando: 29 de outubro

Data de Lançamento: 29 outubro
Fatherland acompanha a história de Thomas Mann e sua filha Erika. Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, este homem decidiu embarcar em uma emocionante viagem ao lado de sua filha em pleno auge da Guerra Fria. Explorando uma Alemanha completamente em ruínas, e um Estados Unidos dominado pelos soviéticos, ele precisou ficar 16 anos exilado no país. No entanto, ao retornar para sua casa na Alemanha, ele reencontrou muito mais do que a sua amada pátria, e sim polarizações e divisões extremas, até mesmo em sua família, que criaram feridas profundas e jamais cicatrizadas.
Quando: 29 de outubro

Data de Lançamento: 29 outubro
No Limite da Justiça conta uma história real que acompanha um agente negro do FBI (Yahya Abdul-Mateen II) quando ele precisa se juntar a Greg Scarpa (Mark Wahlberg), um poderoso assassino da máfia, para tentar investigar os assassinatos brutais contra líderes dos direitos civis no Mississippi na década de 1960. Quando a vingança começa a se confundir com a missão, eles se unem cada vez mais em uma caçada mortal. Agora, apesar de seus valores completamente divididos, eles irão entender que a lei tem limites, já eles não.
Quando: 29 de outubro

Data de Lançamento: 29 outubro
As Dez Vantagens de Morrer Depois de Você acompanha Julia (Giulia Be) e Gabi (Any Gabrielly) que, por mais que sejam amigas desde crianças, são completamente diferentes uma da outra. Gabi é uma menina cautelosa, tímida e tem medo de enfrentar novos desafios. Por outro lado, Julia é totalmente extrovertida, carismática e se joga em tudo o que a atrai. Para a surpresa das meninas, tudo está prestes a mudar quando uma mentirinha espalhada sem pretensão vira uma tragédia, resultando em um acidente de carro com a Julia. A menina precisa fazer uma cirurgia de risco e então resolveu deixar um presente para Gabi: dez cartas com dez desafios diferentes. Julia fez isso caso ela não sobreviva e a amiga precisará cumprir cada desafio, mexendo completamente com a vida de Gabi.
Quando: 29 de outubro

Data de Lançamento: 29 outubro
Nova adaptação do clássico romance de Jane Austen. Razão e Sensibilidade acompanha a família Dashwood, mais especificamente as duas irmãs Elinor and Marianne. Após a morte do patriarca, que deixou as heranças e propriedades da família para seu único filho do primeiro casamento, a viúva Sra. Dashwood e suas três filhas são deixadas sem residência fixa ou renda para sobreviver. As quatro, então, mudam-se para um chalé em Devonshire de uma prima distante que caridosamente a concede para a família. Os problemas, porém, permanecem, já que a falta de uma fortuna diminui as chances de matrimônio da romântica Marianne e
Quando: 29 de outubro

Data de Lançamento: 29 outubro
O filme 100 Dias, dirigido por Carlos Saldanha, é inspirado no livro Cem Dias entre o Céu e o Mar, de Amyr Klink, e retrata a impressionante jornada do navegador brasileiro, que se tornou a primeira pessoa a atravessar o Oceano Atlântico Sul a remo. Em 1984, Klink realizou a travessia solitária em um percurso de quase sete mil quilômetros, partindo de Lüderitz, na Namíbia, até Camaçari, na Bahia, ao longo de 100 dias, entre junho e setembro. Além de narrar a aventura épica, o filme explora camadas mais profundas, como a relação complexa de Amyr (Filipe Bragança) com sua família, especialmente com o pai, e como essa travessia pode simbolizar sua busca por autoconhecimento e superação. A obra não se limita à façanha física, mas aborda o simbolismo maior dessa jornada, revelando um aspecto psicológico e emocional que vai além do que foi descrito no livro. 100 Dias traz à tona o espírito de resiliência e coragem, ao mesmo tempo em que convida o público a refletir sobre as motivações pessoais de Amyr Klink e o impacto transformador dessa experiência única.
Quando: 29 de outubro

Data de Lançamento: 29 outubro
Em Três Horas Para Viver, uma garota de sete anos está esperando pela chegada de um fígado capaz de salvar sua vida. A carga preciosa é protegida por Hank Malone (Alan Ritchson), um entregador de alto nível. No entanto, a tarefa que parecia simples se transformou em uma perigosa missão de vida ou morte para ele quando o líder de um importante sindicato do crime passa a querer o órgão para si. Angustiado, Hank entra em um jogo de caça e fuga para entregar a encomenda a garotinha em um período de tempo menor do que 3 horas.
Quando: 29 de outubro