Os curitibanos vão poder ver a criatividade estampada nas paredes da capital durante os próximos dias. Isso porque a segunda edição do projeto Projetando Cidades 2022 traz para Curitiba a exposição de artes digitais de Fredy Kowertz. Já tendo passado pelo bairro Boa Vista, agora os moradores das regionais Pinheirinho, Boqueirão, Portão e Santa Felicidade (datas abaixo) vão poder conferir de perto essa intervenção cultural a qual retrata alguns cenários do dia a dia a partir de uma nova perspectiva.
Realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), o Projetando Cidades 2022 foi idealizado pelo produtor cultural e especialista em produção técnica Fredy Kowertz. Conforme o idealizador, ele conta que trabalha com arte há sete anos, mas começou este projeto por hobby:
“Um dia eu decidi que aquilo estava maduro o suficiente para ser levado para o público. Foi muito simples: apenas uni o trabalho profissional com as minhas intervenções feitas em momentos de lazer e estava montado o projeto”, revelou Kowertz.
No último fim de semana, o projeto foi até a Rua da Cidadania do Boa Vista. Por quem por ela passava via imagens gigantescas projetadas que davam a sensação de que a parede estava viva.
Além da projeção de imagens, a exposição no Boa Vista também contou com a instalação de projeção interativa pela exposição Lusco-Fusco. Durante o fim de semana, aparelhos de TVs instalados no interior da Rua da Cidadania projetavam imagens e reagiam aos movimentos e sons gerados pelo público, contendo vídeos e gifs de arte digital assinados por artistas nacionais e internacionais.
“Quando recebi o convite para fazer a curadoria desta exposição fiquei muito empolgado. Fiz convites a artistas locais e estrangeiros e a acolhida da ideia foi muito boa, de realizar uma mostra no final do dia, que leva justamente o nome de Lusco-fusco”, explicou o professor de Estéticas Digitais da especialização em Cinema da Universidade Tuiuti do Paraná Flávio Carvalho.
A partir de agora, a próxima regional a receber o Projetando Cidades será a do Pinheirinho. Lá, como em todas as demais regionais contempladas pelo projeto, serão ofertadas oficinas para estudantes e grupos que integram os projetos culturais das regionais, com conteúdo interativo e envolvendo os temas de projeções e artes digitais.
No dia 30 de junho, encerrando a programação, haverá uma oficina on-line aberta ao público, ministrada por Kowertz, intitulada Arte e Tecnologia, Técnica e Tendências das Novas Produções Culturais. Interessados devem se inscrever nesse link.
Quando: 15 (Regional Pinheirinho), 21 (Regional Boqueirão), (24) Regional Portão e 28 de junho (Regional Santa Felicidade).
Horário: das 18 às 20h
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.