Exposições de março em Curitiba vão de pinturas a poesia

Exposição A Luz da Pandemia. Foto: Daniel Pereira.
Foto: Daniel Pereira

Diferentes linguagens fazem parte das exposições para visitar em Curitiba durante o mês de março. Novidades, mostras recém inauguradas e também atrações com últimos dias disponíveis fazem parte das opções. Artistas iniciantes, mostras coletivas e celebrações de nomes consagrados completam as pedidas para os amantes de arte na capital paranaense.

Netsuke

Exposição Netsuke Miniaturas Japonesas. Foto: Cido Marques/FCC.

Exposição Netsuke Miniaturas Japonesas. Foto: Cido Marques/FCC.

A tradição japonesa revisitada em peças de madeira faz parte da mostra “Netsuke Contemporâneo Esculpido em Madeira”. A exposição itinerante é promovida pela Fundação Japão em parceria com a Prefeitura de Curitiba, celebrando 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão. São 65 peças que resgatam uma tradição iniciada no século XVII, valorizada pelo detalhamento em pequenas obras. A entrada no Solar da Cultura é gratuita e a mostra fica em cartaz até 30 de março.

Onde: Solar da Cultura (R. Claudino dos Santos, 142).

Soma

Exposição A Luz da Pandemia. Foto: Daniel Pereira.

Exposição A Luz da Pandemia. Foto: Daniel Pereira.

A simbologia da garça é transpassada para as telas da catarinense Marcela Schmidt. A exposição “A Luz da Pandemia” traz quinze obras em acrílica sobre tela. A artista coletou relatos de pessoas sobre a pandemia e momentos difíceis pelos quais passaram, como inspiração para o trabalho. A mostra vai de 13 a 27 de maio, com entrada gratuita.

Onde: Soma Galeria (R. Mal. Jose B. Bormann, 730).

Biblioteca Pública do Paraná

Biblioteca Pública do Paraná. Foto: José Gomercindo/ANPr.

Biblioteca Pública do Paraná. Foto: José Gomercindo/ANPr.

Duas exposições começam em março na Biblioteca Pública do Paraná. “Poesias do Mundo” traz poesias de temas livres de autores brasileiros, argentinos, uruguaios, colombianos, uruguaios, porto-riquenhos e italianos. Essa mostra vai de 18 de março a 04 de abril. Já “Mulheres que Circulam Pela Cidade”, a partir de 15 de março, apresenta 48 mulheres da literatura e das artes visuais que produzem em Curitiba. As visitas são gratuitas durante o funcionamento da BPP.

Onde: R. Cândido Lopes, 133.

MAC

Mostra coletiva no Museu de Arte Contemporânea do Paraná. Foto: Anderson Tozato/SEEC.

Mostra coletiva no Museu de Arte Contemporânea do Paraná. Foto: Anderson Tozato/SEEC.

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná tem uma mostra coletiva em março. “Somos Este Tipo de Gente” reúne trabalhos de Adão, Francis Rodrigues, Hugo Mendes, Lígia Borba, Livia Fontana, Toni Graton, Glauco Menta e Vaguelis Silva. A curadoria de Emerson Persona buscou revelar a pluralidade da produção local. O acesso é gratuito, de segunda a sexta, das 8h30 às 12h, e das 13h30 às 18h.

Onde: MAC Paraná – Sede Adalice Araújo (R. Ébano Pereira, 240).

MuMA

Exposição A Pele da Pintura de Gustavo Magalhães. Foto: Rafael Dabul.

Exposição A Pele da Pintura de Gustavo Magalhães. Foto: Rafael Dabul.

Logo após encerrar a exposição “Fusão” na Caixa Cultural, Gustavo Magalhães abre nova mostra solo. “A Pele da Pintura” chega ao Museu Municipal de Arte (MuMA) no dia 15 de março. O artista usa as propriedades de secagem da tinta quando oxida e forma uma camada externa para discutir questões raciais ligadas à pele. A visitação é gratuita, de terça a domingo, das 10h às 19h.

Onde: Av. República Argentina, 3430.

Mafalda

Exposição de Edson Godinho no Café Mafalda Foto: Edson Godinho.

Exposição de Edson Godinho no Café Mafalda Foto: Edson Godinho.

O Café Mafalda tem uma área de exposição, que conta agora com obras de Edson Godinho. A mostra “Todos os meninos que amei, não cabem nesta parede!” traz ilustrações feitas em dezembro do ano passado. Os desenhos remetem a momentos de afeto com materiais que vão do tecido ao papel, com pintura traçada a canetinha.

Onde: R. Tibagi, 75.

Museu da Gravura

Solar do Barão - Museu da Fotografia e Museu da Gravura. Foto: Brunow Camman/Curitiba Cult.

Solar do Barão – Museu da Fotografia e Museu da Gravura. Foto: Brunow Camman/Curitiba Cult.

Referência na gravura paranaense, Carlos Henrique Tullio é homenageado no Museu da Gravura. Falecido no ano passado, ganhou uma exposição solo na sala Relicário. Tullio foi um importante multiartista deixando sua marca na escultura e gravura locais. A visitação é gratuita de terça a sexta, a partir das 9h, e aos sábados e domingos, a partir das 12h. Essa exposição encerra dia 30 de março.

Onde: Museu da Gravura no Solar do Barão (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 533).

“Legado”

Exposição Legado na Galeria Simões de Assis. Foto: Divulgação.

Exposição Legado na Galeria Simões de Assis. Foto: Divulgação.

O sagrado e o espiritual são registrados sob o olhar de três grandes nomes da arte baiana em “Legado”. A mostra reúne obras de Ayrson Heráclito, Emanoel Araújo e Mestre Didi, referências na iconografia das religiões afrodiaspóricas. A exposição fica em cartaz de 13 de março a 03 de maio, com entrada gratuita. A galeria abre de segunda a sábado, a partir das 10h.

Onde: Galeria Simões de Assis (Al. Dr. Carlos de Carvalho, 2173).

Bakun

Detalhe da obra Navio de Miguel Bakun. Foto: Cadi Busatto.

Detalhe da obra Navio de Miguel Bakun. Foto: Cadi Busatto.

A mostra individual “Miguel Bakun: O Olhar de Uma Coleção” estreia dia 20 de março no Museu Oscar Niemeyer. Obras do acervo do MON, boa parte inédita ao grande público, ganham a sala 11 do espaço. Imagens do cotidiano paranaense são celebradas pelo artista, do porto de Paranaguá às araucárias do interior. Bakun é considerado um dos pioneiros da Arte Moderna do Paraná.

Onde: Museu Oscar Niemeyer (R. Mal. Hermes, 999).

Por Brunow Camman
08/03/2025 09h15

Artigos Relacionados

Peça “O Divino Cabaret” retorna a Curitiba com 6 sessões gratuitas

Arena Nintendo Switch acontece de graça em Curitiba