“origens” é a primeira montagem da Cia. Alóctone, de Fran Lipinski e Lauanda Varone,  e partiu do desejo de construir algo que surgisse do que as atrizes têm em comum. Por ambas não serem paulistanas e estarem residindo na cidade, a primeira pergunta que surgiu foi: de que forma suas origens as afetam hoje? Como resgatar suas raízes? Logo, perceberam que resgatar raízes é resgatar a memória: só a memória pode contar a história de cada um.

Desviando de um procedimento autobiográfico, propuseram-se então ao inverso: a esquecer em vez de lembrar. Na pesquisa do esquecimento, chegaram à doença de Alzheimer, uma forma cada vez mais comum de perda da memória. Entre livros, filmes e entrevistas com familiares e cuidadores de portadores da doença, construíram uma dramaturgia e agora estão em processo de montagem desse projeto que foi encontrando seu caminho aos poucos. Sozinhas em casa, duas figuras enfrentam o esquecimento ao longo de uma ceia de Natal.

Agora, para levar o espetáculo aos palcos, as atrizes criaram uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Kickante, que pode ser conferida aqui.

A campanha estará ativa até o dia 26 de dezembro e são aceitas doações a partir de R$ 10, via boleto bancário ou qualquer cartão de crédito. O espetáculo tem estreia prevista para fevereiro de 2016.