Escritora curitibana premiada lança livro sobre vivências negras

Rosane Arminda. Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação

A escritora Rosane Arminda lança nesta quinta-feira (04/07) seu primeiro livro: “Ubuntu Mulheres”. Destacando vivências de mulheres negras, alternando estruturas de textos, o livro é apresentado ao público em uma sessão de autógrafos na Biblioteca Pública do Paraná, a partir das 17h30. O evento é gratuito, com o livro sendo vendido a R$ 37.

Premiada

Os textos de Rosane já nascem premiados. Ela foi selecionada com nota máxima no Prêmio Carolina Maria de Jesus, que destacou 61 autoras em todo o território nacional, sendo apenas dez da região Sul. O prêmio foi criado no ano passado com o intuito de promover a escrita de mulheres, valorizando a produção intelectual e criativa em sua diversidade.

Narrativas

Rosane Arminda promove diversas ações culturais em Curitiba. Educadora, mãe, cordelista e palhaça, Rosane também é contadora de histórias, visitando escolas para promover a leitura entre crianças. Ela é diretora do Centro Cultural Humaita e representante da cadeira de Literatura no Conselho Estadual de Cultura do Paraná.

Em “Ubuntu Mulheres”, Rosane apresenta textos que vem produzindo desde os 13 anos de idade. São poemas, reflexões, oralidades, narrativas improvisadas, ouvidas e repetidas desde a infância, “nunca inventadas”, conta a autora. Seu posicionamento na escrita reflete as “escrevivências” de Conceição Evaristo, com quem Rosane esteve durante o 2º Festival da Palavra, em junho.

A palavra “Ubuntu” tem sido vista como uma filosofia de vida de origem africana. A expressão significa “eu sou porque tu és”, refletindo sobre a importância de se relacionar com outras pessoas e entender que o bem-estar individual está ligado ao bem-estar do outro, valorizando a coletividade.

SERVIÇO – Lançamento do livro “Ubuntu Mulheres” com sessão de autógrafos

Quando: 04 de julho de 2024 (quinta-feira)

Horário: das 17h30 às 19h30

Onde: Hall da Biblioteca Pública do Paraná (R. Cândido Lopes, 133)

Quanto: evento com entrada gratuita, livro a R$ 37

Por Brunow Camman
02/07/2024 11h56

Artigos Relacionados

Conceição Evaristo fala de machismo e próximos livros no Festival da Palavra

Semana tem opções para as férias escolares do teatro ao museu