Com a ideia de produzir uma peça de teatro de maneira independente, três atrizes de Curitiba iniciam uma campanha de arrecadação financeira em plataforma crowdfunding para a realização do espetáculo “Cômodo”. A ideia é que o site, chamado Kickante, viabilize o projeto por meio de doações que financiarão a obra de artistas que não têm condições de custear uma produção independente. “Dessa maneira, conseguimos divulgar para o público o nosso projeto e mostrar nosso trabalho para pessoas que tenham interesse em nos ajudar a viabilizar nossa peça de teatro” explica a atriz Sissa Stecanella que, junto com Andreia Porto e Helen Kaliski, prospectam apoio para a produção do espetáculo que terá texto, produção e direção das próprias atrizes.

O uso de plataformas crowdfunding têm crescido cada vez mais, tanto por artistas iniciantes ou pouco conhecidos do público, quanto por artistas consagrados. Essas plataformas dão a possibilidade de arrecadação de dinheiro para viabilização de projetos artísticos, e, além da divulgação, funcionam como uma ferramenta para aproximar os artistas do público.

Outros artistas curitibanos já utilizaram esse recurso de financiamento coletivo, como A Banda Mais Bonita da Cidade. Em 2011, o grupo produziu seu primeiro álbum e, em 2015, lançaram o primeiro DVD, sempre com o apoio de plataformas crowdfunding. O que as atrizes esperam é que outras vertentes artísticas de Curitiba, como as produções teatrais, possam ter o mesmo êxito, pois seria uma forma de incentivar novos talentos. “O financiamento coletivo tem se tornado uma forma de democratizar produções artísticas e também de permitir que o público se torne um verdadeiro investidor dos espetáculos, tudo de maneira ágil e sem burocracia, com a certeza de proporcionar uma grande ajuda para o cenário cultural atual”, explica Sissa.

Sobre o espetáculo Cômodo:

A proposta do espetáculo é explorar a dualidade presente no significado da palavra cômodo e as infinitas possibilidades de movimentações, experimentações e reflexões sobre quem somos e o que nos faz sentir confortáveis. A concepção do espetáculo surgiu a partir de uma performance realizada por Andreia Porto, que serviu como um projeto-piloto e ponta-pé inicial do projeto. A performance aconteceu em um banheiro, dentro de um apartamento, parte da exposição Lar/Home, em Curitiba-PR, no início de 2015.

Conheça o projeto a partir do vídeo desenvolvido para apresentá-lo ao público.

Você pode colaborar com a campanha no Kicante clicando aqui.