A Cia. Manoel Kobachuk responde pelo espetáculo de bonecos em CuritibaColecionador de Histórias”, cartaz do Teatro do Piá, nos dias 2 e 9 de novembro (domingos), às 11h. Poética e divertida, a montagem convida o público de todas as idades a mergulhar no tempo e viajar através de histórias encantadas, sendo que o texto de Manoel Kobachuk e Elcio Di Trento visita diversas culturas e povos. A entrada é franca.

Reunindo atores e bonecos de manipulação direta e de vara, além de marionetes e objetos, a peça mostra um viajante colecionador de histórias retornando de uma longa jornada. O personagem se utiliza de uma mala, da qual irão sair muitos elementos, para representar histórias que integram o universo literário infantil.

Trabalhando a mala como um elemento cênico e tendo livros como cenários, as narrativas deste espetáculo de bonecos em Curitiba ganham dinâmicas diferentes em cada cena. Com o passar do tempo, as tecnologias se aliam ao processo de comunicação e acabam sendo incorporadas pelas histórias. A representação encerra com uma personagem brasileira conduzindo o colecionador para novas viagens, mostrando que temos aventuras nascidas em nosso país e que encantam gerações.

A companhia

Com mais de 30 anos dedicados ao teatro de animação, a Cia. Manoel Kobachuk, sediada em Curitiba, acumula atividades que ultrapassam o rótulo de grupo de teatro de bonecos. Ao longo de sua trajetória, tornou-se polo de pesquisa e produção, por meio da criação de espetáculos, exposição de acervos, edição de boletins especializados, cursos, oficinas e desenvolvimento de literatura dirigida, com admissão de estagiários de todo o Brasil e de países europeus.

As produções da companhia têm participado de vários festivais nacionais, entre eles os de Canela (RS), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), e dos festivais da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos – ABTB, obtendo diversas premiações. Em 1994, o grupo decidiu ampliar suas fronteiras, apresentando-se em Portugal, Espanha, França e outros países. A experiência foi tão vitoriosa que se instalou um núcleo de trabalho fixo na cidade do Porto (Portugal), irradiando a produção da Cia. Manoel Kobachuk pelo continente europeu.

Além das apresentações realizadas pelo núcleo de Portugal, a equipe brasileira realizou, em 2000, uma grande turnê pela Europa, percorrendo Portugal, Espanha, França e Itália com a montagem “Respeitável Público”. A experiência repetiu-se em 2003, com a peça “Tainahakã – A Estrela Vésper” sendo apresentada em Portugal, França e Espanha.

 Espetáculo de Bonecos em Curitiba no Teatro do Piá – Serviço

Quando e horário: dias 2 e 9 de novembro de 2014 (domingos), às 11h.

Onde: Teatro do Piá (Palacete Wolf – Praça Garibaldi, 7 – Setor Histórico).

Ingressos: Entrada franca.