Exposição fotográfica discute sistema carcerário a partir de maio em Curitiba

Exposição Desse Lado do Muro. Foto: Thiago Dezan.
Foto: Thiago Dezan

O feriado de 01 de maio é recebido com uma nova exposição de fotografia e arte visual em Curitiba. O Museu da Imagem e do Som do Paraná inaugura a exposição “Desse Lado do Muro” na quinta-feira. A mostra ocupa o prédio do antigo Centro de Triagem da Ria Barão do Rio Branco, no Centro, e faz parte do Projeto Cárcere. São imagens feitas em 18 presídios de sete países da América Latina e que discutem direitos humanos e o sistema carcerário.

A mostra tem entrada gratuita, contando com três horários de visitação. As visitas acontecem às 11h, 14h e 16h em grupos de até 30 pessoas, por ordem de chegada. Mais informações para visitação podem ser pedidas pelo perfil do Museu no Instagram (@mis_pr).

Visual

A proposta da mostra é trazer mais visibilidade e estimular a empatia sobre a população carcerária. Reflexões sobre as condições humanas das pessoas privadas de liberdade são reveladas em cliques de Erick Dau, Francisco Proner e Thiago Dezan. Além de fotos, há exibição de vídeos captados nos presídios e projeções. A narração de cartas de detentos complementa a sonoplastia da visita. A exposição acontece entre celas e grades originais do espaço.

Mirele Camargo, diretora do MIS-PR, afirma que a expografia reforma o clima dos pavilhões prisionais. “Não há como não ser impactado pela atmosfera desse espaço, que nos leva inevitavelmente a refletir sobre o clausuramento, as condições de vida das pessoas privadas de liberdade e os efeitos disso sobre a saúde mental”, afirma.

Ressignificação

“Desse Lado do Muro” marca o início de readequação do antigo Centro de Triagem, prédio anexo ao Palácio da Liberdade, sede histórica do MIS-PR. O Projeto Cárcere prevê ressignificar o espaço, transformando-o em um ambiente com foco em cultura, direitos humanos e memória.

SERVIÇO – Exposição “Desse Lado do Muro” em Curitiba

Quando: a partir de 01 de maio de 2025 (quinta-feira)

Horário: visitações em três horários – 11h, 14h e 16h, em grupos de até 30 pessoas, por ordem de chegada

Onde: MIS-PR / Antigo Centro de Triagem (R. Barão do Rio Branco, 395)

Quanto: entrada gratuita

Informações: no Instagram do Museu da Imagem e do Som do Paraná – MIS-PR.

Por Brunow Camman
28/04/2025 15h38

Artigos Relacionados

Curitiba vai ganhar voo internacional direto para Lisboa

Curitiba recebe exposição de artistas com autismo a partir da próxima semana