Exposição celebra o centenário de Dalton Trevisan na CAIXA Cultural Curitiba

Foto: Arquivo Estadão

A CAIXA Cultural Curitiba inaugura, no dia 04 de novembro, às 19h, a exposição “Dalton – Espião de Almas”, em homenagem ao centenário de nascimento do escritor curitibano Dalton Trevisan (1925–2024). A mostra abre para visitação a partir de 05 de novembro de 2025 e segue até 1º de março de 2026, com entrada gratuita, na Galeria Térreo da CAIXA Cultural.

A exposição convida o público a uma imersão na trajetória de um dos maiores contistas do país, conhecido por sua reclusão e defesa da privacidade. Reúne edições raras de suas obras e itens inéditos de seu arquivo pessoal, recentemente doados ao Instituto Moreira Salles (IMS).

Com curadoria voltada à investigação do universo literário de Trevisan, a mostra apresenta cartas, pseudônimos, retratos falados, cadernos artesanais, listas de palavras, trechos de canções e filmes, além de registros de sua atuação como editor da revista Joaquim e colaborador do jornal Pasquim.

Mais do que uma homenagem, “Dalton – Espião de Almas” revela um escritor que foi também um arquivista meticuloso, constantemente reescrevendo e reinventando sua própria obra, um convite para conhecer o lado íntimo e criativo de um autor que sempre preferiu o silêncio à exposição midiática.

SERVIÇO – EXPOSIÇÃO DALTON ESPIÃO DE ALMAS

Quando: 05 de novembro de 2025 a 1° de março de 2026

Horário: terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 19h

Onde: CAIXA Cultural Curitiba – Galeria Térreo (Rua Conselheiro Laurindo, 280)

Quanto: entrada gratuita.

Por Sarah Zonta Tafner
05/11/2025 15h29

Artigos Relacionados

Balé Teatro Guaíra apresenta espetáculo “Contraponto” em Curitiba

Catedral de Luz transforma o Natal de Curitiba em um espetáculo de fé e magia