
Sempre que possível, gosto de relacionar minha coluna com temas factuais. Neste final de semana, por exemplo, teremos uma das corridas mais famosas do automobilismo mundial: as 500 milhas de Indianapolis.
Tá certo que aqui no Brasil a corrida não era tão conhecida assim até o final dos anos 90. Tudo mudou quando um certo rato, bicampeão mundial de Fórmula 1, passou a correr nos Estados Unidos.
E em 1989 Emerson Fittipaldi, pioneiro brazuca na categoria mais famosa do automobilismo (e que está para receber um filme em breve sobre a vitoriosa carreira), fez seu nome nos Estados Unidos e conquistou a primeira das sete vitórias brasileiras no mais famoso circuito oval norteamericano.
Para deixar os apaixonados pelo automobilismo no clima da 96ª edição das 500 milhas que acontece no próximo domingo, falarei de alguns jogos que vão servir para deixar os leitores no clima da corrida neste final de semana. Afinal, cultura gamer também é cultura e tem destaque nessa nossa tabelinha de toda quinta-feira de manhã.
Indianapolis 500 foi lançado em 1989. Foi o primeiro simulador de Fórmula Indy lançado para os computadores. Na época o sistema vigente ainda era o MS/DOS.
Apesar dos poucos recursos gráficos da época, o game não fazia feio. E dava a possibilidade do jogador correr as 200 voltas no mítico circuito. Qualquer batidinha já causava um grande estrago e era para poucos completar o desafio ileso contra outros 32 concorrentes. Controles simples, som precário, mas diversão garantida. Precisava de mais?
Nigel Mansell já tinha carimbado um jogo para a Fórmula 1 no Super Nintendo em 1992. Pois, após a passagem vitoriosa pelos Estados Unidos, a Acclaim resolveu lançar em 1994 para Super Nintendo e Mega Drive um jogo de Fórmula Indy cujo astro principal era ninguém menos que o Leão.
Joguei algumas vezes a versão de Mega e tive boas horas de diversão. Controles simples, dificuldade interessante especialmente nos circuitos mistos. Nos ovais era moleza. Era só virar pra esquerda que estava tudo certo.
Todas as pistas do campeonato de 1993 estavam disponíveis exceto… justamente ela. Indianapolis, infelizmente, estava de fora. Questão de direitos talvez. Mas, mesmo sem ela, os pegas proporcionados por esse jogo garantiam boas horas de entretenimento.
A série mais famosa dedicada a essas máquinas ferozes foi, sem dúvida, Indy Car Racing. As duas edições foram lançadas em um curto espaço de tempo: 1993 e 1995 respectivamente. E, assim como a maioria dos simuladores, dava a chance de disputar uma temporada inteira da categoria.
Foram os dois melhores jogos desse gênero. Especialmente, o segundo é que deixa saudades nos fãs até hoje. Tanto pelos gráficos como pela sensação de velocidade.
É claro que foram lançados vários games, mas aqui no Brasil, infelizmente, não tiveram tanta notoriedade. De toda forma, esses que indiquei já servem como ótimo aperitivo para conhecer um pouco mais dessa categoria histórica marcada por grandes disputas, alta velocidade e muita emoção.

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.