Todos a bordo! A Rua da Cidadania Santa Felicidade recebe a exposição “O Transporte Coletivo de Curitiba, 133 anos de história” onde os visitantes podem conhecer a história do transporte da cidade desde as viagens feitas em carroças pelos imigrantes italianos até a modernidade dos ônibus que circulam atualmente com tecnologia embarcada, conforto e sustentabilidade.
Foram reunidos doze painéis com fotografias históricas de cenas do trânsito e dos transportes coletivos da cidade, desde novembro de 1887 até hoje, com o intuito de preservar a memória do transporte coletivo na cidade que é referência em inovação. A exposição é gratuita e aberta ao público. Os interessados podem conferir a mostra de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, até o dia 15 de outubro.
Painéis
Produzidos em 2020, pela Fundação Cultural de Curitiba, os painéis estavam anteriormente expostos na Casa da Memória e foram levados à Rua da Cidadania de Santa Felicidade para descentralizar o acervo e estimular a visitação dos moradores dos doze bairros que formam a regional.
“Somos muitos os netos e bisnetos de homens e mulheres que deixaram suas terras na Itália para começar uma nova vida por aqui. Gente que colaborou na construção de Curitiba, que circulou no lombo de animais e hoje acompanham a inovação do nosso transporte que é referência para o mundo”, diz a servidora municipal do núcleo da Fundação Cultural de Curitiba em Santa Felicidade, Roseleide Francesquini, neta de imigrantes italianos.
A sala de exposição fica no andar térreo da Rua da Cidadania, a poucos metros do terminal de ônibus de Santa Felicidade, um dos 23 da cidade, que foi implantado em 1992 e por onde circulam atualmente cerca de 28 mil passageiros. Pelo terminal circulam 23 linhas entre as diretas, interbairros, troncal, alimentador e metropolitano.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.