
Diferentes linguagens fazem parte das exposições para visitar em Curitiba durante o mês de março. Novidades, mostras recém inauguradas e também atrações com últimos dias disponíveis fazem parte das opções. Artistas iniciantes, mostras coletivas e celebrações de nomes consagrados completam as pedidas para os amantes de arte na capital paranaense.

Exposição Netsuke Miniaturas Japonesas. Foto: Cido Marques/FCC.
A tradição japonesa revisitada em peças de madeira faz parte da mostra “Netsuke Contemporâneo Esculpido em Madeira”. A exposição itinerante é promovida pela Fundação Japão em parceria com a Prefeitura de Curitiba, celebrando 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão. São 65 peças que resgatam uma tradição iniciada no século XVII, valorizada pelo detalhamento em pequenas obras. A entrada no Solar da Cultura é gratuita e a mostra fica em cartaz até 30 de março.
Onde: Solar da Cultura (R. Claudino dos Santos, 142).

Exposição A Luz da Pandemia. Foto: Daniel Pereira.
A simbologia da garça é transpassada para as telas da catarinense Marcela Schmidt. A exposição “A Luz da Pandemia” traz quinze obras em acrílica sobre tela. A artista coletou relatos de pessoas sobre a pandemia e momentos difíceis pelos quais passaram, como inspiração para o trabalho. A mostra vai de 13 a 27 de maio, com entrada gratuita.
Onde: Soma Galeria (R. Mal. Jose B. Bormann, 730).

Biblioteca Pública do Paraná. Foto: José Gomercindo/ANPr.
Duas exposições começam em março na Biblioteca Pública do Paraná. “Poesias do Mundo” traz poesias de temas livres de autores brasileiros, argentinos, uruguaios, colombianos, uruguaios, porto-riquenhos e italianos. Essa mostra vai de 18 de março a 04 de abril. Já “Mulheres que Circulam Pela Cidade”, a partir de 15 de março, apresenta 48 mulheres da literatura e das artes visuais que produzem em Curitiba. As visitas são gratuitas durante o funcionamento da BPP.
Onde: R. Cândido Lopes, 133.

Mostra coletiva no Museu de Arte Contemporânea do Paraná. Foto: Anderson Tozato/SEEC.
O Museu de Arte Contemporânea do Paraná tem uma mostra coletiva em março. “Somos Este Tipo de Gente” reúne trabalhos de Adão, Francis Rodrigues, Hugo Mendes, Lígia Borba, Livia Fontana, Toni Graton, Glauco Menta e Vaguelis Silva. A curadoria de Emerson Persona buscou revelar a pluralidade da produção local. O acesso é gratuito, de segunda a sexta, das 8h30 às 12h, e das 13h30 às 18h.
Onde: MAC Paraná – Sede Adalice Araújo (R. Ébano Pereira, 240).

Exposição A Pele da Pintura de Gustavo Magalhães. Foto: Rafael Dabul.
Logo após encerrar a exposição “Fusão” na Caixa Cultural, Gustavo Magalhães abre nova mostra solo. “A Pele da Pintura” chega ao Museu Municipal de Arte (MuMA) no dia 15 de março. O artista usa as propriedades de secagem da tinta quando oxida e forma uma camada externa para discutir questões raciais ligadas à pele. A visitação é gratuita, de terça a domingo, das 10h às 19h.
Onde: Av. República Argentina, 3430.

Exposição de Edson Godinho no Café Mafalda Foto: Edson Godinho.
O Café Mafalda tem uma área de exposição, que conta agora com obras de Edson Godinho. A mostra “Todos os meninos que amei, não cabem nesta parede!” traz ilustrações feitas em dezembro do ano passado. Os desenhos remetem a momentos de afeto com materiais que vão do tecido ao papel, com pintura traçada a canetinha.
Onde: R. Tibagi, 75.

Solar do Barão – Museu da Fotografia e Museu da Gravura. Foto: Brunow Camman/Curitiba Cult.
Referência na gravura paranaense, Carlos Henrique Tullio é homenageado no Museu da Gravura. Falecido no ano passado, ganhou uma exposição solo na sala Relicário. Tullio foi um importante multiartista deixando sua marca na escultura e gravura locais. A visitação é gratuita de terça a sexta, a partir das 9h, e aos sábados e domingos, a partir das 12h. Essa exposição encerra dia 30 de março.
Onde: Museu da Gravura no Solar do Barão (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 533).

Exposição Legado na Galeria Simões de Assis. Foto: Divulgação.
O sagrado e o espiritual são registrados sob o olhar de três grandes nomes da arte baiana em “Legado”. A mostra reúne obras de Ayrson Heráclito, Emanoel Araújo e Mestre Didi, referências na iconografia das religiões afrodiaspóricas. A exposição fica em cartaz de 13 de março a 03 de maio, com entrada gratuita. A galeria abre de segunda a sábado, a partir das 10h.
Onde: Galeria Simões de Assis (Al. Dr. Carlos de Carvalho, 2173).

Detalhe da obra Navio de Miguel Bakun. Foto: Cadi Busatto.
A mostra individual “Miguel Bakun: O Olhar de Uma Coleção” estreia dia 20 de março no Museu Oscar Niemeyer. Obras do acervo do MON, boa parte inédita ao grande público, ganham a sala 11 do espaço. Imagens do cotidiano paranaense são celebradas pelo artista, do porto de Paranaguá às araucárias do interior. Bakun é considerado um dos pioneiros da Arte Moderna do Paraná.
Onde: Museu Oscar Niemeyer (R. Mal. Hermes, 999).

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.