Estufa do Jardim Botânico estará fechada para limpeza; confira data de abertura

Jardim Botânico. Foto: Daniel Castellano/SMCS.
Foto: Daniel Castellano / SMCS

Ponto turístico marcante de Curitiba, a estufa do Jardim Botânico estará fechada a partir desta segunda-feira (28/04). O espaço passará por uma limpeza geral, impedindo a visitação do público no espaço interno. A limpeza acontece também sobre a cobertura de policarbonato da Galeria das Quatro Estações e Café do Senac, que percorre o entorno da estufa, entre 05 e 10 de maio. Assim, a previsão para reabertura do icônico ponto turístico é dia 12 de maio.

Porém, a visitação ao Jardim Botânico continua aberta. Mesmo que não se possa chegar até a estufa ou a Galeria das Quatro Estações, outros espaços estarão livres. A parte externa da estufa, o caminho de flores na entrada do jardim, coleções em espaço aberto estão entre as opções. O Jardim Botânico abre todos os dias da semana, das 6h às 19h30.

Um dos ambientes mais visitados é o Jardim das Sensações, que permite proximidade com diversas plantas aromáticas como jasmim e plantas ornamentais. A visitação nesse espaço acontece de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, porém o percurso leva meia hora, sendo permitida a última entrada do dia às 16h30.

Os Campos Curitibanos, que ficam atrás da estufa, também estarão abertos. A área foi reconhecida pela Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB) ao ficar em primeiro lugar no II Prêmio Helena Quadros.

Limpeza do Jardim Botânico

A estufa do Jardim Botânico tem 3,8 mil peças de vidro, montadas pela estrutura metálica. O auxílio de andaimes permite a limpeza por dentro e por fora da construção. Será utilizada água de poço artesiano próximo ao monumento, assim evitando uso de água tratada para consumo humano. Aproveitando o momento, funcionários também farão a manutenção de todas as plantas da parte interna.

Trata-se de um cuidado para que os visitantes encontrem a estufa, símbolo do nosso Jardim Botânico e cartão-postal de Curitiba, sempre bonita”, explica José Roberto Roloff, diretor de Arborização e Produção Vegetal. Ele é o responsável pela unidade de conservação na Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Por Brunow Camman
28/04/2025 07h00

Artigos Relacionados

Por que Curitiba tem recebido mais shows internacionais? A economia explica

Duda Beat anuncia show em Curitiba; cantora traz turnê “Tara e Tal”