No mês de dezembro, o auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório), recebe a peça “Uma Juventude Fascinante”. Com entrada gratuita, as apresentações acontecem às 19h30 nas quartas, quintas, sextas e domingos. Já aos sábados, as sessões do espetáculo são duplas e ocorrem às 17h e 19h30.
A peça tem origem chilena, com texto do autor Guillermo Calderón, e estreou em 2008. Para a versão brasileira, a adaptação ficou por conta do diretor Diego Fortes e a primeira montagem estreou em 2019, na Mostra Oficial do Festival de Teatro de Curitiba.
O enredo se passa em uma sala de aula em Santiago, onde uma única aluna (Gabriela Freire) comparece à aula, enquanto seus colegas participam de uma manifestação estudantil. Ao se deparar com o melancólico professor, ela apresenta seus aprendizados sobre Buda e ambos enfrentam um conflito geracional em uma trama com um humor ácido e envolvente. A peça traz paralelos entre o Brasil e outros países da América do Sul, abordando temas como educação e poder.
De acordo com Diego, a obra tem o objetivo de fazer com que o público saia do teatro reflexivo. “Este espetáculo desperta uma série de provocações em diversas esferas — emocional, social e política. A escrita de Calderón é um verdadeiro fenômeno, equilibrando de forma magistral a reflexão e a emoção. Trata-se de um texto que exige atores experientes e sensíveis e que, sem dúvida, suscitará muitas conversas entre o público após a apresentação”, afirma.
O ator Leandro Daniel, atualmente em cena na novela “No Rancho Fundo”, da TV Globo, conta que o convite para atuar na peça veio em 2013. “Na época, não conhecia a dramaturgia do Calderón, mas o texto atendeu completamente às minhas expectativas artísticas, com uma narrativa ágil e uma visão crítica sobre as transformações sociais da América Latina”, comenta.
Segundo ele, a conexão com a peça foi se aprofundando ao longo dos anos. “Li e reli o texto diversas vezes, percebendo novas camadas a cada leitura. Hoje, aos 49 anos, sinto que estou no momento ideal para interpretar a personagem”, completa.
Para Gabriela, vencedora do prêmio CINEPE 2023 e CINEMATO 2023, nas categorias “Melhor atriz” e “Melhor atriz revelação”, o convite foi uma grande surpresa. “Foi um privilégio contracenar com o Leandro e voltar ao teatro com um texto tão bonito, que nos oferece um espaço seguro e honesto para refletir sobre nossas dores e sombras, tem sido maravilhoso. Cada ensaio e cada troca trazem aprendizados, não só sobre a cena, mas também sobre mim mesma”, revela.
Durante a temporada em Curitiba, as performances dos dias 07 e 14 contam com intérprete de Libras simultâneo, garantindo a acessibilidade para o público com deficiência auditiva. Além disso, serão realizadas sessões exclusivas para alunos e professores do ensino médio da rede pública, com debate em seguida da peça. O objetivo é estimular reflexão e diálogo sobre os temas abordados na obra.
Ainda, será oferecida uma oficina de dramaturgia, intitulada “Ferramentas Criativas para Dramaturgia“, ministrada por Diego Fortes, com inscrições gratuitas.
Quando: 05 a 22 de dezembro de 2024
Horário: quinta, sexta e domingo, às 19h30; Sábado, às 17h e 19h30
Onde: Teatro Guaíra – Auditório Glauco Flores de Sá Brito (R. Amintas de Barros, 70)
Quanto: Entrada gratuita
Ingressos: Retirados no local uma hora antes do espetáculo.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
O ano é 1978 e o Camboja, que foi renomeado como Kampuchea Democrático, está sob o domínio de Pol Pot e do seu Khmer Rouge há três anos. O país está economicamente devastado e quase 2 milhões de cambojanos morreram durante um genocídio ainda não declarado. Três franceses aceitaram o convite do regime na esperança de conseguir uma entrevista exclusiva com Pol Pot – um repórter que conhece o país, um fotojornalista e um intelectual que se sente próximo da ideologia revolucionária. Mas à medida que descobrem uma realidade diferente por trás da propaganda e recebem tratamento especial por parte do regime, todas as suas convicções são gradualmente viradas de cabeça para baixo.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
Uma nova adaptação do clássico do terror, Nosferatu é um conto gótico sobre a obsessão de um terrível vampiro por uma mulher assombrada. A história se passa nos anos de 1800 na Alemanha e acompanha o rico e misterioso Conde Orlok (Bill Skarsgård) na busca por um novo lar. O vendedor de imóveis Thomas Hutter (Nicholas Hoult) fica responsável por conduzir os negócios de Orlok e, então, viaja para as montanhas da Transilvânia para prosseguir com as burocracias da nova propriedade do nobre. O que Thomas não esperava era encontrar o mal encarnado. Todos ao seu redor lhe indicam abandonar suas viagens, enquanto, longe dali, Ellen (Lily-Rose Depp) é continuamente perturbada por sonhos assustadores que se conectam com o suposto homem que Thomas encontrará e que vive sozinho num castelo em ruínas nos Cárpatos. A estranha relação entre Ellen e a criatura a fará sucumbir a algo sombrio e tenebroso?