Exposição internacional no MON e outras novidades em maio em Curitiba

Exposição “Veemente” de Gabriel de la Mora. Foto: Divulgação MON.
Foto: Divulgação MON

Museus e espaços de exposições de arte ganham diversas novidades para maio em Curitiba. A capital paranaense recebe de fotografias a artes visuais variadas, com lançamentos que incluem até artistas internacionais. Outras mostras iniciadas anteriormente continuam em exibição, ampliando as opções de visitação.

“Veemente” no MON

Exposição “Veemente” de Gabriel de la Mora. Foto: Divulgação MON.

Exposição “Veemente” de Gabriel de la Mora. Foto: Divulgação MON.

A partir do dia 08 de maio, a Sala 1 do Museu Oscar Niemeyer recebe a exposição “Veemente” do artista mexicano Gabriel de La Mora. Serão 77 obras, passando por telas com técnicas mistas, esculturas e instalações, que abarcam uma produção entre 2000 e 2025. O conceito de ready-made está presente nos trabalhos, trazendo objetos encontrados transformados em matéria-prima, ressignificando formas e imagens. La Mora usa desde cascas de ovo e fragmentos de espelhos até fios de cabelo nas composições. “À primeira vista, suas obras podem parecer abstratas, com caráter escultórico ou até minimalista. No entanto, um olhar mais atento revela que nada é o que parece ser”, comenta o curador Marcello Dantas.

Onde: Museu Oscar Niemeyer (R. Mal. Hermes, 999).

“Existência”

Ana Lecticia Mansur. Foto: Manoel Guimarães.

Ana Lecticia Mansur. Foto: Manoel Guimarães.

A exposição individual de Ana Lecticia Mansur acontece no Museu Guido Viaro até 14 de junho. “Existência” traz a artista plástica em um momento de maturidade, em obras que apresentam uma poética visual de camadas simbólicas. Ana Lecticia traz temas como feminino e essência da existência humana em seus trabalhos. A curadoria é assinada por Carla Schwab, e a visitação é gratuita.

Onde: Museu Guido Viaro (R. XV de Novembro, 1348).

Projeto Cárcere

Exposição Desse Lado do Muro. Foto: Thiago Dezan.

Exposição Desse Lado do Muro. Foto: Thiago Dezan.

A mostra de fotografia e instalações “Desse Lado do Muro” estreou em 01 de maio no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR). A exposição faz parte do Projeto Cárcere e ressignifica o novo espaço do museu, antigo centro de triagem. São imagens feitas em 18 presídios de sete países da América Latina, pelo fotógrafo Erick Dau, que questionam o sistema carcerário. A visitação gratuita acontece em grupos de 30 pessoas em três horários determinados: 11h, 14h e 16h, que podem ser agendados pelo perfil do museu.

Onde: MIS-PR / Antigo Centro de Triagem (R. Barão do Rio Branco, 395).

Jogo digital

Exposição Contém Ingredientes de Verdade no MuMA. Foto: Divulgação.

Exposição Contém Ingredientes de Verdade no MuMA. Foto: Divulgação.

A partir de 17 de maio, Centro de Arte Digital do MuMA (Museu Municipal de Arte de Curitiba) recebe uma nova exposição. “Contém Ingredientes de Verdade” reúne obras de Estelle Flores. As imagens exploram o universo dos games como ferramenta criativa, usando cidades virtuais como discussão sobre fronteiras do real e do imaginário. A enteada é gratuita e a mostra vai até 26 de julho.

Onde: Centro de Arte Digital do MuMA (R. República Argentina, 3430).

Biblioteca Pública do Paraná

Biblioteca Pública do Paraná. Foto: Bianca Weiss.

Biblioteca Pública do Paraná. Foto: Bianca Weiss.

Uma mostra gratuita acontece na Biblioteca Pública do Paraná, a partir de 19 de maio. “Onde Os Sonhos Dormitam” reúne obras dos artistas José Marafigo e Suzana Barão. Essa exibição terá acessibilidade em braile, audiodescrição de QR Code e é aberta a interação. Pode-se visitar a obra de forma gratuita no hall térreo da Biblioteca.

Onde: R. Cândido Lopes, 133.

Caixa Cultural

Exposição Nelson Leirner Parque de Diversões na Caixa Cultural. Foto: Brunow Camman/Curitiba Cult.

Exposição Nelson Leirner Parque de Diversões na Caixa Cultural. Foto: Brunow Camman/Curitiba Cult.

Duas exposições continuam abertas para visitação na Caixa Cultural. Ciça Tucunduva tem a exibição solo de “Matéria ao Redor” com trabalhos que experimentam diferentes formas, texturas e espaços, relacionando pintura e natureza. Já “Nelson Leirner: Parque de Diversões” tem mais de 70 obras de um grande nome da arte brasileira, misturando humor e crítica social. Ambas as mostras têm visitação gratuita e vão até junho.

Onde: R. Conselheiro Laurindo, 280.

“Tayngava”

Detalhe da obra de Jannayna Reghini. Foto: Jannayna Reghini.

Detalhe da obra de Jannayna Reghini. Foto: Jannayna Reghini.

O SFCO179 continua com “Tayngava” até 25 de maio. Essa é a primeira mostra solo de Jannayna Reghini, na qual a artista revisita a arte de povos originários e cria novas imagens. De forma gratuita, a mostra revela a relação com a natureza e a vida feminina nas comunidades. Padrões marcantes típicos de povos indígenas ganham novo olhar em grandes telas.

Onde: R. São Francisco, 179.

Bakun

Miguel Bakun no MON. Foto: Brunow Camman/Curitiba Cult.

Miguel Bakun no MON. Foto: Brunow Camman/Curitiba Cult.

O MON continua com a mostra “Miguel Bakun: O Olhar de Uma Coleção”. Bakun é um dos grandes nomes da arte paranaense. Cenas do cotidiano do estado, como o Porto de Paranaguá, e cenários pacatos como as araucárias são retratados pelo olhar particular do artista. Algumas das telas estão sendo exibidas pela primeira vez ao grande público, tornando a mostra ainda mais especial.

Onde: R. Mal. Hermes, 999.

“Personificação da Natureza”

Obra de Dhi Ferreira. Foto: Divulgação Artestil.

Obra de Dhi Ferreira. Foto: Divulgação Artestil.

A exposição individual de Dhi Ferreira abre no dia 17 de maio, 11h, na Artestil Galeria de Arte. “Personificação da Natureza” traz telas a óleo no artista paranaense que tratam dos ciclos da natureza e a relação com o ser humano. O feminino é parte central do trabalho. A visitação é gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h30 às 13h30.

Onde: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1663.

Por Brunow Camman
08/05/2025 11h15

Artigos Relacionados

Festival Coolritiba promove evento artístico na próxima semana

Curitiba tem passeios noturnos de bicicleta durante semana