Antecipando o Telúrica – Festival Feito Por Palhaças, um espetáculo gratuito faz uma prévia do evento nesta quarta-feira (23/11). Cibele Mateus apresenta o espetáculo solo “Vermelho, Branco e Preto” no Teatro Cleon Jacques, a partir das 20h. A entrada é gratuita, mantendo a tradição da palhaçaria de passar o chapéu para angariar contribuições espontâneas. Os ingressos gratuitos são liberados uma hora antes da apresentação, sujeita a lotação.
A apresentação faz parte da programação Esquenta Telúrica, para apresentar um pouco do festival, agendado para dezembro. “Esquenta Telúrica é uma proposta que nasceu durante a pandemia. Por conta do isolamento ficamos impossibilitadas de fazer o festival presencialmente, então decidimos fazer uma parte de ações que poderiam ser adaptadas ao formato on line. A esta prévia demos o nome de Esquenta Telúrica. Agora na terceira edição decidimos assumir o Esquenta como uma ação do festival, que chega pra dar boas- vindas ao que vai acontecer logo mais”, conta a equipe de produção.
Além dessa apresentação, haverá outra no dia 24 para crianças de escolas públicas. Cibele comandou ainda uma oficina que destaca a brincadeira do Cavslo-Marinho da Zona da mata Norte de Pernambuco.
O solo de Cibele apresenta o personagem “Mateus”, figura cômica afrodiaspórica presenta no Cavalo-Marinho pernambucano, e outras tradições afroindígenas nacionais como Bumba-meu-boi. No espetáculo, a atriz percorre três encruzilhadas. Em Vermelho, discute saberes caboclos, enquanto Branco critica o sistema colonial e as relações de poder, e Preto resgata a ancestralidade africana. Cibele Mateus pesquisa essas formas populares desde 2005.
As apresentações fazem parte do Esquenta Telúrica, preparando o público para o evento de dezembro. A terceira edição da Telúrica – Festival Feito Por Palhaças será realizado na capital paranaense entre 10 e 15 de dezembro, reunindo profissionais da palhaçaria com variadas apresentações.
Quando: 23 de outubro de 2024 (quarta-feira)
Horário: 20h
Onde: Teatro Cleon Jacques (R. Prof. Nilo Brandão, 710)
Quanto: gratuito, com ingressos distribuídos uma hora antes. Contribuição espontânea no chapéu.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.