Espetáculo infantil “Flautista de Hamelin” chega a Curitiba com apresentações gratuitas

Espetáculo "Flautista de Hamelin" em Curitiba. Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação

“Era uma vez…”. É desta forma que histórias infantis como contos de fadas e fábulas eram introduzidas às crianças num passado recente. Os tempos são outros e as histórias também; e com o objetivo de contextualizar clássicos de literatura infantil dentro de dilemas contemporâneos, a Guanabara Produção Cultural e o Ministério da Cultura apresentam, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a 4ª edição do Festival Infantil “Era uma vez… Eram duas, eram três”.

As apresentações começaram no último mês de abril, com montagens adaptadas pela companhia de teatro Cia Abração. Na sexta e última atração do megafestival, que estará em cartaz nos próximos dias 17 e 18 de outubro no Teatro Bom Jesus, o público terá a oportunidade de conferir uma adaptação do clássico “Flautista de Hamelin”.

A diretora criativa da Guanabara Produção Cultural, Carolina Montenegro, destaca que a proposta do festival é fazer com que as famílias se identifiquem com os personagens e diálogos. Temas como diversidade, inclusão, educação, tecnologia e sustentabilidade são trabalhados. A execução dos espetáculos conta com mais de 150 pessoas envolvidas entre artistas, produtores e equipe técnica, um quadro técnico altamente capacitado, para garantir uma experiência única e inesquecível para as famílias.

Tendo como inspiração o clássico “O Flautista de Hamelin”, a Cia. do Abração fez sua releitura, adaptando-o para o original “O Flautista de Ramelim”, ambientado no sertão brasileiro. Misturando literatura de cordel, música regional e elementos da cultura popular, o espetáculo propõe uma reflexão sobre a valorização da arte, da infância e dos valores humanos. Na pequena cidade de Ramelim, infestada por ratos, o prefeito Raimundo contrata o flautista Joaquim — que toca um pífano — para resolver o problema, mas, após cumprir sua missão, ele é enganado pelo prefeito, que se recusa a pagá-lo. Consolado pelas crianças da cidade, vítimas da exploração e do abandono, Joaquim parte com elas rumo à simbólica “Montanha do Meio do Mundo”, onde prevalecem a justiça e o afeto. Nesta versão, elementos da cultura nordestina, como a literatura de cordel, ritmos como o xaxado e o côco, suas expressões em dança e a figura do cangaceiro são incorporados para contextualizar a narrativa e celebrar o poder transformador da arte.

SERVIÇO – Hamelin – Festival Era uma vez…Eram duas…Eram três

Quando: 17 e 18 de outubro

Horário: 9h30 e 14h30 no dia 17; 15h no dia 18

Onde: Teatro Bom Jesus (Rua 24 de Maio, 135 – Centro)

Ingressos: Retire o seu na plataforma Sympla

Por Curitiba Cult
10/10/2025 15h35

Artigos Relacionados

Com Miá Mello no elenco, “Mulheres em Chama” traz reflexão e riso sobre a menopausa em Curitiba

Espetáculo “O Papel de Parede Amarelo e Eu” chega a Curitiba após temporadas de sucesso pelo Brasil