Exposição interativa “Solfejo” mistura música e ciência em Curitiba

Exposição interativa Solfejo de Felippe Moraes. Foto: Priscila Wendy.
Foto: Priscila Wendy

Arte, música e ciência se misturam na nova exposição que chega à Caixa Cultural Curitiba em julho. “Solfejo” é uma exposição interativa de Felippe Moraes que estreia em Curitiba nesta terça-feira (15/07), às 19h. A primeira mostra individual do artista carioca no Paraná investiga o som por meio de instalações. A visitação é gratuita e segue até 21 de setembro.

“Solfejo”

O nome da exposição faz referência à técnica musical que envolve a leitura cantada de notas musicais. São 38 obras que trabalham som, samba e cosmologia por meio de instalações interativas, luzes de neon, caixas de luz, fotografias de ondas sonoras e concertos das músicas dos planetas. O artista mescla matemática, física, misticismo, cultura e interatividade de forma orgânica e sensorial a partir da relação do humano com a música.

Solfejo foi pensada como uma exposição de arte total, incluindo o design gráfico, a iluminação, a expografia e a relação coesa entre as obras. Vamos contando uma história e apresentando narrativas ao redor das criações, baseada em pesquisas de muitos anos, partindo da consulta de outros pensadores, de séculos e milênios atrás”, comenta Felippe Moraes.

A instalação “Solaris Discotecum”, criada em 2023, é um dos destaques da montagem em Curitiba. Moraes propõe uma dança entre o público e os movimentos de planetas e estrelas, numa pista de dança que traz luz neon em constelações. Outra obra é “Samba Exaltação” de 2021, com fotografias que homenageiam o Carnaval e o samba. Essa mostra já passou por cidades como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, vista por mais de 40 mil pessoas.

SERVIÇO – Exposição “Solfejo” de Felippe Moraes em Curitiba

Quando: abertura dia 15 de julho às 19h; mostra segue até 21 de setembro de 2025

Horário: visitação de terça a sábado, das 10h às 20h, domingos e feriados, das 10h às 19h

Onde: Caixa Cultural Curitiba (R. Conselheiro Laurindo, 280)

Quanto: visitação gratuita

Classificação indicativa: livre

Acesso para pessoas com deficiência

Informações: no Instagram da @caixaculturalcuritiba.

Por Brunow Camman
13/07/2025 10h00

Artigos Relacionados

Destaque do rap nacional, Maria Esmeralda se apresenta em Curitiba

Pela primeira vez no Brasil, Disney apresenta show de Natal em Curitiba