Amely, a boneca inflável criada pela cartunista Pryscila Vieira, celebra sua primeira década com o lançamento da exposição “Amely 10 anos” no Museu da Gravura até o dia 13 de setembro. A mostra contará com 60 tirinhas publicadas em jornais de grande circulação no Brasil e esculturas de Amely criadas pela própria autora sob a orientação do artista Thiago Provin.

Comprada em um site de vendas, Amely chega à casa de seu comprador com dois “defeitos” de fabricação: ela pensa e fala, como toda mulher de verdade. Então, Amely torna-se uma mulher real, com vontade própria, apesar de seus compradores não esperarem nada dela além do que um objeto sexual pode oferecer.

Os cartoons de Amely tratam dos sentimentos de alguém que não esperamos que os tenha, muito menos que os expresse tão veementemente. E num mundo por vezes machista, algumas mulheres deparam-se com situações semelhantes às dos quadrinhos. Amely faz comédia com a tragédia da vida das mulheres.

Em cartaz no espaço administrado pela Fundação Cultural de Curitiba setembro, a exposição segue para São Paulo, Rio de Janeiro e Roma.

Serviço – Amely 10 anos

Quando: até 13 de setembro

Onde: Museu da Gravura Cidade de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Solar do Barão – Centro)

Horário: 9h às 12h e 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e 12h às 18h (sábado e domingo)

Quanto: gratuito