Aberturas de exposições movimentam as próximas semanas em Curitiba. A cidade ganha diferentes mostras, que vão de itens museológicos a obras contemporâneas, muitas delas com visitações gratuitas. Também existem mostras encerrando pela cidade nos próximos dias que valem ser visitadas. Confira o que começa e o que mais as galerias e museus da cidade têm a oferecer em julho e início de agosto.
Homenageando o centenário de morte de Franz Kafka, a Biblioteca Pública do Paraná terá uma exposição de obras inspiradas pelo escritor tcheco. “Franz Kafka: Vida, Obra e Metamorfoses” ficará de 19 de julho até 17 de agosto no hall térreo do espaço. No dia 25, às 17h30, além da exposição, o público poderá assistir uma performance de teatro e dança kafkiana que celebra a vida e os trabalhos do escritor. A Biblioteca Pública do Paraná funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h, e sábado, das 8h30 às 13h.
Onde: R. Cândido Lopes, 133.
A sexta-feira (19) marca a abertura da exposição “Nunca Será o Suficiente”, de Rafael Rodrigues, no Museu Municipal de Arte (MuMA). São seis obras, entre objetos e painéis de grande formato, com reproduções de um corpo masculino idealizado sobre as obras. Destacando a gravura como método, o artista questiona o corpo ideal e como ele é entendido dentro de conceitos como masculinidade. A exposição é aberta ao público até 25 de agosto, podendo ser vista de terça-feira a domingo, das 10h às 19h.
Onde: MuMA (Av. República Argentina, 3430).
Esculturas em cerâmica esmaltada da artista Tatiana Paz ganham a galeria do Espaço de Arte Francis Bacon. “Fractal” apresenta uma jornada pelas estruturas matemáticas chamadas fractais, que formam padrões complexos e harmoniosos. A relação desses padrões com a natureza é ponto de partida das 26 obras expostas. A mostra fica em cartaz, de forma gratuita, até 1º de agosto, de terça a sexta-feira, das 13h30 às 17h.
Onde: Espaço de Arte Francis Bacon – Ordem Rosacruz (R. Nicarágua, 2453).
Um nome importante da história da cidade, o Barão do Cerro Azul ganha exposição na cidade. Entre os dias 02 e 10 de agosto, o Grande Oriente do Brasil receberá peças emprestadas pelo Museu Paranaense que pertenceram ao Barão. Nascido em Paranaguá, Ildefonso Pereira Correia foi um dos maiores exportadores de erva-mate do país, e virou nome de uma das primeiras ruas no centro da cidade. Também protegeu Curitiba durante conflitos da Revolução Federalista. A mostra, que acontece de segunda a sábado, das 9h às 18h, tem desde retratos até a cartola que ele usou na recepção da corte em 1880.
Onde: R. Pedro Huk, 87.
Acaba em 04 de agosto a exposição “Nem Frio, Nem Calor: Apenas um Cheiro de Jasmim”, do artista e psicanalista Cayo Vieira. Usando dupla exposição num filme fotográfico, ele juntou os dias do pai no hospital com uma viagem para Morretes, cidade favorita do pai, em obras marcantes que ressignificam o luto como processos de transformação. A mostra, que teria encerrado em junho, teve grande sucesso, prorrogada até agosto. A visitação gratuita acontece de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, aos sábados, das 9h às 12h e das 13h às 18h, e aos domingos, das 12h às 18h.
Onde: Museu da Fotografia (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 533).
Obras inspiradas na vida e trabalho de Frida Kahlo podem ser apreciadas até 08 de agosto. Max Carlesso é o artista por trás de “Mexique”, que usa de pinturas e ilustrações, com bastante brilho, para ressaltar as lutas e paixões da artista mexicana. As obras estão na Galeria Camargo Arte, que abre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. A visitação é gratuita.
Onde: Galeria Camargo Arte (R. Itupava, 634).
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.